Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9182 |
Resumo: | A presente pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino de Sinop, Mato Grosso, no primeiro semestre de 2004. Esta escola localiza-se na periferia da cidade e funciona em turnos intermediários, atende alunos do Ensino Fundamental e Médio, conta com um mil e trezentos alunos matriculados e o corpo docente é constituído por quarenta e oito pessoas. O propósito desta pesquisa foi evidenciar a concepção de leitura dos professores desta unidade escolar, assim como verificar como elas repercutem no trabalho em sala de aula. Enquanto escolha metodológica optou por pesquisa de campo, e mais junto à referida escola. Para precisamente, o estudo de caso atingir o objetivo foi elaborado questões sobre a temática e estas respondidas por vinte professores que atuam em áreas diversas do Ensino Fundamental e Médio com a finalidade de obter dados necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Com o estudo dos dados coletados foi possível evidenciar que as concepções de leitura subjazem as teorias que refletem diretamente na atividade prática dos professores e que falta embasamento teórico para os mesmos trabalharem com a leitura. A relação com a linguagem se da de forma ingênua, sem estar comprometido com os vários sentidos da leitura.Palavras-chave: letras; concepção de leitura; professores; Eni Pulcinelli Orlandi. |
id |
UNEMAT-1_63221173a39b55a51c2420f49fd30c2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9182 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de SinopA presente pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino de Sinop, Mato Grosso, no primeiro semestre de 2004. Esta escola localiza-se na periferia da cidade e funciona em turnos intermediários, atende alunos do Ensino Fundamental e Médio, conta com um mil e trezentos alunos matriculados e o corpo docente é constituído por quarenta e oito pessoas. O propósito desta pesquisa foi evidenciar a concepção de leitura dos professores desta unidade escolar, assim como verificar como elas repercutem no trabalho em sala de aula. Enquanto escolha metodológica optou por pesquisa de campo, e mais junto à referida escola. Para precisamente, o estudo de caso atingir o objetivo foi elaborado questões sobre a temática e estas respondidas por vinte professores que atuam em áreas diversas do Ensino Fundamental e Médio com a finalidade de obter dados necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Com o estudo dos dados coletados foi possível evidenciar que as concepções de leitura subjazem as teorias que refletem diretamente na atividade prática dos professores e que falta embasamento teórico para os mesmos trabalharem com a leitura. A relação com a linguagem se da de forma ingênua, sem estar comprometido com os vários sentidos da leitura.Palavras-chave: letras; concepção de leitura; professores; Eni Pulcinelli Orlandi.Unemat Editora2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/918210.30681/reps.v3i1.9182Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 578-5882236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9182/5047Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBuose, Vera Lucia de Oliveira Pereira2022-12-27T20:35:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9182Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:35:26Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop |
title |
Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop |
spellingShingle |
Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop Buose, Vera Lucia de Oliveira Pereira |
title_short |
Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop |
title_full |
Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop |
title_fullStr |
Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop |
title_full_unstemmed |
Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop |
title_sort |
Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop |
author |
Buose, Vera Lucia de Oliveira Pereira |
author_facet |
Buose, Vera Lucia de Oliveira Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buose, Vera Lucia de Oliveira Pereira |
description |
A presente pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino de Sinop, Mato Grosso, no primeiro semestre de 2004. Esta escola localiza-se na periferia da cidade e funciona em turnos intermediários, atende alunos do Ensino Fundamental e Médio, conta com um mil e trezentos alunos matriculados e o corpo docente é constituído por quarenta e oito pessoas. O propósito desta pesquisa foi evidenciar a concepção de leitura dos professores desta unidade escolar, assim como verificar como elas repercutem no trabalho em sala de aula. Enquanto escolha metodológica optou por pesquisa de campo, e mais junto à referida escola. Para precisamente, o estudo de caso atingir o objetivo foi elaborado questões sobre a temática e estas respondidas por vinte professores que atuam em áreas diversas do Ensino Fundamental e Médio com a finalidade de obter dados necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Com o estudo dos dados coletados foi possível evidenciar que as concepções de leitura subjazem as teorias que refletem diretamente na atividade prática dos professores e que falta embasamento teórico para os mesmos trabalharem com a leitura. A relação com a linguagem se da de forma ingênua, sem estar comprometido com os vários sentidos da leitura.Palavras-chave: letras; concepção de leitura; professores; Eni Pulcinelli Orlandi. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9182 10.30681/reps.v3i1.9182 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9182 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i1.9182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9182/5047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 578-588 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923288264704 |