Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10796 |
Resumo: | Este artigo socializa alguns caminhos delineados pela identidade coletiva das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e desta forma, ao considerar os espaços educadores, elabora uma narrativa acerca dos percursos da escolarização deste grupo populacional. Ao evidenciar a mobilização destes sujeitos e suas famílias, entrelaçamos a esta trajetória os marcos da Educação Inclusiva. Com isso, o texto deseja trazer reflexões para o exercício do pensamento inclusivo e assim, promover possibilidades que potencializem o pertencimento e a autonomia de estudantes com TEA nos espaços educadores. |
id |
UNEMAT-1_8454089c7946febaf91457925d00f361 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10796 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusivaEducação BásicaIdentidade ColetivaEducação PúblicaEducação EspecialEste artigo socializa alguns caminhos delineados pela identidade coletiva das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e desta forma, ao considerar os espaços educadores, elabora uma narrativa acerca dos percursos da escolarização deste grupo populacional. Ao evidenciar a mobilização destes sujeitos e suas famílias, entrelaçamos a esta trajetória os marcos da Educação Inclusiva. Com isso, o texto deseja trazer reflexões para o exercício do pensamento inclusivo e assim, promover possibilidades que potencializem o pertencimento e a autonomia de estudantes com TEA nos espaços educadores.Unemat Editora2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1079610.30681/reps.v14i2.10796Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 392-4072236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10796/7751Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Chiara Maria Seidel Luciano2023-12-13T02:30:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10796Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:30:13Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva |
title |
Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva |
spellingShingle |
Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva Dias, Chiara Maria Seidel Luciano Educação Básica Identidade Coletiva Educação Pública Educação Especial |
title_short |
Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva |
title_full |
Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva |
title_fullStr |
Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva |
title_sort |
Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva |
author |
Dias, Chiara Maria Seidel Luciano |
author_facet |
Dias, Chiara Maria Seidel Luciano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Chiara Maria Seidel Luciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica Identidade Coletiva Educação Pública Educação Especial |
topic |
Educação Básica Identidade Coletiva Educação Pública Educação Especial |
description |
Este artigo socializa alguns caminhos delineados pela identidade coletiva das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e desta forma, ao considerar os espaços educadores, elabora uma narrativa acerca dos percursos da escolarização deste grupo populacional. Ao evidenciar a mobilização destes sujeitos e suas famílias, entrelaçamos a esta trajetória os marcos da Educação Inclusiva. Com isso, o texto deseja trazer reflexões para o exercício do pensamento inclusivo e assim, promover possibilidades que potencializem o pertencimento e a autonomia de estudantes com TEA nos espaços educadores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10796 10.30681/reps.v14i2.10796 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10796 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v14i2.10796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10796/7751 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 392-407 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927677603840 |