POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11498 |
Resumo: | O presente artigo discute políticas educacionais voltadas para implantação da Educação Integral em escolas do Brasil e de Portugal, sendo elas Escola a Tempo Inteiro (Portugal – 2006) e Programa Mais Educação (Brasil – 2007). Neste texto, busca-se problematizar se a universidade, como uma das instituições responsáveis pela formação de professores, poderia contribuir para promoção de práticas entendidas como ideais para o trabalho em escolas de Educação Integral. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, conclui-se que a universidade, enquanto instituição elitista, departamental e hierarquizada, ainda não está capacitada para auxiliar na necessária ruptura paradigmática exigida pelos fundamentos da Educação Integral. |
id |
UNEMAT-1_7171c68cc5864627fcbba47cbf205655 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11498 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidadesEducação IntegralUniversidadeBrasilPortugalFormação de professoresO presente artigo discute políticas educacionais voltadas para implantação da Educação Integral em escolas do Brasil e de Portugal, sendo elas Escola a Tempo Inteiro (Portugal – 2006) e Programa Mais Educação (Brasil – 2007). Neste texto, busca-se problematizar se a universidade, como uma das instituições responsáveis pela formação de professores, poderia contribuir para promoção de práticas entendidas como ideais para o trabalho em escolas de Educação Integral. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, conclui-se que a universidade, enquanto instituição elitista, departamental e hierarquizada, ainda não está capacitada para auxiliar na necessária ruptura paradigmática exigida pelos fundamentos da Educação Integral.Unemat Editora2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1149810.30681/reps.v14i3.11498Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 911-9262236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11498/8164Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, Zoraia Aguiar2024-02-19T19:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11498Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2024-02-19T19:19:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades |
title |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades |
spellingShingle |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades Bittencourt, Zoraia Aguiar Educação Integral Universidade Brasil Portugal Formação de professores |
title_short |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades |
title_full |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades |
title_fullStr |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades |
title_sort |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL:: um desafio para as universidades |
author |
Bittencourt, Zoraia Aguiar |
author_facet |
Bittencourt, Zoraia Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bittencourt, Zoraia Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Integral Universidade Brasil Portugal Formação de professores |
topic |
Educação Integral Universidade Brasil Portugal Formação de professores |
description |
O presente artigo discute políticas educacionais voltadas para implantação da Educação Integral em escolas do Brasil e de Portugal, sendo elas Escola a Tempo Inteiro (Portugal – 2006) e Programa Mais Educação (Brasil – 2007). Neste texto, busca-se problematizar se a universidade, como uma das instituições responsáveis pela formação de professores, poderia contribuir para promoção de práticas entendidas como ideais para o trabalho em escolas de Educação Integral. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, conclui-se que a universidade, enquanto instituição elitista, departamental e hierarquizada, ainda não está capacitada para auxiliar na necessária ruptura paradigmática exigida pelos fundamentos da Educação Integral. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11498 10.30681/reps.v14i3.11498 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11498 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v14i3.11498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11498/8164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 911-926 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922149511168 |