A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, José Valdomiro Ribas de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9742
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar e compreender de que forma é trabalhada a produção textual, perceber quais recursos são utilizados pela professora e se os conteúdos trabalhados realmente vem ao encontro das necessidades da criança no processo de alfabetização e letramento, além de compreender quais metodologias nortearam os caminhos da professora no processo de ensino aprendizagem. Realizamos um estudo qualitativo com observação participante em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, na escola campo Sadao Watanabe. Para desenvolver a investigação lançamos mão de questionário e entrevista semiestruturada com a professora e roda de conversa com alunos (grupo focal), análise de documentos além de anotações em diário de campo. Palavras-chave: Leitura; escrita; criança; ensino fundamental.
id UNEMAT-1_7738fe7be223f7fe97f48d6648478ba4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9742
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º anoEsta pesquisa objetivou investigar e compreender de que forma é trabalhada a produção textual, perceber quais recursos são utilizados pela professora e se os conteúdos trabalhados realmente vem ao encontro das necessidades da criança no processo de alfabetização e letramento, além de compreender quais metodologias nortearam os caminhos da professora no processo de ensino aprendizagem. Realizamos um estudo qualitativo com observação participante em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, na escola campo Sadao Watanabe. Para desenvolver a investigação lançamos mão de questionário e entrevista semiestruturada com a professora e roda de conversa com alunos (grupo focal), análise de documentos além de anotações em diário de campo. Palavras-chave: Leitura; escrita; criança; ensino fundamental.Unemat Editora2015-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/974210.30681/reps.v6i4.9742Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 191-1992236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9742/5987Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, José Valdomiro Ribas de2022-12-27T20:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9742Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:22:37Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano
title A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano
spellingShingle A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano
Moura, José Valdomiro Ribas de
title_short A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano
title_full A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano
title_fullStr A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano
title_full_unstemmed A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano
title_sort A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano
author Moura, José Valdomiro Ribas de
author_facet Moura, José Valdomiro Ribas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, José Valdomiro Ribas de
description Esta pesquisa objetivou investigar e compreender de que forma é trabalhada a produção textual, perceber quais recursos são utilizados pela professora e se os conteúdos trabalhados realmente vem ao encontro das necessidades da criança no processo de alfabetização e letramento, além de compreender quais metodologias nortearam os caminhos da professora no processo de ensino aprendizagem. Realizamos um estudo qualitativo com observação participante em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, na escola campo Sadao Watanabe. Para desenvolver a investigação lançamos mão de questionário e entrevista semiestruturada com a professora e roda de conversa com alunos (grupo focal), análise de documentos além de anotações em diário de campo. Palavras-chave: Leitura; escrita; criança; ensino fundamental.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9742
10.30681/reps.v6i4.9742
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9742
identifier_str_mv 10.30681/reps.v6i4.9742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9742/5987
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 191-199
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925642317824