A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9742 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou investigar e compreender de que forma é trabalhada a produção textual, perceber quais recursos são utilizados pela professora e se os conteúdos trabalhados realmente vem ao encontro das necessidades da criança no processo de alfabetização e letramento, além de compreender quais metodologias nortearam os caminhos da professora no processo de ensino aprendizagem. Realizamos um estudo qualitativo com observação participante em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, na escola campo Sadao Watanabe. Para desenvolver a investigação lançamos mão de questionário e entrevista semiestruturada com a professora e roda de conversa com alunos (grupo focal), análise de documentos além de anotações em diário de campo. Palavras-chave: Leitura; escrita; criança; ensino fundamental. |
id |
UNEMAT-1_7738fe7be223f7fe97f48d6648478ba4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9742 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º anoEsta pesquisa objetivou investigar e compreender de que forma é trabalhada a produção textual, perceber quais recursos são utilizados pela professora e se os conteúdos trabalhados realmente vem ao encontro das necessidades da criança no processo de alfabetização e letramento, além de compreender quais metodologias nortearam os caminhos da professora no processo de ensino aprendizagem. Realizamos um estudo qualitativo com observação participante em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, na escola campo Sadao Watanabe. Para desenvolver a investigação lançamos mão de questionário e entrevista semiestruturada com a professora e roda de conversa com alunos (grupo focal), análise de documentos além de anotações em diário de campo. Palavras-chave: Leitura; escrita; criança; ensino fundamental.Unemat Editora2015-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/974210.30681/reps.v6i4.9742Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 191-1992236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9742/5987Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, José Valdomiro Ribas de2022-12-27T20:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9742Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:22:37Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano |
title |
A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano |
spellingShingle |
A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano Moura, José Valdomiro Ribas de |
title_short |
A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano |
title_full |
A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano |
title_fullStr |
A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano |
title_full_unstemmed |
A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano |
title_sort |
A leitura e a escrita na escola: olhar investigativo com crianças do 3º ano |
author |
Moura, José Valdomiro Ribas de |
author_facet |
Moura, José Valdomiro Ribas de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, José Valdomiro Ribas de |
description |
Esta pesquisa objetivou investigar e compreender de que forma é trabalhada a produção textual, perceber quais recursos são utilizados pela professora e se os conteúdos trabalhados realmente vem ao encontro das necessidades da criança no processo de alfabetização e letramento, além de compreender quais metodologias nortearam os caminhos da professora no processo de ensino aprendizagem. Realizamos um estudo qualitativo com observação participante em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, na escola campo Sadao Watanabe. Para desenvolver a investigação lançamos mão de questionário e entrevista semiestruturada com a professora e roda de conversa com alunos (grupo focal), análise de documentos além de anotações em diário de campo. Palavras-chave: Leitura; escrita; criança; ensino fundamental. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9742 10.30681/reps.v6i4.9742 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9742 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v6i4.9742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9742/5987 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 191-199 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925642317824 |