Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Larissa Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10341
Resumo: Este artigo tem como finalidade analisar como que as práticas pedagógicas contribuem no pensamento criativo e crítico das crianças em consonância as experiências do Programa Institucional de Iniciação à Docência. Os principais teóricos foram Lev Vygotsky, Vitor da Fonseca e Paulo Freire. A pesquisa concretizou-se pela abordagem qualitativa, na modalidade observação-participante em escolas municipais de Educação Infantil e de Educação Básica, diante das entrevistas com professoras e bolsistas do programa e da atividade Escola em 3D. Os resultados constataram que embora a liberdade de expressão seja vista como bagunça e balburdia é necessário ressignificar o papel social da escola. Palavras-chave: práticas pedagógicas; pensamento criativo e crítico; programa institucional de iniciação a docência; pesquisa observação-participante; professores; crianças.
id UNEMAT-1_55aafed2fe3b1383311be62410e837d3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10341
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escolaEste artigo tem como finalidade analisar como que as práticas pedagógicas contribuem no pensamento criativo e crítico das crianças em consonância as experiências do Programa Institucional de Iniciação à Docência. Os principais teóricos foram Lev Vygotsky, Vitor da Fonseca e Paulo Freire. A pesquisa concretizou-se pela abordagem qualitativa, na modalidade observação-participante em escolas municipais de Educação Infantil e de Educação Básica, diante das entrevistas com professoras e bolsistas do programa e da atividade Escola em 3D. Os resultados constataram que embora a liberdade de expressão seja vista como bagunça e balburdia é necessário ressignificar o papel social da escola. Palavras-chave: práticas pedagógicas; pensamento criativo e crítico; programa institucional de iniciação a docência; pesquisa observação-participante; professores; crianças.Unemat Editora2021-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1034110.30681/reps.v12i1.10341Eventos Pedagógicos; v. 12 n. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação; 112-1222236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10341/7074Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Larissa Silva2022-12-27T20:05:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10341Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:05:45Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola
title Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola
spellingShingle Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola
Santos, Larissa Silva
title_short Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola
title_full Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola
title_fullStr Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola
title_sort Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola
author Santos, Larissa Silva
author_facet Santos, Larissa Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Larissa Silva
description Este artigo tem como finalidade analisar como que as práticas pedagógicas contribuem no pensamento criativo e crítico das crianças em consonância as experiências do Programa Institucional de Iniciação à Docência. Os principais teóricos foram Lev Vygotsky, Vitor da Fonseca e Paulo Freire. A pesquisa concretizou-se pela abordagem qualitativa, na modalidade observação-participante em escolas municipais de Educação Infantil e de Educação Básica, diante das entrevistas com professoras e bolsistas do programa e da atividade Escola em 3D. Os resultados constataram que embora a liberdade de expressão seja vista como bagunça e balburdia é necessário ressignificar o papel social da escola. Palavras-chave: práticas pedagógicas; pensamento criativo e crítico; programa institucional de iniciação a docência; pesquisa observação-participante; professores; crianças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10341
10.30681/reps.v12i1.10341
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10341
identifier_str_mv 10.30681/reps.v12i1.10341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10341/7074
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 12 n. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação; 112-122
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927408119808