Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10548 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma pesquisa que buscou analisar as tecnologias da informação e comunicação que foram utilizadas nas práticas pedagógicas na educação infantil durante o período de ensino remoto, dadas as circunstâncias da pandemia da COVID-19. Buscou-se, para tanto, compreender como se deu a atuação dos professores frente ao processo de ensino e aprendizagem nesse contexto. A metodologia caracterizou-se por um levantamento, de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com professores numa escola da rede pública do município de Sinop/MT, no primeiro semestre de 2022. Conclui-se que a tecnologia contribuiu significativamente no período da pandemia, um aprendizado alternativo, dando continuidade no processo de ensino. Permitindo a criação de novos métodos, de forma, a tornar as aulas remotas possíveis e atrativas, auxiliando na interação professor/aluno. |
id |
UNEMAT-1_941c17ab2caaf9f5336aa21b34881814 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10548 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19Tecnologias da Informação e ComunicaçãoEnsino RemotoEducação InfantilPandemia da COVID-19O presente artigo apresenta uma pesquisa que buscou analisar as tecnologias da informação e comunicação que foram utilizadas nas práticas pedagógicas na educação infantil durante o período de ensino remoto, dadas as circunstâncias da pandemia da COVID-19. Buscou-se, para tanto, compreender como se deu a atuação dos professores frente ao processo de ensino e aprendizagem nesse contexto. A metodologia caracterizou-se por um levantamento, de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com professores numa escola da rede pública do município de Sinop/MT, no primeiro semestre de 2022. Conclui-se que a tecnologia contribuiu significativamente no período da pandemia, um aprendizado alternativo, dando continuidade no processo de ensino. Permitindo a criação de novos métodos, de forma, a tornar as aulas remotas possíveis e atrativas, auxiliando na interação professor/aluno.Unemat Editora2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1054810.30681/reps.v13i3.10548Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 590-5992236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10548/7326Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Marcia Fontes Saraiva2023-08-09T17:07:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10548Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:07:53Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19 |
title |
Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19 Maciel, Marcia Fontes Saraiva Tecnologias da Informação e Comunicação Ensino Remoto Educação Infantil Pandemia da COVID-19 |
title_short |
Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19 |
title_full |
Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Tecnologias aplicadas na educação infantil na pandemia da Covid-19 |
author |
Maciel, Marcia Fontes Saraiva |
author_facet |
Maciel, Marcia Fontes Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Marcia Fontes Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e Comunicação Ensino Remoto Educação Infantil Pandemia da COVID-19 |
topic |
Tecnologias da Informação e Comunicação Ensino Remoto Educação Infantil Pandemia da COVID-19 |
description |
O presente artigo apresenta uma pesquisa que buscou analisar as tecnologias da informação e comunicação que foram utilizadas nas práticas pedagógicas na educação infantil durante o período de ensino remoto, dadas as circunstâncias da pandemia da COVID-19. Buscou-se, para tanto, compreender como se deu a atuação dos professores frente ao processo de ensino e aprendizagem nesse contexto. A metodologia caracterizou-se por um levantamento, de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com professores numa escola da rede pública do município de Sinop/MT, no primeiro semestre de 2022. Conclui-se que a tecnologia contribuiu significativamente no período da pandemia, um aprendizado alternativo, dando continuidade no processo de ensino. Permitindo a criação de novos métodos, de forma, a tornar as aulas remotas possíveis e atrativas, auxiliando na interação professor/aluno. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10548 10.30681/reps.v13i3.10548 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10548 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v13i3.10548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10548/7326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 590-599 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927651389440 |