Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Chiara Maria Seidel Luciano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10796
Resumo: Este artigo socializa alguns caminhos delineados pela identidade coletiva das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e desta forma, ao considerar os espaços educadores, elabora uma narrativa acerca dos percursos da escolarização deste grupo populacional. Ao evidenciar a mobilização destes sujeitos e suas famílias, entrelaçamos a esta trajetória os marcos da Educação Inclusiva. Com isso, o texto deseja trazer reflexões para o exercício do pensamento inclusivo e assim, promover possibilidades que potencializem o pertencimento e a autonomia de estudantes com TEA nos espaços educadores.
id UNEMAT-1_8454089c7946febaf91457925d00f361
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10796
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusivaEducação BásicaIdentidade ColetivaEducação PúblicaEducação EspecialEste artigo socializa alguns caminhos delineados pela identidade coletiva das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e desta forma, ao considerar os espaços educadores, elabora uma narrativa acerca dos percursos da escolarização deste grupo populacional. Ao evidenciar a mobilização destes sujeitos e suas famílias, entrelaçamos a esta trajetória os marcos da Educação Inclusiva. Com isso, o texto deseja trazer reflexões para o exercício do pensamento inclusivo e assim, promover possibilidades que potencializem o pertencimento e a autonomia de estudantes com TEA nos espaços educadores.Unemat Editora2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1079610.30681/reps.v14i2.10796Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 392-4072236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10796/7751Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Chiara Maria Seidel Luciano2023-12-13T02:30:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10796Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:30:13Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva
title Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva
spellingShingle Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva
Dias, Chiara Maria Seidel Luciano
Educação Básica
Identidade Coletiva
Educação Pública
Educação Especial
title_short Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva
title_full Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva
title_fullStr Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva
title_full_unstemmed Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva
title_sort Percursos da escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e as trilhas da educação inclusiva
author Dias, Chiara Maria Seidel Luciano
author_facet Dias, Chiara Maria Seidel Luciano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Chiara Maria Seidel Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
Identidade Coletiva
Educação Pública
Educação Especial
topic Educação Básica
Identidade Coletiva
Educação Pública
Educação Especial
description Este artigo socializa alguns caminhos delineados pela identidade coletiva das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e desta forma, ao considerar os espaços educadores, elabora uma narrativa acerca dos percursos da escolarização deste grupo populacional. Ao evidenciar a mobilização destes sujeitos e suas famílias, entrelaçamos a esta trajetória os marcos da Educação Inclusiva. Com isso, o texto deseja trazer reflexões para o exercício do pensamento inclusivo e assim, promover possibilidades que potencializem o pertencimento e a autonomia de estudantes com TEA nos espaços educadores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10796
10.30681/reps.v14i2.10796
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10796
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i2.10796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10796/7751
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 392-407
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927677603840