Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferro, Ana [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155762
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889003.pdf
Resumo: Neste trabalho é abordada a problemática da inclusão de estudantes com necessidades especiais no sistema de ensino da escola regular, mais especificamente os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem como objetivo levantar as principais questões que estão sendo discutidas pelos pesquisadores sobre o assunto. Para isso foi feita uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com levantamento documental pautado inicialmente sob o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais - DSM V, as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência. São ilustradas as garantias previstas em lei para a acessibilidade à educação por esse indivíduo, assim como as condições deste acesso. Para a realização da pesquisa, além dos documentos, foram selecionados trabalhos científicos tais como: dissertações, teses e artigos em periódicos publicados nos últimos dez anos e que tratam do tema da inclusão escolar do aluno com TEA. A análise desse material resultou nas categorias: desafios relacionados com a inclusão; além da sala de aula; experiências; sobre educação inclusiva e fragilidades da inclusão. Esse resultado indica que a inserção dos alunos com TEA na instituição escolar regular não implica necessariamente na sua inclusão de fato. Para que se alcancem novos resultados nesta área, mudanças na formação de professores e de agentes educacionais, e uma reforma das instituições escolares são necessários
id UNSP_3cd1574c539469728f3161f55d67df32
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155762
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regularEducação especialAutismoEducaçãoEducação inclusivaAcessibilidadeEducationNeste trabalho é abordada a problemática da inclusão de estudantes com necessidades especiais no sistema de ensino da escola regular, mais especificamente os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem como objetivo levantar as principais questões que estão sendo discutidas pelos pesquisadores sobre o assunto. Para isso foi feita uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com levantamento documental pautado inicialmente sob o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais - DSM V, as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência. São ilustradas as garantias previstas em lei para a acessibilidade à educação por esse indivíduo, assim como as condições deste acesso. Para a realização da pesquisa, além dos documentos, foram selecionados trabalhos científicos tais como: dissertações, teses e artigos em periódicos publicados nos últimos dez anos e que tratam do tema da inclusão escolar do aluno com TEA. A análise desse material resultou nas categorias: desafios relacionados com a inclusão; além da sala de aula; experiências; sobre educação inclusiva e fragilidades da inclusão. Esse resultado indica que a inserção dos alunos com TEA na instituição escolar regular não implica necessariamente na sua inclusão de fato. Para que se alcancem novos resultados nesta área, mudanças na formação de professores e de agentes educacionais, e uma reforma das instituições escolares são necessáriosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Penteado, Miriam Godoy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferro, Ana [UNESP]2018-08-30T18:23:00Z2018-08-30T18:23:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76 f.application/pdfFERRO, Ana. Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular. 2016. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.http://hdl.handle.net/11449/155762000889003http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889003.pdf4099992332439295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T06:09:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155762Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:12:55.591304Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular
title Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular
spellingShingle Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular
Ferro, Ana [UNESP]
Educação especial
Autismo
Educação
Educação inclusiva
Acessibilidade
Education
title_short Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular
title_full Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular
title_fullStr Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular
title_full_unstemmed Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular
title_sort Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular
author Ferro, Ana [UNESP]
author_facet Ferro, Ana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penteado, Miriam Godoy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferro, Ana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Autismo
Educação
Educação inclusiva
Acessibilidade
Education
topic Educação especial
Autismo
Educação
Educação inclusiva
Acessibilidade
Education
description Neste trabalho é abordada a problemática da inclusão de estudantes com necessidades especiais no sistema de ensino da escola regular, mais especificamente os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem como objetivo levantar as principais questões que estão sendo discutidas pelos pesquisadores sobre o assunto. Para isso foi feita uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com levantamento documental pautado inicialmente sob o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais - DSM V, as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência. São ilustradas as garantias previstas em lei para a acessibilidade à educação por esse indivíduo, assim como as condições deste acesso. Para a realização da pesquisa, além dos documentos, foram selecionados trabalhos científicos tais como: dissertações, teses e artigos em periódicos publicados nos últimos dez anos e que tratam do tema da inclusão escolar do aluno com TEA. A análise desse material resultou nas categorias: desafios relacionados com a inclusão; além da sala de aula; experiências; sobre educação inclusiva e fragilidades da inclusão. Esse resultado indica que a inserção dos alunos com TEA na instituição escolar regular não implica necessariamente na sua inclusão de fato. Para que se alcancem novos resultados nesta área, mudanças na formação de professores e de agentes educacionais, e uma reforma das instituições escolares são necessários
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-08-30T18:23:00Z
2018-08-30T18:23:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERRO, Ana. Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular. 2016. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
http://hdl.handle.net/11449/155762
000889003
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889003.pdf
4099992332439295
identifier_str_mv FERRO, Ana. Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular. 2016. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
000889003
4099992332439295
url http://hdl.handle.net/11449/155762
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889003.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 76 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128773389811712