Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
DOI: | 10.30681/reps.v9i3.10127 |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10127 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo principal conhecer como o Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) é percebido pelos professores e qual é o prejuízo para a aprendizagem do aluno. Os dados foram coletados por meio de questionários e observações do trabalho em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental. Os fundamentos teóricos foram embasados nos autores Ana Beatriz Barbosa Silva e Paulo Mattos. Conclui-se que o Transtorno de Déficit de Atenção é pouco conhecido e muitas vezes confundido entre os professores, por suas características esse aluno não chama a atenção, sendo necessário um olhar diferenciado para compreender e adotar metodologias adequadas. Palavras-chave: ensino fundamental; transtorno de déficit de atenção; dificuldade de aprendizagem. |
id |
UNEMAT-1_7ccb6be7bc5a1154053a9fd227b1a04b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10127 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
spelling |
Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professoresEste artigo teve como objetivo principal conhecer como o Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) é percebido pelos professores e qual é o prejuízo para a aprendizagem do aluno. Os dados foram coletados por meio de questionários e observações do trabalho em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental. Os fundamentos teóricos foram embasados nos autores Ana Beatriz Barbosa Silva e Paulo Mattos. Conclui-se que o Transtorno de Déficit de Atenção é pouco conhecido e muitas vezes confundido entre os professores, por suas características esse aluno não chama a atenção, sendo necessário um olhar diferenciado para compreender e adotar metodologias adequadas. Palavras-chave: ensino fundamental; transtorno de déficit de atenção; dificuldade de aprendizagem.Unemat Editora2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1012710.30681/reps.v9i3.10127Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1117-11322236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10127/6656Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sandra Regina dos2022-12-27T20:13:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10127Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:13:21Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores |
title |
Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores |
spellingShingle |
Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores Santos, Sandra Regina dos Santos, Sandra Regina dos |
title_short |
Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores |
title_full |
Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores |
title_fullStr |
Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores |
title_full_unstemmed |
Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores |
title_sort |
Transtorno de Déficit de Atenção (TDA): implicações na aprendizagem e o que dizem os professores |
author |
Santos, Sandra Regina dos |
author_facet |
Santos, Sandra Regina dos Santos, Sandra Regina dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sandra Regina dos |
description |
Este artigo teve como objetivo principal conhecer como o Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) é percebido pelos professores e qual é o prejuízo para a aprendizagem do aluno. Os dados foram coletados por meio de questionários e observações do trabalho em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental. Os fundamentos teóricos foram embasados nos autores Ana Beatriz Barbosa Silva e Paulo Mattos. Conclui-se que o Transtorno de Déficit de Atenção é pouco conhecido e muitas vezes confundido entre os professores, por suas características esse aluno não chama a atenção, sendo necessário um olhar diferenciado para compreender e adotar metodologias adequadas. Palavras-chave: ensino fundamental; transtorno de déficit de atenção; dificuldade de aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10127 10.30681/reps.v9i3.10127 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10127 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v9i3.10127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10127/6656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1117-1132 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1822181612996001793 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.30681/reps.v9i3.10127 |