Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Marcia Fontes Saraiva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10548
Resumo: O presente artigo apresenta uma pesquisa que buscou analisar as tecnologias da informação e comunicação que foram utilizadas nas práticas pedagógicas na educação infantil durante o período de ensino remoto, dadas as circunstâncias da pandemia da COVID-19. Buscou-se, para tanto, compreender como se deu a atuação dos professores frente ao processo de ensino e aprendizagem nesse contexto. A metodologia caracterizou-se por um levantamento, de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com professores numa escola da rede pública do município de Sinop/MT, no primeiro semestre de 2022. Conclui-se que a tecnologia contribuiu significativamente no período da pandemia, um aprendizado alternativo, dando continuidade no processo de ensino. Permitindo a criação de novos métodos, de forma, a tornar as aulas remotas possíveis e atrativas, auxiliando na interação professor/aluno.
id UNEMAT-1_941c17ab2caaf9f5336aa21b34881814
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10548
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19Tecnologias da Informação e ComunicaçãoEnsino RemotoEducação InfantilPandemia da COVID-19O presente artigo apresenta uma pesquisa que buscou analisar as tecnologias da informação e comunicação que foram utilizadas nas práticas pedagógicas na educação infantil durante o período de ensino remoto, dadas as circunstâncias da pandemia da COVID-19. Buscou-se, para tanto, compreender como se deu a atuação dos professores frente ao processo de ensino e aprendizagem nesse contexto. A metodologia caracterizou-se por um levantamento, de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com professores numa escola da rede pública do município de Sinop/MT, no primeiro semestre de 2022. Conclui-se que a tecnologia contribuiu significativamente no período da pandemia, um aprendizado alternativo, dando continuidade no processo de ensino. Permitindo a criação de novos métodos, de forma, a tornar as aulas remotas possíveis e atrativas, auxiliando na interação professor/aluno.Unemat Editora2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1054810.30681/reps.v13i3.10548Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 590-5992236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10548/7326Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Marcia Fontes Saraiva2023-08-09T17:07:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10548Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:07:53Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19
title Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19
spellingShingle Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19
Maciel, Marcia Fontes Saraiva
Tecnologias da Informação e Comunicação
Ensino Remoto
Educação Infantil
Pandemia da COVID-19
title_short Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19
title_full Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19
title_fullStr Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19
title_sort Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19
author Maciel, Marcia Fontes Saraiva
author_facet Maciel, Marcia Fontes Saraiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Marcia Fontes Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação
Ensino Remoto
Educação Infantil
Pandemia da COVID-19
topic Tecnologias da Informação e Comunicação
Ensino Remoto
Educação Infantil
Pandemia da COVID-19
description O presente artigo apresenta uma pesquisa que buscou analisar as tecnologias da informação e comunicação que foram utilizadas nas práticas pedagógicas na educação infantil durante o período de ensino remoto, dadas as circunstâncias da pandemia da COVID-19. Buscou-se, para tanto, compreender como se deu a atuação dos professores frente ao processo de ensino e aprendizagem nesse contexto. A metodologia caracterizou-se por um levantamento, de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com professores numa escola da rede pública do município de Sinop/MT, no primeiro semestre de 2022. Conclui-se que a tecnologia contribuiu significativamente no período da pandemia, um aprendizado alternativo, dando continuidade no processo de ensino. Permitindo a criação de novos métodos, de forma, a tornar as aulas remotas possíveis e atrativas, auxiliando na interação professor/aluno.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10548
10.30681/reps.v13i3.10548
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10548
identifier_str_mv 10.30681/reps.v13i3.10548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10548/7326
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 590-599
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927651389440