Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9961
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação de professores de Matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, no período de 1960 a 1990. A escolha do período se deve à criação, em 1968, do primeiro curso de Matemática da região, e à transformação, em 1990, da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), instituição que o abrigou originalmente, em autarquia estadual que passou a ser denominada Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Além de documentação escrita, foram utilizadas como fontes dezesseis narrativas de professores envolvidos nesse curso como fundadores, professores ou alunos, com o uso da metodologia da História Oral.  A pesquisa integra o projeto de mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática no Brasil desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática – GHOEM. Da análise das entrevistas e das diversas outras fontes mobilizadas depreendeu-se que o movimento de criação da Instituição e do Curso de  Matemática  constituiu-se  num  processo complexo e multifacetado, influenciado por questões políticas, econômicas e educacionais do cenário nacional e local. Assim como ocorreu em outras instituições brasileiras, a formação de professores de Matemática no curso e período investigados foi realizada em caráter de urgência, a partir de demandas da legislação educacional e de interesses políticos e econômicos. Do período estudado (1960 a 1990) pode-se destacar como permanências e continuidades a ênfase no estudo dos conteúdos das disciplinas matemáticas; a presença coadjuvante das disciplinas pedagógicas; o rigor teórico apregoado como essencial ao curso de Matemática; a ideia marcante de que o professor deve ser certificado e qualificado para atuar de forma eficiente na docência. Como rupturas, sublinha-se a mudança de perspectiva em relação à formação de professores de Matemática. Os docentes entrevistados, formados no período alvo da pesquisa, deixaram entrever que, de sua parte, houve uma opção consciente pela docência, e que eles se “realizaram” no exercício dessa função. Contudo, aqueles que ainda atuam nos dias de hoje disseram que são poucos os acadêmicos interessados em ser professores.Palavras-chave: educação matemática; formação de professores de matemática; história oral.
id UNEMAT-1_628b0c30fb33810485aaa3addc3e6540
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9961
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990)Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação de professores de Matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, no período de 1960 a 1990. A escolha do período se deve à criação, em 1968, do primeiro curso de Matemática da região, e à transformação, em 1990, da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), instituição que o abrigou originalmente, em autarquia estadual que passou a ser denominada Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Além de documentação escrita, foram utilizadas como fontes dezesseis narrativas de professores envolvidos nesse curso como fundadores, professores ou alunos, com o uso da metodologia da História Oral.  A pesquisa integra o projeto de mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática no Brasil desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática – GHOEM. Da análise das entrevistas e das diversas outras fontes mobilizadas depreendeu-se que o movimento de criação da Instituição e do Curso de  Matemática  constituiu-se  num  processo complexo e multifacetado, influenciado por questões políticas, econômicas e educacionais do cenário nacional e local. Assim como ocorreu em outras instituições brasileiras, a formação de professores de Matemática no curso e período investigados foi realizada em caráter de urgência, a partir de demandas da legislação educacional e de interesses políticos e econômicos. Do período estudado (1960 a 1990) pode-se destacar como permanências e continuidades a ênfase no estudo dos conteúdos das disciplinas matemáticas; a presença coadjuvante das disciplinas pedagógicas; o rigor teórico apregoado como essencial ao curso de Matemática; a ideia marcante de que o professor deve ser certificado e qualificado para atuar de forma eficiente na docência. Como rupturas, sublinha-se a mudança de perspectiva em relação à formação de professores de Matemática. Os docentes entrevistados, formados no período alvo da pesquisa, deixaram entrever que, de sua parte, houve uma opção consciente pela docência, e que eles se “realizaram” no exercício dessa função. Contudo, aqueles que ainda atuam nos dias de hoje disseram que são poucos os acadêmicos interessados em ser professores.Palavras-chave: educação matemática; formação de professores de matemática; história oral.Unemat Editora2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/996110.30681/reps.v8i1.9961Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 335-3362236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9961/6378Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e2022-12-27T20:18:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9961Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:18:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990)
title Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990)
spellingShingle Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990)
Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
title_short Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990)
title_full Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990)
title_fullStr Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990)
title_full_unstemmed Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990)
title_sort Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990)
author Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
author_facet Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação de professores de Matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, no período de 1960 a 1990. A escolha do período se deve à criação, em 1968, do primeiro curso de Matemática da região, e à transformação, em 1990, da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), instituição que o abrigou originalmente, em autarquia estadual que passou a ser denominada Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Além de documentação escrita, foram utilizadas como fontes dezesseis narrativas de professores envolvidos nesse curso como fundadores, professores ou alunos, com o uso da metodologia da História Oral.  A pesquisa integra o projeto de mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática no Brasil desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática – GHOEM. Da análise das entrevistas e das diversas outras fontes mobilizadas depreendeu-se que o movimento de criação da Instituição e do Curso de  Matemática  constituiu-se  num  processo complexo e multifacetado, influenciado por questões políticas, econômicas e educacionais do cenário nacional e local. Assim como ocorreu em outras instituições brasileiras, a formação de professores de Matemática no curso e período investigados foi realizada em caráter de urgência, a partir de demandas da legislação educacional e de interesses políticos e econômicos. Do período estudado (1960 a 1990) pode-se destacar como permanências e continuidades a ênfase no estudo dos conteúdos das disciplinas matemáticas; a presença coadjuvante das disciplinas pedagógicas; o rigor teórico apregoado como essencial ao curso de Matemática; a ideia marcante de que o professor deve ser certificado e qualificado para atuar de forma eficiente na docência. Como rupturas, sublinha-se a mudança de perspectiva em relação à formação de professores de Matemática. Os docentes entrevistados, formados no período alvo da pesquisa, deixaram entrever que, de sua parte, houve uma opção consciente pela docência, e que eles se “realizaram” no exercício dessa função. Contudo, aqueles que ainda atuam nos dias de hoje disseram que são poucos os acadêmicos interessados em ser professores.Palavras-chave: educação matemática; formação de professores de matemática; história oral.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9961
10.30681/reps.v8i1.9961
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9961
identifier_str_mv 10.30681/reps.v8i1.9961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9961/6378
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 335-336
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926200160256