Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10030 |
Resumo: | Este estudo constitui-se recorte de uma investigação que tomou como campo empírico o projeto institucional do Pibid desenvolvido pela UECE. Investigou as atividades formativas desenvolvidas pelo programa dessa instituição por meio da análise temática efetivada em entrevistas realizadas com doze sujeitos: oito professores e 4 alunos de iniciação à docência. Teve como principal objetivo localizar práticas do Pibid-UECE que favoreçam a ideia de aprender e ensinar pela pesquisa. A partir da análise do material conclui-se que a participação no Pibid-UECE contribui para uma nova perspectiva de formação docente que combina reflexão crítica e pesquisa, alicerçadas nas situações reais da prática docente. Palavras-chave: Pibid-UECE; pesquisa; reflexão crítica; iniciação à docência. |
id |
UNEMAT-1_79e68e66c1d2bebf5a7fc8b168b34309 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10030 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PibidEste estudo constitui-se recorte de uma investigação que tomou como campo empírico o projeto institucional do Pibid desenvolvido pela UECE. Investigou as atividades formativas desenvolvidas pelo programa dessa instituição por meio da análise temática efetivada em entrevistas realizadas com doze sujeitos: oito professores e 4 alunos de iniciação à docência. Teve como principal objetivo localizar práticas do Pibid-UECE que favoreçam a ideia de aprender e ensinar pela pesquisa. A partir da análise do material conclui-se que a participação no Pibid-UECE contribui para uma nova perspectiva de formação docente que combina reflexão crítica e pesquisa, alicerçadas nas situações reais da prática docente. Palavras-chave: Pibid-UECE; pesquisa; reflexão crítica; iniciação à docência.Unemat Editora2018-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1003010.30681/reps.v9i1.10030Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 1 (2018): Documentação Pedagógica: experiências com projetos; 466-4822236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10030/6554Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Eunice Andrade de OliveiraNóbrega-Therrien, Silvia Maria2022-12-27T20:15:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10030Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:15:39Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid |
title |
Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid |
spellingShingle |
Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid Menezes, Eunice Andrade de Oliveira |
title_short |
Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid |
title_full |
Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid |
title_fullStr |
Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid |
title_full_unstemmed |
Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid |
title_sort |
Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid |
author |
Menezes, Eunice Andrade de Oliveira |
author_facet |
Menezes, Eunice Andrade de Oliveira Nóbrega-Therrien, Silvia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Nóbrega-Therrien, Silvia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Eunice Andrade de Oliveira Nóbrega-Therrien, Silvia Maria |
description |
Este estudo constitui-se recorte de uma investigação que tomou como campo empírico o projeto institucional do Pibid desenvolvido pela UECE. Investigou as atividades formativas desenvolvidas pelo programa dessa instituição por meio da análise temática efetivada em entrevistas realizadas com doze sujeitos: oito professores e 4 alunos de iniciação à docência. Teve como principal objetivo localizar práticas do Pibid-UECE que favoreçam a ideia de aprender e ensinar pela pesquisa. A partir da análise do material conclui-se que a participação no Pibid-UECE contribui para uma nova perspectiva de formação docente que combina reflexão crítica e pesquisa, alicerçadas nas situações reais da prática docente. Palavras-chave: Pibid-UECE; pesquisa; reflexão crítica; iniciação à docência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10030 10.30681/reps.v9i1.10030 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10030 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v9i1.10030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10030/6554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 1 (2018): Documentação Pedagógica: experiências com projetos; 466-482 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926604910592 |