O processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreos, Franciele Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10179
Resumo: O artigo aborda como se dá a inclusão do aluno com deficiência intelectual no espaço escolar. Teve como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Para obtenção dos resultados foi utilizado a abordagem qualitativa mediante observação e questionário semiestruturado realizado com docentes, professora da sala do Atendimento Educacional Especializado, e diretor da Escola Municipal de Educação Básica de Sinop. A pesquisa apoiou-se nos autores, Tizuko Morchida Kishimoto e outros. Concluiu-se que existe dificuldade tanto institucional como profissional em inserir alunos com deficiência nas práticas pedagógicas, devido à falta de recursos. Palavras-chave: espaço escolar; deficiência intelectual; inclusão; ensino e aprendizagem; ensino fundamental.
id UNEMAT-1_56f54bb65686ea1e9a561bbdb283a27d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10179
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectualO artigo aborda como se dá a inclusão do aluno com deficiência intelectual no espaço escolar. Teve como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Para obtenção dos resultados foi utilizado a abordagem qualitativa mediante observação e questionário semiestruturado realizado com docentes, professora da sala do Atendimento Educacional Especializado, e diretor da Escola Municipal de Educação Básica de Sinop. A pesquisa apoiou-se nos autores, Tizuko Morchida Kishimoto e outros. Concluiu-se que existe dificuldade tanto institucional como profissional em inserir alunos com deficiência nas práticas pedagógicas, devido à falta de recursos. Palavras-chave: espaço escolar; deficiência intelectual; inclusão; ensino e aprendizagem; ensino fundamental.Unemat Editora2019-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1017910.30681/reps.v10i1.10179Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 270-2802236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10179/6718Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndreos, Franciele Souza2022-12-27T20:11:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10179Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:11:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
title O processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
spellingShingle O processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
Andreos, Franciele Souza
title_short O processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
title_full O processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
title_fullStr O processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
title_full_unstemmed O processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
title_sort O processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
author Andreos, Franciele Souza
author_facet Andreos, Franciele Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreos, Franciele Souza
description O artigo aborda como se dá a inclusão do aluno com deficiência intelectual no espaço escolar. Teve como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Para obtenção dos resultados foi utilizado a abordagem qualitativa mediante observação e questionário semiestruturado realizado com docentes, professora da sala do Atendimento Educacional Especializado, e diretor da Escola Municipal de Educação Básica de Sinop. A pesquisa apoiou-se nos autores, Tizuko Morchida Kishimoto e outros. Concluiu-se que existe dificuldade tanto institucional como profissional em inserir alunos com deficiência nas práticas pedagógicas, devido à falta de recursos. Palavras-chave: espaço escolar; deficiência intelectual; inclusão; ensino e aprendizagem; ensino fundamental.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10179
10.30681/reps.v10i1.10179
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10179
identifier_str_mv 10.30681/reps.v10i1.10179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10179/6718
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 270-280
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927014903808