Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Eunice Andrade de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10030
Resumo: Este estudo constitui-se recorte de uma investigação que tomou como campo empírico o projeto institucional do Pibid desenvolvido pela UECE. Investigou as atividades formativas desenvolvidas pelo programa dessa instituição por meio da análise temática efetivada em entrevistas realizadas com doze sujeitos: oito professores e 4 alunos de iniciação à docência. Teve como principal objetivo localizar práticas do Pibid-UECE que favoreçam a ideia de aprender e ensinar pela pesquisa. A partir da análise do material conclui-se que a participação no Pibid-UECE contribui para uma nova perspectiva de formação docente que combina reflexão crítica e pesquisa, alicerçadas nas situações reais da prática docente. Palavras-chave: Pibid-UECE; pesquisa; reflexão crítica; iniciação à docência.
id UNEMAT-1_79e68e66c1d2bebf5a7fc8b168b34309
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10030
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PibidEste estudo constitui-se recorte de uma investigação que tomou como campo empírico o projeto institucional do Pibid desenvolvido pela UECE. Investigou as atividades formativas desenvolvidas pelo programa dessa instituição por meio da análise temática efetivada em entrevistas realizadas com doze sujeitos: oito professores e 4 alunos de iniciação à docência. Teve como principal objetivo localizar práticas do Pibid-UECE que favoreçam a ideia de aprender e ensinar pela pesquisa. A partir da análise do material conclui-se que a participação no Pibid-UECE contribui para uma nova perspectiva de formação docente que combina reflexão crítica e pesquisa, alicerçadas nas situações reais da prática docente. Palavras-chave: Pibid-UECE; pesquisa; reflexão crítica; iniciação à docência.Unemat Editora2018-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1003010.30681/reps.v9i1.10030Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 1 (2018): Documentação Pedagógica: experiências com projetos; 466-4822236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10030/6554Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Eunice Andrade de OliveiraNóbrega-Therrien, Silvia Maria2022-12-27T20:15:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10030Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:15:39Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid
title Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid
spellingShingle Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid
Menezes, Eunice Andrade de Oliveira
title_short Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid
title_full Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid
title_fullStr Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid
title_full_unstemmed Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid
title_sort Aprender e ensinar pela pesquisa: a experiência da Universidade Estadual do Ceará no desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid
author Menezes, Eunice Andrade de Oliveira
author_facet Menezes, Eunice Andrade de Oliveira
Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
author_role author
author2 Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Eunice Andrade de Oliveira
Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
description Este estudo constitui-se recorte de uma investigação que tomou como campo empírico o projeto institucional do Pibid desenvolvido pela UECE. Investigou as atividades formativas desenvolvidas pelo programa dessa instituição por meio da análise temática efetivada em entrevistas realizadas com doze sujeitos: oito professores e 4 alunos de iniciação à docência. Teve como principal objetivo localizar práticas do Pibid-UECE que favoreçam a ideia de aprender e ensinar pela pesquisa. A partir da análise do material conclui-se que a participação no Pibid-UECE contribui para uma nova perspectiva de formação docente que combina reflexão crítica e pesquisa, alicerçadas nas situações reais da prática docente. Palavras-chave: Pibid-UECE; pesquisa; reflexão crítica; iniciação à docência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10030
10.30681/reps.v9i1.10030
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10030
identifier_str_mv 10.30681/reps.v9i1.10030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10030/6554
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 1 (2018): Documentação Pedagógica: experiências com projetos; 466-482
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926604910592