Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buose, Vera Lucia de Oliveira Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9182
Resumo: A presente pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino de Sinop, Mato Grosso, no primeiro semestre de 2004. Esta escola localiza-se na periferia da cidade e funciona em turnos intermediários, atende alunos do Ensino Fundamental e Médio, conta com um mil e trezentos alunos matriculados e o corpo docente é constituído por quarenta e oito pessoas. O propósito desta pesquisa foi evidenciar a concepção de leitura dos professores desta unidade escolar, assim como verificar como elas  repercutem no trabalho em sala de aula. Enquanto escolha metodológica optou por pesquisa de campo,  e mais junto à referida escola. Para precisamente, o estudo de caso atingir o objetivo foi elaborado questões sobre a temática e estas respondidas por vinte professores  que atuam em áreas diversas do Ensino Fundamental e Médio com a finalidade de obter dados necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Com o estudo dos dados coletados foi possível evidenciar que as concepções de leitura subjazem as teorias que refletem diretamente na atividade prática dos professores e que falta embasamento teórico para os mesmos trabalharem com a leitura. A relação com a linguagem se da de forma ingênua, sem estar comprometido com os vários sentidos da leitura.Palavras-chave: letras; concepção de leitura; professores; Eni Pulcinelli Orlandi.
id UNEMAT-1_63221173a39b55a51c2420f49fd30c2c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9182
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de SinopA presente pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino de Sinop, Mato Grosso, no primeiro semestre de 2004. Esta escola localiza-se na periferia da cidade e funciona em turnos intermediários, atende alunos do Ensino Fundamental e Médio, conta com um mil e trezentos alunos matriculados e o corpo docente é constituído por quarenta e oito pessoas. O propósito desta pesquisa foi evidenciar a concepção de leitura dos professores desta unidade escolar, assim como verificar como elas  repercutem no trabalho em sala de aula. Enquanto escolha metodológica optou por pesquisa de campo,  e mais junto à referida escola. Para precisamente, o estudo de caso atingir o objetivo foi elaborado questões sobre a temática e estas respondidas por vinte professores  que atuam em áreas diversas do Ensino Fundamental e Médio com a finalidade de obter dados necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Com o estudo dos dados coletados foi possível evidenciar que as concepções de leitura subjazem as teorias que refletem diretamente na atividade prática dos professores e que falta embasamento teórico para os mesmos trabalharem com a leitura. A relação com a linguagem se da de forma ingênua, sem estar comprometido com os vários sentidos da leitura.Palavras-chave: letras; concepção de leitura; professores; Eni Pulcinelli Orlandi.Unemat Editora2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/918210.30681/reps.v3i1.9182Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 578-5882236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9182/5047Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBuose, Vera Lucia de Oliveira Pereira2022-12-27T20:35:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9182Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:35:26Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop
title Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop
spellingShingle Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop
Buose, Vera Lucia de Oliveira Pereira
title_short Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop
title_full Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop
title_fullStr Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop
title_full_unstemmed Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop
title_sort Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop
author Buose, Vera Lucia de Oliveira Pereira
author_facet Buose, Vera Lucia de Oliveira Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buose, Vera Lucia de Oliveira Pereira
description A presente pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino de Sinop, Mato Grosso, no primeiro semestre de 2004. Esta escola localiza-se na periferia da cidade e funciona em turnos intermediários, atende alunos do Ensino Fundamental e Médio, conta com um mil e trezentos alunos matriculados e o corpo docente é constituído por quarenta e oito pessoas. O propósito desta pesquisa foi evidenciar a concepção de leitura dos professores desta unidade escolar, assim como verificar como elas  repercutem no trabalho em sala de aula. Enquanto escolha metodológica optou por pesquisa de campo,  e mais junto à referida escola. Para precisamente, o estudo de caso atingir o objetivo foi elaborado questões sobre a temática e estas respondidas por vinte professores  que atuam em áreas diversas do Ensino Fundamental e Médio com a finalidade de obter dados necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Com o estudo dos dados coletados foi possível evidenciar que as concepções de leitura subjazem as teorias que refletem diretamente na atividade prática dos professores e que falta embasamento teórico para os mesmos trabalharem com a leitura. A relação com a linguagem se da de forma ingênua, sem estar comprometido com os vários sentidos da leitura.Palavras-chave: letras; concepção de leitura; professores; Eni Pulcinelli Orlandi.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9182
10.30681/reps.v3i1.9182
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9182
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i1.9182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9182/5047
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 578-588
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923288264704