Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10341 |
Resumo: | Este artigo tem como finalidade analisar como que as práticas pedagógicas contribuem no pensamento criativo e crítico das crianças em consonância as experiências do Programa Institucional de Iniciação à Docência. Os principais teóricos foram Lev Vygotsky, Vitor da Fonseca e Paulo Freire. A pesquisa concretizou-se pela abordagem qualitativa, na modalidade observação-participante em escolas municipais de Educação Infantil e de Educação Básica, diante das entrevistas com professoras e bolsistas do programa e da atividade Escola em 3D. Os resultados constataram que embora a liberdade de expressão seja vista como bagunça e balburdia é necessário ressignificar o papel social da escola. Palavras-chave: práticas pedagógicas; pensamento criativo e crítico; programa institucional de iniciação a docência; pesquisa observação-participante; professores; crianças. |
id |
UNEMAT-1_55aafed2fe3b1383311be62410e837d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10341 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escolaEste artigo tem como finalidade analisar como que as práticas pedagógicas contribuem no pensamento criativo e crítico das crianças em consonância as experiências do Programa Institucional de Iniciação à Docência. Os principais teóricos foram Lev Vygotsky, Vitor da Fonseca e Paulo Freire. A pesquisa concretizou-se pela abordagem qualitativa, na modalidade observação-participante em escolas municipais de Educação Infantil e de Educação Básica, diante das entrevistas com professoras e bolsistas do programa e da atividade Escola em 3D. Os resultados constataram que embora a liberdade de expressão seja vista como bagunça e balburdia é necessário ressignificar o papel social da escola. Palavras-chave: práticas pedagógicas; pensamento criativo e crítico; programa institucional de iniciação a docência; pesquisa observação-participante; professores; crianças.Unemat Editora2021-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1034110.30681/reps.v12i1.10341Eventos Pedagógicos; v. 12 n. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação; 112-1222236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10341/7074Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Larissa Silva2022-12-27T20:05:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10341Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:05:45Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola |
title |
Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola Santos, Larissa Silva |
title_short |
Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola |
title_full |
Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola |
title_sort |
Práticas pedagógicas na construção do pensamento criativo e crítico das crianças na escola |
author |
Santos, Larissa Silva |
author_facet |
Santos, Larissa Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Larissa Silva |
description |
Este artigo tem como finalidade analisar como que as práticas pedagógicas contribuem no pensamento criativo e crítico das crianças em consonância as experiências do Programa Institucional de Iniciação à Docência. Os principais teóricos foram Lev Vygotsky, Vitor da Fonseca e Paulo Freire. A pesquisa concretizou-se pela abordagem qualitativa, na modalidade observação-participante em escolas municipais de Educação Infantil e de Educação Básica, diante das entrevistas com professoras e bolsistas do programa e da atividade Escola em 3D. Os resultados constataram que embora a liberdade de expressão seja vista como bagunça e balburdia é necessário ressignificar o papel social da escola. Palavras-chave: práticas pedagógicas; pensamento criativo e crítico; programa institucional de iniciação a docência; pesquisa observação-participante; professores; crianças. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10341 10.30681/reps.v12i1.10341 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10341 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v12i1.10341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10341/7074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 12 n. 1 (2021): Manuais didáticos e a educação; 112-122 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927408119808 |