Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10678 |
Resumo: | Os avanços notórios do acesso dos estudantes com deficiência ao ensino regular, nas últimas décadas, advieram, em tese, pela publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, bem como de diversos outros documentos legais publicados a partir da década de 1980. O presente artigo tem como objetivo verificar a capacitação para o uso da Tecnologia Assistiva (TA) por professores, atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), para a atuação junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial, possibilitando diferentes estratégias de ensino, que resultem em avanços na aquisição do conhecimento pelo público matriculado nesses espaços. |
id |
UNEMAT-1_5e01bbb2fd91be7574ce659e884bc9f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10678 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiênciaTecnologia assistivaAtendimento educacional especializadoCapacitação de professoresOs avanços notórios do acesso dos estudantes com deficiência ao ensino regular, nas últimas décadas, advieram, em tese, pela publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, bem como de diversos outros documentos legais publicados a partir da década de 1980. O presente artigo tem como objetivo verificar a capacitação para o uso da Tecnologia Assistiva (TA) por professores, atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), para a atuação junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial, possibilitando diferentes estratégias de ensino, que resultem em avanços na aquisição do conhecimento pelo público matriculado nesses espaços.Unemat Editora2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1067810.30681/reps.v14i2.10678Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 461-4752236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10678/7737Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Valmir Dias deGomes, Péricles Baptista2023-12-13T02:30:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10678Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:30:13Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência |
title |
Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência |
spellingShingle |
Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência Morais, Valmir Dias de Tecnologia assistiva Atendimento educacional especializado Capacitação de professores |
title_short |
Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência |
title_full |
Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência |
title_fullStr |
Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência |
title_full_unstemmed |
Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência |
title_sort |
Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência |
author |
Morais, Valmir Dias de |
author_facet |
Morais, Valmir Dias de Gomes, Péricles Baptista |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Péricles Baptista |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Valmir Dias de Gomes, Péricles Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva Atendimento educacional especializado Capacitação de professores |
topic |
Tecnologia assistiva Atendimento educacional especializado Capacitação de professores |
description |
Os avanços notórios do acesso dos estudantes com deficiência ao ensino regular, nas últimas décadas, advieram, em tese, pela publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, bem como de diversos outros documentos legais publicados a partir da década de 1980. O presente artigo tem como objetivo verificar a capacitação para o uso da Tecnologia Assistiva (TA) por professores, atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), para a atuação junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial, possibilitando diferentes estratégias de ensino, que resultem em avanços na aquisição do conhecimento pelo público matriculado nesses espaços. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10678 10.30681/reps.v14i2.10678 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10678 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v14i2.10678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10678/7737 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 461-475 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927668166656 |