Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9884 |
Resumo: | O presente artigo mostra um estudo de caso realizado em uma instituição de ensino fundamental regular. O estudo teve como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em uma escola da rede municipal de Sinop. Os sujeitos desta pesquisa foram três professoras da sala regular, uma coordenadora e uma professora da sala de recursos. Conclui-se que para uma escola ser inclusiva ela precisa de profissionais que estejam abertos a mudanças e formações que propiciem uma reflexão crítica, mas principalmente visem todos aqueles que estão marcados pela exclusão e fracasso escolar. Palavras-chave: inclusão; deficiência; ensino regular. |
id |
UNEMAT-1_9748540d8beae292ac3eab7cbfd536e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9884 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de SinopO presente artigo mostra um estudo de caso realizado em uma instituição de ensino fundamental regular. O estudo teve como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em uma escola da rede municipal de Sinop. Os sujeitos desta pesquisa foram três professoras da sala regular, uma coordenadora e uma professora da sala de recursos. Conclui-se que para uma escola ser inclusiva ela precisa de profissionais que estejam abertos a mudanças e formações que propiciem uma reflexão crítica, mas principalmente visem todos aqueles que estão marcados pela exclusão e fracasso escolar. Palavras-chave: inclusão; deficiência; ensino regular.Unemat Editora2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/988410.30681/reps.v7i3.9884Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1348-13622236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9884/6229Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Tuane Lima2022-12-27T20:19:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9884Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:19:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop |
title |
Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop |
spellingShingle |
Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop Machado, Tuane Lima |
title_short |
Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop |
title_full |
Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop |
title_fullStr |
Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop |
title_sort |
Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop |
author |
Machado, Tuane Lima |
author_facet |
Machado, Tuane Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Tuane Lima |
description |
O presente artigo mostra um estudo de caso realizado em uma instituição de ensino fundamental regular. O estudo teve como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em uma escola da rede municipal de Sinop. Os sujeitos desta pesquisa foram três professoras da sala regular, uma coordenadora e uma professora da sala de recursos. Conclui-se que para uma escola ser inclusiva ela precisa de profissionais que estejam abertos a mudanças e formações que propiciem uma reflexão crítica, mas principalmente visem todos aqueles que estão marcados pela exclusão e fracasso escolar. Palavras-chave: inclusão; deficiência; ensino regular. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9884 10.30681/reps.v7i3.9884 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9884 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v7i3.9884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9884/6229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1348-1362 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926129905664 |