A investigação-ação como propulsora da formação inicial em ciências e biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9751 |
Resumo: | A pesquisa apresenta as primeiras experiências docentes em sala de aula de professores de Ciências Biológicas em formação inicial e traz algumas reflexões com relação à constituição na docência. O estudo busca problematizar que a formação de professores pode decorrer de processos de pesquisa e que as narrativas de professores de Ciências em formação são um instrumento investigativo, servindo de referência metodológica para a pesquisa e para a compreensão do processo constitutivo inicial na docência. A construção dos dados ocorreu com base no relato narrativo de 30 licenciandos do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo – Rio Grande do Sul (RS). Os registros se referem à realização de um trabalho interdisciplinar, que possibilitou interação entre as disciplinas pedagógicas e específicas do Curso e inserir os licenciandos no contexto escolar. A ação também buscou empreender processos de investigação-ação como modelo de referência na formação inicial. Assim, os licenciandos foram orientados pelos professores de Prática de Ensino a construir um plano de aula, ir à escola desenvolver um conteúdo, contextualizar a carreira, descrever o processo vivenciado nas narrativas e assim refletir sobre a docência em Ciências. Da análise dos dados emergiram as seguintes categorias: iniciação à docência; metodologias de ensino; significação de livro didático; importância do planejamento; mediação na formação e reconstrução da prática; investigação-ação e reflexão. As narrativas apontaram que a iniciação à docência possibilitou aos licenciandos fazer o uso das teorias pedagógicas e conhecimentos específicos abordados na licenciatura, bem como ressignificar os ideários de docência e contextualizar diferentes metodologias de ensino. Alguns licenciandos também utilizaram o livro didático para planejar suas aulas, mas a reflexão que norteou o processo permitiu aos sujeitos atribuir significados mais autônomos quanto ao uso desse recurso. O planejamento foi muito importante para desenvolver as ações e neste sentido os professores formadores tiveram o papel de mediação da formação e reconstrução das práticas dos licenciandos. O contexto possibilitou aos licenciandos praticar alguns modelos de referência abordados nas disciplinas de Prática de Ensino, como a investigação-ação e a reflexão. Ao escrever as narrativas, os licenciandos atribuíram sentidos críticos ao processo vivenciado, pois direcionaram uma reflexão sobre a prática e sua formação, que nesse sentido implica desenvolvimento da investigação-formação-ação no que se refere à formação inicial. A partir dos resultados construídos pode-se concluir que o desenvolvimento de atividades de iniciação à docência durante a formação inicial aliado ao hábito de escrever narrativas estimulam nos licenciandos uma reflexão formativa, que permite a significação de ideários de docência e traz profícuas contribuições no que se refere à constituição de professores de Ciências Biológicas. Palavras-chave: constituição; iniciação à docência; narrativas; reflexão formativa. |
id |
UNEMAT-1_a71fe486b283db8d01baadcf268668ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9751 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A investigação-ação como propulsora da formação inicial em ciências e biologiaA pesquisa apresenta as primeiras experiências docentes em sala de aula de professores de Ciências Biológicas em formação inicial e traz algumas reflexões com relação à constituição na docência. O estudo busca problematizar que a formação de professores pode decorrer de processos de pesquisa e que as narrativas de professores de Ciências em formação são um instrumento investigativo, servindo de referência metodológica para a pesquisa e para a compreensão do processo constitutivo inicial na docência. A construção dos dados ocorreu com base no relato narrativo de 30 licenciandos do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo – Rio Grande do Sul (RS). Os registros se referem à realização de um trabalho interdisciplinar, que possibilitou interação entre as disciplinas pedagógicas e específicas do Curso e inserir os licenciandos no contexto escolar. A ação também buscou empreender processos de investigação-ação como modelo de referência na formação inicial. Assim, os licenciandos foram orientados pelos professores de Prática de Ensino a construir um plano de aula, ir à escola desenvolver um conteúdo, contextualizar a carreira, descrever o processo vivenciado nas narrativas e assim refletir sobre a docência em Ciências. Da análise dos dados emergiram as seguintes categorias: iniciação à docência; metodologias de ensino; significação de livro didático; importância do planejamento; mediação na formação e reconstrução da prática; investigação-ação e reflexão. As narrativas apontaram que a iniciação à docência possibilitou aos licenciandos fazer o uso das teorias pedagógicas e conhecimentos específicos abordados na licenciatura, bem como ressignificar os ideários de docência e contextualizar diferentes metodologias de ensino. Alguns licenciandos também utilizaram o livro didático para planejar suas aulas, mas a reflexão que norteou o processo permitiu aos sujeitos atribuir significados mais autônomos quanto ao uso desse recurso. O planejamento foi muito importante para desenvolver as ações e neste sentido os professores formadores tiveram o papel de mediação da formação e reconstrução das práticas dos licenciandos. O contexto possibilitou aos licenciandos praticar alguns modelos de referência abordados nas disciplinas de Prática de Ensino, como a investigação-ação e a reflexão. Ao escrever as narrativas, os licenciandos atribuíram sentidos críticos ao processo vivenciado, pois direcionaram uma reflexão sobre a prática e sua formação, que nesse sentido implica desenvolvimento da investigação-formação-ação no que se refere à formação inicial. A partir dos resultados construídos pode-se concluir que o desenvolvimento de atividades de iniciação à docência durante a formação inicial aliado ao hábito de escrever narrativas estimulam nos licenciandos uma reflexão formativa, que permite a significação de ideários de docência e traz profícuas contribuições no que se refere à constituição de professores de Ciências Biológicas. Palavras-chave: constituição; iniciação à docência; narrativas; reflexão formativa. Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/975110.30681/reps.v7i2.9751Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 627-6282236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9751/6126Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWyzykowski, Tamini2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9751Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A investigação-ação como propulsora da formação inicial em ciências e biologia |
title |
A investigação-ação como propulsora da formação inicial em ciências e biologia |
spellingShingle |
A investigação-ação como propulsora da formação inicial em ciências e biologia Wyzykowski, Tamini |
title_short |
A investigação-ação como propulsora da formação inicial em ciências e biologia |
title_full |
A investigação-ação como propulsora da formação inicial em ciências e biologia |
title_fullStr |
A investigação-ação como propulsora da formação inicial em ciências e biologia |
title_full_unstemmed |
A investigação-ação como propulsora da formação inicial em ciências e biologia |
title_sort |
A investigação-ação como propulsora da formação inicial em ciências e biologia |
author |
Wyzykowski, Tamini |
author_facet |
Wyzykowski, Tamini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wyzykowski, Tamini |
description |
A pesquisa apresenta as primeiras experiências docentes em sala de aula de professores de Ciências Biológicas em formação inicial e traz algumas reflexões com relação à constituição na docência. O estudo busca problematizar que a formação de professores pode decorrer de processos de pesquisa e que as narrativas de professores de Ciências em formação são um instrumento investigativo, servindo de referência metodológica para a pesquisa e para a compreensão do processo constitutivo inicial na docência. A construção dos dados ocorreu com base no relato narrativo de 30 licenciandos do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo – Rio Grande do Sul (RS). Os registros se referem à realização de um trabalho interdisciplinar, que possibilitou interação entre as disciplinas pedagógicas e específicas do Curso e inserir os licenciandos no contexto escolar. A ação também buscou empreender processos de investigação-ação como modelo de referência na formação inicial. Assim, os licenciandos foram orientados pelos professores de Prática de Ensino a construir um plano de aula, ir à escola desenvolver um conteúdo, contextualizar a carreira, descrever o processo vivenciado nas narrativas e assim refletir sobre a docência em Ciências. Da análise dos dados emergiram as seguintes categorias: iniciação à docência; metodologias de ensino; significação de livro didático; importância do planejamento; mediação na formação e reconstrução da prática; investigação-ação e reflexão. As narrativas apontaram que a iniciação à docência possibilitou aos licenciandos fazer o uso das teorias pedagógicas e conhecimentos específicos abordados na licenciatura, bem como ressignificar os ideários de docência e contextualizar diferentes metodologias de ensino. Alguns licenciandos também utilizaram o livro didático para planejar suas aulas, mas a reflexão que norteou o processo permitiu aos sujeitos atribuir significados mais autônomos quanto ao uso desse recurso. O planejamento foi muito importante para desenvolver as ações e neste sentido os professores formadores tiveram o papel de mediação da formação e reconstrução das práticas dos licenciandos. O contexto possibilitou aos licenciandos praticar alguns modelos de referência abordados nas disciplinas de Prática de Ensino, como a investigação-ação e a reflexão. Ao escrever as narrativas, os licenciandos atribuíram sentidos críticos ao processo vivenciado, pois direcionaram uma reflexão sobre a prática e sua formação, que nesse sentido implica desenvolvimento da investigação-formação-ação no que se refere à formação inicial. A partir dos resultados construídos pode-se concluir que o desenvolvimento de atividades de iniciação à docência durante a formação inicial aliado ao hábito de escrever narrativas estimulam nos licenciandos uma reflexão formativa, que permite a significação de ideários de docência e traz profícuas contribuições no que se refere à constituição de professores de Ciências Biológicas. Palavras-chave: constituição; iniciação à docência; narrativas; reflexão formativa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9751 10.30681/reps.v7i2.9751 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9751 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v7i2.9751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9751/6126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 627-628 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925653852160 |