Aprendizagem de crianças de uma turma de 4º ano do ensino fundamental: investigando alunos em situação de dificuldade no aprendizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, André
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Müller, José Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9094
Resumo: Neste artigo apresentamos recortes da pesquisa que investigou a rotina no processo de ensino-aprendizagem em uma turma de 4º ano do ensino fundamental em uma escola municipal localizada na periferia do município de Sinop. Tratou-se de um estudo de caso que buscou levantar dados para fazer-se uma reflexão sobre as dificuldades encontradas no processo de formação de construção, pelos alunos, dos saberes formais ensinados na escola. Nessa linha fez-se primeira uma reflexão sobre as teorias que discutem os processos de ensino aprendizagem, dialogando com elas no intuito de toma-las como orientadoras em nossa investigação. Terminamos com a discussão sobre a realidade encontrada, sinalizando possíveis alternativas ao enfrentamento da questão da dificuldade em aprendizagem. Palavras-chave: educação; escola; aluno; dificuldade em aprendizagem.
id UNEMAT-1_6b3482922cc3cd10e062440eb4decfe7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9094
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Aprendizagem de crianças de uma turma de 4º ano do ensino fundamental: investigando alunos em situação de dificuldade no aprendizadoNeste artigo apresentamos recortes da pesquisa que investigou a rotina no processo de ensino-aprendizagem em uma turma de 4º ano do ensino fundamental em uma escola municipal localizada na periferia do município de Sinop. Tratou-se de um estudo de caso que buscou levantar dados para fazer-se uma reflexão sobre as dificuldades encontradas no processo de formação de construção, pelos alunos, dos saberes formais ensinados na escola. Nessa linha fez-se primeira uma reflexão sobre as teorias que discutem os processos de ensino aprendizagem, dialogando com elas no intuito de toma-las como orientadoras em nossa investigação. Terminamos com a discussão sobre a realidade encontrada, sinalizando possíveis alternativas ao enfrentamento da questão da dificuldade em aprendizagem. Palavras-chave: educação; escola; aluno; dificuldade em aprendizagem.Unemat Editora2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/909410.30681/reps.v2i2.9094Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 37–462236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9094/4939Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVicente, AndréMüller, José Luiz2022-12-27T20:36:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9094Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:36:51Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de crianças de uma turma de 4º ano do ensino fundamental: investigando alunos em situação de dificuldade no aprendizado
title Aprendizagem de crianças de uma turma de 4º ano do ensino fundamental: investigando alunos em situação de dificuldade no aprendizado
spellingShingle Aprendizagem de crianças de uma turma de 4º ano do ensino fundamental: investigando alunos em situação de dificuldade no aprendizado
Vicente, André
title_short Aprendizagem de crianças de uma turma de 4º ano do ensino fundamental: investigando alunos em situação de dificuldade no aprendizado
title_full Aprendizagem de crianças de uma turma de 4º ano do ensino fundamental: investigando alunos em situação de dificuldade no aprendizado
title_fullStr Aprendizagem de crianças de uma turma de 4º ano do ensino fundamental: investigando alunos em situação de dificuldade no aprendizado
title_full_unstemmed Aprendizagem de crianças de uma turma de 4º ano do ensino fundamental: investigando alunos em situação de dificuldade no aprendizado
title_sort Aprendizagem de crianças de uma turma de 4º ano do ensino fundamental: investigando alunos em situação de dificuldade no aprendizado
author Vicente, André
author_facet Vicente, André
Müller, José Luiz
author_role author
author2 Müller, José Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, André
Müller, José Luiz
description Neste artigo apresentamos recortes da pesquisa que investigou a rotina no processo de ensino-aprendizagem em uma turma de 4º ano do ensino fundamental em uma escola municipal localizada na periferia do município de Sinop. Tratou-se de um estudo de caso que buscou levantar dados para fazer-se uma reflexão sobre as dificuldades encontradas no processo de formação de construção, pelos alunos, dos saberes formais ensinados na escola. Nessa linha fez-se primeira uma reflexão sobre as teorias que discutem os processos de ensino aprendizagem, dialogando com elas no intuito de toma-las como orientadoras em nossa investigação. Terminamos com a discussão sobre a realidade encontrada, sinalizando possíveis alternativas ao enfrentamento da questão da dificuldade em aprendizagem. Palavras-chave: educação; escola; aluno; dificuldade em aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9094
10.30681/reps.v2i2.9094
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9094
identifier_str_mv 10.30681/reps.v2i2.9094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9094/4939
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 37–46
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922840522752