O processo de formação de conceitos e dinâmicas alternativas na construção de referenciais para a alfabetização da criança prematura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8934 |
Resumo: | O estudo de caso do processo de alfabetização de prematuro, compreende os processos evolutivos do desenvolvimento de uma criança nascida prematuramente, com ‘muito baixo peso’, que nesta fase encontra-se no período de alfabetização. Esta pesquisa apresenta a identificação de complicações tardias da prematuridade, a necessidade de intervenções de profissionais de áreas específicas e ao mesmo tempo múltiplas e dialéticas, e principalmente da referência do professor como incentivador e conhecedor das alternativas e práticas do desenvolvimento cognitivo, assim como as contribuições da neurociência aplicadas a educação, sob o enfoque biológico, neurológico e físico direcionados ao processo de alfabetização. Apresenta informações de natureza diversas sobre a criança foco de estudo, através de textos, diálogos, relatório e observações. A criança atualmente reside em Sorriso-MT, estuda em escola particular, os estudos iniciaram quando tinha seis anos e estava cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, sendo que atualmente está com oito anos e cursa o terceiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, em uma nova escola. Este estudo de caso se fundamenta teoricamente entre outros em: Ligia Rugolo, Vygotsky, Wallon, Suzana Herculano-Houzel, Jean Piaget, Gislene Oliveira. Cumprindo o objetivo da pesquisa acredita-se que os resultados serão aporte aos profissionais pedagogos que possuem alunos prematuros de baixo peso, subsídios científicos aos pais para condução de prioridades e estratégias para que seus filhos possam evoluírem no processo da construção dos saberes.Palavras-chave: educação; prematuro; criança; alfabetização. |
id |
UNEMAT-1_6eaf4a3bbc13ba6d13b3688c83864122 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8934 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de formação de conceitos e dinâmicas alternativas na construção de referenciais para a alfabetização da criança prematuraO estudo de caso do processo de alfabetização de prematuro, compreende os processos evolutivos do desenvolvimento de uma criança nascida prematuramente, com ‘muito baixo peso’, que nesta fase encontra-se no período de alfabetização. Esta pesquisa apresenta a identificação de complicações tardias da prematuridade, a necessidade de intervenções de profissionais de áreas específicas e ao mesmo tempo múltiplas e dialéticas, e principalmente da referência do professor como incentivador e conhecedor das alternativas e práticas do desenvolvimento cognitivo, assim como as contribuições da neurociência aplicadas a educação, sob o enfoque biológico, neurológico e físico direcionados ao processo de alfabetização. Apresenta informações de natureza diversas sobre a criança foco de estudo, através de textos, diálogos, relatório e observações. A criança atualmente reside em Sorriso-MT, estuda em escola particular, os estudos iniciaram quando tinha seis anos e estava cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, sendo que atualmente está com oito anos e cursa o terceiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, em uma nova escola. Este estudo de caso se fundamenta teoricamente entre outros em: Ligia Rugolo, Vygotsky, Wallon, Suzana Herculano-Houzel, Jean Piaget, Gislene Oliveira. Cumprindo o objetivo da pesquisa acredita-se que os resultados serão aporte aos profissionais pedagogos que possuem alunos prematuros de baixo peso, subsídios científicos aos pais para condução de prioridades e estratégias para que seus filhos possam evoluírem no processo da construção dos saberes.Palavras-chave: educação; prematuro; criança; alfabetização.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/893410.30681/reps.v2i1.8934Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 32-412236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8934/5773Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGoncalves, Ana ReniIocca, Fátima Aparecida da Silva2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8934Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de formação de conceitos e dinâmicas alternativas na construção de referenciais para a alfabetização da criança prematura |
title |
O processo de formação de conceitos e dinâmicas alternativas na construção de referenciais para a alfabetização da criança prematura |
spellingShingle |
O processo de formação de conceitos e dinâmicas alternativas na construção de referenciais para a alfabetização da criança prematura Goncalves, Ana Reni |
title_short |
O processo de formação de conceitos e dinâmicas alternativas na construção de referenciais para a alfabetização da criança prematura |
title_full |
O processo de formação de conceitos e dinâmicas alternativas na construção de referenciais para a alfabetização da criança prematura |
title_fullStr |
O processo de formação de conceitos e dinâmicas alternativas na construção de referenciais para a alfabetização da criança prematura |
title_full_unstemmed |
O processo de formação de conceitos e dinâmicas alternativas na construção de referenciais para a alfabetização da criança prematura |
title_sort |
O processo de formação de conceitos e dinâmicas alternativas na construção de referenciais para a alfabetização da criança prematura |
author |
Goncalves, Ana Reni |
author_facet |
Goncalves, Ana Reni Iocca, Fátima Aparecida da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Iocca, Fátima Aparecida da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goncalves, Ana Reni Iocca, Fátima Aparecida da Silva |
description |
O estudo de caso do processo de alfabetização de prematuro, compreende os processos evolutivos do desenvolvimento de uma criança nascida prematuramente, com ‘muito baixo peso’, que nesta fase encontra-se no período de alfabetização. Esta pesquisa apresenta a identificação de complicações tardias da prematuridade, a necessidade de intervenções de profissionais de áreas específicas e ao mesmo tempo múltiplas e dialéticas, e principalmente da referência do professor como incentivador e conhecedor das alternativas e práticas do desenvolvimento cognitivo, assim como as contribuições da neurociência aplicadas a educação, sob o enfoque biológico, neurológico e físico direcionados ao processo de alfabetização. Apresenta informações de natureza diversas sobre a criança foco de estudo, através de textos, diálogos, relatório e observações. A criança atualmente reside em Sorriso-MT, estuda em escola particular, os estudos iniciaram quando tinha seis anos e estava cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, sendo que atualmente está com oito anos e cursa o terceiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, em uma nova escola. Este estudo de caso se fundamenta teoricamente entre outros em: Ligia Rugolo, Vygotsky, Wallon, Suzana Herculano-Houzel, Jean Piaget, Gislene Oliveira. Cumprindo o objetivo da pesquisa acredita-se que os resultados serão aporte aos profissionais pedagogos que possuem alunos prematuros de baixo peso, subsídios científicos aos pais para condução de prioridades e estratégias para que seus filhos possam evoluírem no processo da construção dos saberes.Palavras-chave: educação; prematuro; criança; alfabetização. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8934 10.30681/reps.v2i1.8934 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8934 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v2i1.8934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8934/5773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 32-41 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922722033664 |