Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Tuane Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9884
Resumo: O presente artigo mostra um estudo de caso realizado em uma instituição de ensino fundamental regular. O estudo teve como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em uma escola da rede municipal de Sinop. Os sujeitos desta pesquisa foram três professoras da sala regular, uma coordenadora e uma professora da sala de recursos. Conclui-se que para uma escola ser inclusiva ela precisa de profissionais que estejam abertos a mudanças e formações que propiciem uma reflexão crítica, mas principalmente visem todos aqueles que estão marcados pela exclusão e fracasso escolar. Palavras-chave: inclusão; deficiência; ensino regular.
id UNEMAT-1_9748540d8beae292ac3eab7cbfd536e1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9884
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de SinopO presente artigo mostra um estudo de caso realizado em uma instituição de ensino fundamental regular. O estudo teve como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em uma escola da rede municipal de Sinop. Os sujeitos desta pesquisa foram três professoras da sala regular, uma coordenadora e uma professora da sala de recursos. Conclui-se que para uma escola ser inclusiva ela precisa de profissionais que estejam abertos a mudanças e formações que propiciem uma reflexão crítica, mas principalmente visem todos aqueles que estão marcados pela exclusão e fracasso escolar. Palavras-chave: inclusão; deficiência; ensino regular.Unemat Editora2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/988410.30681/reps.v7i3.9884Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1348-13622236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9884/6229Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Tuane Lima2022-12-27T20:19:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9884Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:19:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop
title Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop
spellingShingle Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop
Machado, Tuane Lima
title_short Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop
title_full Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop
title_fullStr Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop
title_full_unstemmed Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop
title_sort Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop
author Machado, Tuane Lima
author_facet Machado, Tuane Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Tuane Lima
description O presente artigo mostra um estudo de caso realizado em uma instituição de ensino fundamental regular. O estudo teve como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em uma escola da rede municipal de Sinop. Os sujeitos desta pesquisa foram três professoras da sala regular, uma coordenadora e uma professora da sala de recursos. Conclui-se que para uma escola ser inclusiva ela precisa de profissionais que estejam abertos a mudanças e formações que propiciem uma reflexão crítica, mas principalmente visem todos aqueles que estão marcados pela exclusão e fracasso escolar. Palavras-chave: inclusão; deficiência; ensino regular.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9884
10.30681/reps.v7i3.9884
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9884
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i3.9884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9884/6229
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1348-1362
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926129905664