A investigação-ação como propulsora da formação inicial em ciências e biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wyzykowski, Tamini
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9751
Resumo: A pesquisa apresenta as primeiras experiências docentes em sala de aula de professores de Ciências Biológicas em formação inicial e traz algumas reflexões com relação à constituição na docência. O estudo busca problematizar que a formação de professores pode decorrer de processos de pesquisa e que as narrativas de professores de Ciências em formação são um instrumento investigativo, servindo de referência metodológica para a pesquisa e para a compreensão do processo constitutivo inicial na docência. A construção dos dados ocorreu com base no relato narrativo de 30 licenciandos do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo – Rio Grande do Sul (RS). Os registros se referem à realização de um trabalho interdisciplinar, que possibilitou interação entre as disciplinas pedagógicas e específicas do Curso e inserir os licenciandos no contexto escolar. A ação também buscou empreender processos de investigação-ação como modelo de referência na formação inicial. Assim, os licenciandos foram orientados pelos professores de Prática de Ensino a construir um plano de aula, ir à escola desenvolver um conteúdo, contextualizar a carreira, descrever o processo vivenciado nas narrativas e assim refletir sobre a docência em Ciências. Da análise dos dados emergiram as seguintes categorias: iniciação à docência; metodologias de ensino; significação de livro didático; importância do planejamento; mediação na formação e reconstrução da prática; investigação-ação e reflexão. As narrativas apontaram que a iniciação à docência possibilitou aos licenciandos fazer o uso das teorias pedagógicas e conhecimentos específicos abordados na licenciatura, bem como ressignificar os ideários de docência e contextualizar diferentes metodologias de ensino. Alguns licenciandos também utilizaram o livro didático para planejar suas aulas, mas a reflexão que norteou o processo permitiu aos sujeitos atribuir significados mais autônomos quanto ao uso desse recurso. O planejamento foi muito importante para desenvolver as ações e neste sentido os professores formadores tiveram o papel de mediação da formação e reconstrução das práticas dos licenciandos. O contexto possibilitou aos licenciandos praticar alguns modelos de referência abordados nas disciplinas de Prática de Ensino, como a investigação-ação e a reflexão. Ao escrever as narrativas, os licenciandos atribuíram sentidos críticos ao processo vivenciado, pois direcionaram uma reflexão sobre a prática e sua formação, que nesse sentido implica desenvolvimento da investigação-formação-ação no que se refere à formação inicial. A partir dos resultados construídos pode-se concluir que o desenvolvimento de atividades de iniciação à docência durante a formação inicial aliado ao hábito de escrever narrativas estimulam nos licenciandos uma reflexão formativa, que permite a significação de ideários de docência e traz profícuas contribuições no que se refere à constituição de professores de Ciências Biológicas. Palavras-chave: constituição; iniciação à docência; narrativas; reflexão formativa. 
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