Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Valmir Dias de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gomes, Péricles Baptista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10678
Resumo: Os avanços notórios do acesso dos estudantes com deficiência ao ensino regular, nas últimas décadas, advieram, em tese, pela publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, bem como de diversos outros documentos legais publicados a partir da década de 1980. O presente artigo tem como objetivo verificar a capacitação para o uso da Tecnologia Assistiva (TA) por professores, atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), para a atuação junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial, possibilitando diferentes estratégias de ensino, que resultem em avanços na aquisição do conhecimento pelo público matriculado nesses espaços.
id UNEMAT-1_5e01bbb2fd91be7574ce659e884bc9f1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10678
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiênciaTecnologia assistivaAtendimento educacional especializadoCapacitação de professoresOs avanços notórios do acesso dos estudantes com deficiência ao ensino regular, nas últimas décadas, advieram, em tese, pela publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, bem como de diversos outros documentos legais publicados a partir da década de 1980. O presente artigo tem como objetivo verificar a capacitação para o uso da Tecnologia Assistiva (TA) por professores, atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), para a atuação junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial, possibilitando diferentes estratégias de ensino, que resultem em avanços na aquisição do conhecimento pelo público matriculado nesses espaços.Unemat Editora2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1067810.30681/reps.v14i2.10678Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 461-4752236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10678/7737Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Valmir Dias deGomes, Péricles Baptista2023-12-13T02:30:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10678Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:30:13Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência
title Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência
spellingShingle Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência
Morais, Valmir Dias de
Tecnologia assistiva
Atendimento educacional especializado
Capacitação de professores
title_short Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência
title_full Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência
title_fullStr Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência
title_full_unstemmed Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência
title_sort Tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais:: a capacitação do professor e a importância para a inclusão do estudante com deficiência
author Morais, Valmir Dias de
author_facet Morais, Valmir Dias de
Gomes, Péricles Baptista
author_role author
author2 Gomes, Péricles Baptista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Valmir Dias de
Gomes, Péricles Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Atendimento educacional especializado
Capacitação de professores
topic Tecnologia assistiva
Atendimento educacional especializado
Capacitação de professores
description Os avanços notórios do acesso dos estudantes com deficiência ao ensino regular, nas últimas décadas, advieram, em tese, pela publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, bem como de diversos outros documentos legais publicados a partir da década de 1980. O presente artigo tem como objetivo verificar a capacitação para o uso da Tecnologia Assistiva (TA) por professores, atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), para a atuação junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial, possibilitando diferentes estratégias de ensino, que resultem em avanços na aquisição do conhecimento pelo público matriculado nesses espaços.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10678
10.30681/reps.v14i2.10678
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10678
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i2.10678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10678/7737
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 461-475
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927668166656