O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Alcione
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9809
Resumo: O artigo faz uma análise das contribuições do Programa Institucional de Iniciação à Docência através do Subprojeto de Aprendizagem e Assimilação Cooperativa vinculado ao Curso de Pedagogia Campus de Sinop – Mato Grosso. A pesquisa de caráter qualitativa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Básica Lizamara Aparecida de Oliva Almeida, a coleta de dados ocorreu por meio de documentos e entrevistas semi-estruturadas com os bolsistas. Objetivou-se compreender o programa e as experiências que são mediadas pelos sujeitos como todo, tendo como embasamento teórico Paulo Freire. Nesta perspectiva, os resultados da experiência possibilitam qualificação do bolsista em formação. Palavras-chave: educação; programa de bolsas de iniciação à docência; Paulo Freire; pesquisa qualitativa.
id UNEMAT-1_5fb3c5c17db453be268b1634969cceec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9809
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidadeO artigo faz uma análise das contribuições do Programa Institucional de Iniciação à Docência através do Subprojeto de Aprendizagem e Assimilação Cooperativa vinculado ao Curso de Pedagogia Campus de Sinop – Mato Grosso. A pesquisa de caráter qualitativa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Básica Lizamara Aparecida de Oliva Almeida, a coleta de dados ocorreu por meio de documentos e entrevistas semi-estruturadas com os bolsistas. Objetivou-se compreender o programa e as experiências que são mediadas pelos sujeitos como todo, tendo como embasamento teórico Paulo Freire. Nesta perspectiva, os resultados da experiência possibilitam qualificação do bolsista em formação. Palavras-chave: educação; programa de bolsas de iniciação à docência; Paulo Freire; pesquisa qualitativa.Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/980910.30681/reps.v7i2.9809Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 229-2432236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9809/6091Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Alcione2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9809Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade
title O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade
spellingShingle O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade
Castro, Alcione
title_short O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade
title_full O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade
title_fullStr O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade
title_full_unstemmed O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade
title_sort O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade
author Castro, Alcione
author_facet Castro, Alcione
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Alcione
description O artigo faz uma análise das contribuições do Programa Institucional de Iniciação à Docência através do Subprojeto de Aprendizagem e Assimilação Cooperativa vinculado ao Curso de Pedagogia Campus de Sinop – Mato Grosso. A pesquisa de caráter qualitativa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Básica Lizamara Aparecida de Oliva Almeida, a coleta de dados ocorreu por meio de documentos e entrevistas semi-estruturadas com os bolsistas. Objetivou-se compreender o programa e as experiências que são mediadas pelos sujeitos como todo, tendo como embasamento teórico Paulo Freire. Nesta perspectiva, os resultados da experiência possibilitam qualificação do bolsista em formação. Palavras-chave: educação; programa de bolsas de iniciação à docência; Paulo Freire; pesquisa qualitativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9809
10.30681/reps.v7i2.9809
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9809
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i2.9809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9809/6091
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 229-243
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925710475264