POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11498
Resumo: O presente artigo discute políticas educacionais voltadas para implantação da Educação Integral em escolas do Brasil e de Portugal, sendo elas Escola a Tempo Inteiro (Portugal – 2006) e Programa Mais Educação (Brasil – 2007). Neste texto, busca-se problematizar se a universidade, como uma das instituições responsáveis pela formação de professores, poderia contribuir para promoção de práticas entendidas como ideais para o trabalho em escolas de Educação Integral. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, conclui-se que a universidade, enquanto instituição elitista, departamental e hierarquizada, ainda não está capacitada para auxiliar na necessária ruptura paradigmática exigida pelos fundamentos da Educação Integral.
id UNEMAT-1_7171c68cc5864627fcbba47cbf205655
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11498
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidadesEducação IntegralUniversidadeBrasilPortugalFormação de professoresO presente artigo discute políticas educacionais voltadas para implantação da Educação Integral em escolas do Brasil e de Portugal, sendo elas Escola a Tempo Inteiro (Portugal – 2006) e Programa Mais Educação (Brasil – 2007). Neste texto, busca-se problematizar se a universidade, como uma das instituições responsáveis pela formação de professores, poderia contribuir para promoção de práticas entendidas como ideais para o trabalho em escolas de Educação Integral. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, conclui-se que a universidade, enquanto instituição elitista, departamental e hierarquizada, ainda não está capacitada para auxiliar na necessária ruptura paradigmática exigida pelos fundamentos da Educação Integral.Unemat Editora2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1149810.30681/reps.v14i3.11498Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 911-9262236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11498/8164Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, Zoraia Aguiar2024-02-19T19:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11498Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2024-02-19T19:19:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades
title POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades
spellingShingle POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades
Bittencourt, Zoraia Aguiar
Educação Integral
Universidade
Brasil
Portugal
Formação de professores
title_short POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades
title_full POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades
title_fullStr POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades
title_full_unstemmed POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades
title_sort POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades
author Bittencourt, Zoraia Aguiar
author_facet Bittencourt, Zoraia Aguiar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Zoraia Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Integral
Universidade
Brasil
Portugal
Formação de professores
topic Educação Integral
Universidade
Brasil
Portugal
Formação de professores
description O presente artigo discute políticas educacionais voltadas para implantação da Educação Integral em escolas do Brasil e de Portugal, sendo elas Escola a Tempo Inteiro (Portugal – 2006) e Programa Mais Educação (Brasil – 2007). Neste texto, busca-se problematizar se a universidade, como uma das instituições responsáveis pela formação de professores, poderia contribuir para promoção de práticas entendidas como ideais para o trabalho em escolas de Educação Integral. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, conclui-se que a universidade, enquanto instituição elitista, departamental e hierarquizada, ainda não está capacitada para auxiliar na necessária ruptura paradigmática exigida pelos fundamentos da Educação Integral.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11498
10.30681/reps.v14i3.11498
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11498
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i3.11498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11498/8164
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 911-926
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922149511168