A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10098 |
Resumo: | Estudo de revisão bibliográfica sobre a educação como reprodução social conforme Pierre Bourdieu. Confronta conceitos tais como os de capital cultural no desempenho escolar, sua relação com herança familiar e expectativas de ascensão social através do titulo de ensino superior. Analisa ainda, dados socioeconômicos como Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeirainterpretados pelo viés do autor. Defende a construção de uma escola crítica menos comprometida com a reprodução social e sim com a diversidade de saberes e a criação de oportunidades de ascensão social e status baseados em critérios mais equitativos. Palavras-chave: sociologia da educação; cultura e educação; estrutura social; ascensão social; revisão bibliográfica; reprodução social. |
id |
UNEMAT-1_a72b95d0c16e82863813ac54d1c10b13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10098 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre BourdieuEstudo de revisão bibliográfica sobre a educação como reprodução social conforme Pierre Bourdieu. Confronta conceitos tais como os de capital cultural no desempenho escolar, sua relação com herança familiar e expectativas de ascensão social através do titulo de ensino superior. Analisa ainda, dados socioeconômicos como Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeirainterpretados pelo viés do autor. Defende a construção de uma escola crítica menos comprometida com a reprodução social e sim com a diversidade de saberes e a criação de oportunidades de ascensão social e status baseados em critérios mais equitativos. Palavras-chave: sociologia da educação; cultura e educação; estrutura social; ascensão social; revisão bibliográfica; reprodução social.Unemat Editora2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1009810.30681/reps.v9i3.10098Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1244-12642236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10098/6668Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFayan, Tabata MouraKemp, Kenia2022-12-27T20:13:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10098Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:13:21Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu |
title |
A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu |
spellingShingle |
A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu Fayan, Tabata Moura |
title_short |
A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu |
title_full |
A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu |
title_fullStr |
A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu |
title_full_unstemmed |
A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu |
title_sort |
A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu |
author |
Fayan, Tabata Moura |
author_facet |
Fayan, Tabata Moura Kemp, Kenia |
author_role |
author |
author2 |
Kemp, Kenia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fayan, Tabata Moura Kemp, Kenia |
description |
Estudo de revisão bibliográfica sobre a educação como reprodução social conforme Pierre Bourdieu. Confronta conceitos tais como os de capital cultural no desempenho escolar, sua relação com herança familiar e expectativas de ascensão social através do titulo de ensino superior. Analisa ainda, dados socioeconômicos como Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeirainterpretados pelo viés do autor. Defende a construção de uma escola crítica menos comprometida com a reprodução social e sim com a diversidade de saberes e a criação de oportunidades de ascensão social e status baseados em critérios mais equitativos. Palavras-chave: sociologia da educação; cultura e educação; estrutura social; ascensão social; revisão bibliográfica; reprodução social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10098 10.30681/reps.v9i3.10098 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10098 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v9i3.10098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10098/6668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1244-1264 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926942552064 |