A relação dos educadores com a educação libertadora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9248 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões sobre a infantilização do material e dos conteúdos que são trabalhados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de relacionar as práticas educativas dos professores com a educação libertadora de Paulo Freire. Para a fundamentação teórica recorri ao autor Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto. Enquanto escolha metodológica busquei na pesquisa qualitativa, e mais precisamente, na etnografia, os procedimentos necessários quanto ao rigor metodológico necessários. Para coleta de dados utilizei a observação dirigida e as entrevistas semi-estruturadas. Para alcançar os objetivos propostos, selecionei duas professoras da EJA de uma escola da cidade de Sinop-MT. Durante a pesquisa a questão sobre a infantilização dos conteúdos foi levantada pelas professoras da EJA gerando uma dúvida se esta é uma imposição decorrente da grade curricular ou se é uma escolha didática delas, pois tais conteúdos foram observados sendo trabalhados em sala de aula.Palavras-chave: educação; educação libertadora; infantilização; práticas educativas; educação de jovens e adultos. |
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A relação dos educadores com a educação libertadoraEste artigo apresenta reflexões sobre a infantilização do material e dos conteúdos que são trabalhados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de relacionar as práticas educativas dos professores com a educação libertadora de Paulo Freire. Para a fundamentação teórica recorri ao autor Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto. Enquanto escolha metodológica busquei na pesquisa qualitativa, e mais precisamente, na etnografia, os procedimentos necessários quanto ao rigor metodológico necessários. Para coleta de dados utilizei a observação dirigida e as entrevistas semi-estruturadas. Para alcançar os objetivos propostos, selecionei duas professoras da EJA de uma escola da cidade de Sinop-MT. Durante a pesquisa a questão sobre a infantilização dos conteúdos foi levantada pelas professoras da EJA gerando uma dúvida se esta é uma imposição decorrente da grade curricular ou se é uma escolha didática delas, pois tais conteúdos foram observados sendo trabalhados em sala de aula.Palavras-chave: educação; educação libertadora; infantilização; práticas educativas; educação de jovens e adultos.Unemat Editora2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/924810.30681/reps.v3i2.9248Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 111-1192236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9248/5086Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Itamar Teresinha Barbieri deKorbes, Lenita Maria2022-12-27T20:34:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9248Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:34:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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