Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9961 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação de professores de Matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, no período de 1960 a 1990. A escolha do período se deve à criação, em 1968, do primeiro curso de Matemática da região, e à transformação, em 1990, da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), instituição que o abrigou originalmente, em autarquia estadual que passou a ser denominada Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Além de documentação escrita, foram utilizadas como fontes dezesseis narrativas de professores envolvidos nesse curso como fundadores, professores ou alunos, com o uso da metodologia da História Oral. A pesquisa integra o projeto de mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática no Brasil desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática – GHOEM. Da análise das entrevistas e das diversas outras fontes mobilizadas depreendeu-se que o movimento de criação da Instituição e do Curso de Matemática constituiu-se num processo complexo e multifacetado, influenciado por questões políticas, econômicas e educacionais do cenário nacional e local. Assim como ocorreu em outras instituições brasileiras, a formação de professores de Matemática no curso e período investigados foi realizada em caráter de urgência, a partir de demandas da legislação educacional e de interesses políticos e econômicos. Do período estudado (1960 a 1990) pode-se destacar como permanências e continuidades a ênfase no estudo dos conteúdos das disciplinas matemáticas; a presença coadjuvante das disciplinas pedagógicas; o rigor teórico apregoado como essencial ao curso de Matemática; a ideia marcante de que o professor deve ser certificado e qualificado para atuar de forma eficiente na docência. Como rupturas, sublinha-se a mudança de perspectiva em relação à formação de professores de Matemática. Os docentes entrevistados, formados no período alvo da pesquisa, deixaram entrever que, de sua parte, houve uma opção consciente pela docência, e que eles se “realizaram” no exercício dessa função. Contudo, aqueles que ainda atuam nos dias de hoje disseram que são poucos os acadêmicos interessados em ser professores.Palavras-chave: educação matemática; formação de professores de matemática; história oral. |
id |
UNEMAT-1_628b0c30fb33810485aaa3addc3e6540 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9961 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990)Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação de professores de Matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, no período de 1960 a 1990. A escolha do período se deve à criação, em 1968, do primeiro curso de Matemática da região, e à transformação, em 1990, da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), instituição que o abrigou originalmente, em autarquia estadual que passou a ser denominada Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Além de documentação escrita, foram utilizadas como fontes dezesseis narrativas de professores envolvidos nesse curso como fundadores, professores ou alunos, com o uso da metodologia da História Oral. A pesquisa integra o projeto de mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática no Brasil desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática – GHOEM. Da análise das entrevistas e das diversas outras fontes mobilizadas depreendeu-se que o movimento de criação da Instituição e do Curso de Matemática constituiu-se num processo complexo e multifacetado, influenciado por questões políticas, econômicas e educacionais do cenário nacional e local. Assim como ocorreu em outras instituições brasileiras, a formação de professores de Matemática no curso e período investigados foi realizada em caráter de urgência, a partir de demandas da legislação educacional e de interesses políticos e econômicos. Do período estudado (1960 a 1990) pode-se destacar como permanências e continuidades a ênfase no estudo dos conteúdos das disciplinas matemáticas; a presença coadjuvante das disciplinas pedagógicas; o rigor teórico apregoado como essencial ao curso de Matemática; a ideia marcante de que o professor deve ser certificado e qualificado para atuar de forma eficiente na docência. Como rupturas, sublinha-se a mudança de perspectiva em relação à formação de professores de Matemática. Os docentes entrevistados, formados no período alvo da pesquisa, deixaram entrever que, de sua parte, houve uma opção consciente pela docência, e que eles se “realizaram” no exercício dessa função. Contudo, aqueles que ainda atuam nos dias de hoje disseram que são poucos os acadêmicos interessados em ser professores.Palavras-chave: educação matemática; formação de professores de matemática; história oral.Unemat Editora2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/996110.30681/reps.v8i1.9961Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 335-3362236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9961/6378Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e2022-12-27T20:18:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9961Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:18:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990) |
title |
Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990) |
spellingShingle |
Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990) Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e |
title_short |
Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990) |
title_full |
Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990) |
title_fullStr |
Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990) |
title_full_unstemmed |
Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990) |
title_sort |
Um lugar: muitas histórias - o processo de formação de professores de matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros / norte de Minas Gerais (1960-1990) |
author |
Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e |
author_facet |
Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação de professores de Matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, no período de 1960 a 1990. A escolha do período se deve à criação, em 1968, do primeiro curso de Matemática da região, e à transformação, em 1990, da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), instituição que o abrigou originalmente, em autarquia estadual que passou a ser denominada Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Além de documentação escrita, foram utilizadas como fontes dezesseis narrativas de professores envolvidos nesse curso como fundadores, professores ou alunos, com o uso da metodologia da História Oral. A pesquisa integra o projeto de mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática no Brasil desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática – GHOEM. Da análise das entrevistas e das diversas outras fontes mobilizadas depreendeu-se que o movimento de criação da Instituição e do Curso de Matemática constituiu-se num processo complexo e multifacetado, influenciado por questões políticas, econômicas e educacionais do cenário nacional e local. Assim como ocorreu em outras instituições brasileiras, a formação de professores de Matemática no curso e período investigados foi realizada em caráter de urgência, a partir de demandas da legislação educacional e de interesses políticos e econômicos. Do período estudado (1960 a 1990) pode-se destacar como permanências e continuidades a ênfase no estudo dos conteúdos das disciplinas matemáticas; a presença coadjuvante das disciplinas pedagógicas; o rigor teórico apregoado como essencial ao curso de Matemática; a ideia marcante de que o professor deve ser certificado e qualificado para atuar de forma eficiente na docência. Como rupturas, sublinha-se a mudança de perspectiva em relação à formação de professores de Matemática. Os docentes entrevistados, formados no período alvo da pesquisa, deixaram entrever que, de sua parte, houve uma opção consciente pela docência, e que eles se “realizaram” no exercício dessa função. Contudo, aqueles que ainda atuam nos dias de hoje disseram que são poucos os acadêmicos interessados em ser professores.Palavras-chave: educação matemática; formação de professores de matemática; história oral. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9961 10.30681/reps.v8i1.9961 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9961 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v8i1.9961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9961/6378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 335-336 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926200160256 |