Multiculturalismo e educação: desafios para o educador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9256 |
Resumo: | A educação é muito importante na formação de gerações de valores como tolerância, cidadania crítica e valorização da pluralidade cultural. O objetivo do presente textoé trazer reflexões sobre o multiculturalismo na educação e alguns desafios para a prática docente.Aalternativa educacional é entendida como meio de proporcionar a formação de gerações e deve ser aberta à diversidade cultural e desafiadora, de congelamentos identitários e preconceitos. O educador deve estar comprometido com a transformação da sociedade para fornecer um melhor sistema de saúde, aprimoramento do conhecimento científico, do bem-estar emocional e da justiça social. Ele deve trazer no seu cotidiano uma perspectiva multicultural que resulte em um discurso alternativo, valorizando as identidades e reconhecendo aidentidade do ‘outro’.Palavras-chave: educação; multiculturalismo; professores; conceitos; percepções. |
id |
UNEMAT-1_9be6d630747e2fd8a788c3862b8dffdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9256 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Multiculturalismo e educação: desafios para o educadorA educação é muito importante na formação de gerações de valores como tolerância, cidadania crítica e valorização da pluralidade cultural. O objetivo do presente textoé trazer reflexões sobre o multiculturalismo na educação e alguns desafios para a prática docente.Aalternativa educacional é entendida como meio de proporcionar a formação de gerações e deve ser aberta à diversidade cultural e desafiadora, de congelamentos identitários e preconceitos. O educador deve estar comprometido com a transformação da sociedade para fornecer um melhor sistema de saúde, aprimoramento do conhecimento científico, do bem-estar emocional e da justiça social. Ele deve trazer no seu cotidiano uma perspectiva multicultural que resulte em um discurso alternativo, valorizando as identidades e reconhecendo aidentidade do ‘outro’.Palavras-chave: educação; multiculturalismo; professores; conceitos; percepções.Unemat Editora2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/925610.30681/reps.v3i2.9256Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 291-3002236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9256/5107Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Maria Nunes daPrimão, Juliana Cristina MagnaniAlexandre, Ivone Jesus2022-12-27T20:34:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9256Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:34:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multiculturalismo e educação: desafios para o educador |
title |
Multiculturalismo e educação: desafios para o educador |
spellingShingle |
Multiculturalismo e educação: desafios para o educador Silva, Ana Maria Nunes da |
title_short |
Multiculturalismo e educação: desafios para o educador |
title_full |
Multiculturalismo e educação: desafios para o educador |
title_fullStr |
Multiculturalismo e educação: desafios para o educador |
title_full_unstemmed |
Multiculturalismo e educação: desafios para o educador |
title_sort |
Multiculturalismo e educação: desafios para o educador |
author |
Silva, Ana Maria Nunes da |
author_facet |
Silva, Ana Maria Nunes da Primão, Juliana Cristina Magnani Alexandre, Ivone Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Primão, Juliana Cristina Magnani Alexandre, Ivone Jesus |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Maria Nunes da Primão, Juliana Cristina Magnani Alexandre, Ivone Jesus |
description |
A educação é muito importante na formação de gerações de valores como tolerância, cidadania crítica e valorização da pluralidade cultural. O objetivo do presente textoé trazer reflexões sobre o multiculturalismo na educação e alguns desafios para a prática docente.Aalternativa educacional é entendida como meio de proporcionar a formação de gerações e deve ser aberta à diversidade cultural e desafiadora, de congelamentos identitários e preconceitos. O educador deve estar comprometido com a transformação da sociedade para fornecer um melhor sistema de saúde, aprimoramento do conhecimento científico, do bem-estar emocional e da justiça social. Ele deve trazer no seu cotidiano uma perspectiva multicultural que resulte em um discurso alternativo, valorizando as identidades e reconhecendo aidentidade do ‘outro’.Palavras-chave: educação; multiculturalismo; professores; conceitos; percepções. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9256 10.30681/reps.v3i2.9256 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9256 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i2.9256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9256/5107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 291-300 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923709792256 |