Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155762 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889003.pdf |
Resumo: | Neste trabalho é abordada a problemática da inclusão de estudantes com necessidades especiais no sistema de ensino da escola regular, mais especificamente os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem como objetivo levantar as principais questões que estão sendo discutidas pelos pesquisadores sobre o assunto. Para isso foi feita uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com levantamento documental pautado inicialmente sob o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais - DSM V, as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência. São ilustradas as garantias previstas em lei para a acessibilidade à educação por esse indivíduo, assim como as condições deste acesso. Para a realização da pesquisa, além dos documentos, foram selecionados trabalhos científicos tais como: dissertações, teses e artigos em periódicos publicados nos últimos dez anos e que tratam do tema da inclusão escolar do aluno com TEA. A análise desse material resultou nas categorias: desafios relacionados com a inclusão; além da sala de aula; experiências; sobre educação inclusiva e fragilidades da inclusão. Esse resultado indica que a inserção dos alunos com TEA na instituição escolar regular não implica necessariamente na sua inclusão de fato. Para que se alcancem novos resultados nesta área, mudanças na formação de professores e de agentes educacionais, e uma reforma das instituições escolares são necessários |
id |
UNSP_3cd1574c539469728f3161f55d67df32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/155762 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regularEducação especialAutismoEducaçãoEducação inclusivaAcessibilidadeEducationNeste trabalho é abordada a problemática da inclusão de estudantes com necessidades especiais no sistema de ensino da escola regular, mais especificamente os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem como objetivo levantar as principais questões que estão sendo discutidas pelos pesquisadores sobre o assunto. Para isso foi feita uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com levantamento documental pautado inicialmente sob o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais - DSM V, as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência. São ilustradas as garantias previstas em lei para a acessibilidade à educação por esse indivíduo, assim como as condições deste acesso. Para a realização da pesquisa, além dos documentos, foram selecionados trabalhos científicos tais como: dissertações, teses e artigos em periódicos publicados nos últimos dez anos e que tratam do tema da inclusão escolar do aluno com TEA. A análise desse material resultou nas categorias: desafios relacionados com a inclusão; além da sala de aula; experiências; sobre educação inclusiva e fragilidades da inclusão. Esse resultado indica que a inserção dos alunos com TEA na instituição escolar regular não implica necessariamente na sua inclusão de fato. Para que se alcancem novos resultados nesta área, mudanças na formação de professores e de agentes educacionais, e uma reforma das instituições escolares são necessáriosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Penteado, Miriam Godoy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferro, Ana [UNESP]2018-08-30T18:23:00Z2018-08-30T18:23:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76 f.application/pdfFERRO, Ana. Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular. 2016. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.http://hdl.handle.net/11449/155762000889003http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889003.pdf4099992332439295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T06:09:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155762Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:12:55.591304Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular |
title |
Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular |
spellingShingle |
Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular Ferro, Ana [UNESP] Educação especial Autismo Educação Educação inclusiva Acessibilidade Education |
title_short |
Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular |
title_full |
Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular |
title_fullStr |
Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular |
title_sort |
Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular |
author |
Ferro, Ana [UNESP] |
author_facet |
Ferro, Ana [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Penteado, Miriam Godoy [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferro, Ana [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Autismo Educação Educação inclusiva Acessibilidade Education |
topic |
Educação especial Autismo Educação Educação inclusiva Acessibilidade Education |
description |
Neste trabalho é abordada a problemática da inclusão de estudantes com necessidades especiais no sistema de ensino da escola regular, mais especificamente os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem como objetivo levantar as principais questões que estão sendo discutidas pelos pesquisadores sobre o assunto. Para isso foi feita uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com levantamento documental pautado inicialmente sob o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais - DSM V, as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência. São ilustradas as garantias previstas em lei para a acessibilidade à educação por esse indivíduo, assim como as condições deste acesso. Para a realização da pesquisa, além dos documentos, foram selecionados trabalhos científicos tais como: dissertações, teses e artigos em periódicos publicados nos últimos dez anos e que tratam do tema da inclusão escolar do aluno com TEA. A análise desse material resultou nas categorias: desafios relacionados com a inclusão; além da sala de aula; experiências; sobre educação inclusiva e fragilidades da inclusão. Esse resultado indica que a inserção dos alunos com TEA na instituição escolar regular não implica necessariamente na sua inclusão de fato. Para que se alcancem novos resultados nesta área, mudanças na formação de professores e de agentes educacionais, e uma reforma das instituições escolares são necessários |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-08-30T18:23:00Z 2018-08-30T18:23:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERRO, Ana. Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular. 2016. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016. http://hdl.handle.net/11449/155762 000889003 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889003.pdf 4099992332439295 |
identifier_str_mv |
FERRO, Ana. Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular. 2016. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016. 000889003 4099992332439295 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/155762 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889003.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
76 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128773389811712 |