A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fayan, Tabata Moura
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kemp, Kenia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10098
Resumo: Estudo de revisão bibliográfica sobre a educação como reprodução social conforme Pierre Bourdieu. Confronta conceitos tais como os de capital cultural no desempenho escolar, sua relação com herança familiar e expectativas de ascensão social através do titulo de ensino superior. Analisa ainda, dados socioeconômicos como Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeirainterpretados pelo viés do autor. Defende a construção de uma escola crítica menos comprometida com a reprodução social e sim com a diversidade de saberes e a criação de oportunidades de ascensão social e status baseados em critérios mais equitativos. Palavras-chave: sociologia da educação; cultura e educação; estrutura social; ascensão social; revisão bibliográfica; reprodução social.
id UNEMAT-1_a72b95d0c16e82863813ac54d1c10b13
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10098
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre BourdieuEstudo de revisão bibliográfica sobre a educação como reprodução social conforme Pierre Bourdieu. Confronta conceitos tais como os de capital cultural no desempenho escolar, sua relação com herança familiar e expectativas de ascensão social através do titulo de ensino superior. Analisa ainda, dados socioeconômicos como Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeirainterpretados pelo viés do autor. Defende a construção de uma escola crítica menos comprometida com a reprodução social e sim com a diversidade de saberes e a criação de oportunidades de ascensão social e status baseados em critérios mais equitativos. Palavras-chave: sociologia da educação; cultura e educação; estrutura social; ascensão social; revisão bibliográfica; reprodução social.Unemat Editora2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1009810.30681/reps.v9i3.10098Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1244-12642236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10098/6668Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFayan, Tabata MouraKemp, Kenia2022-12-27T20:13:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10098Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:13:21Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu
title A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu
spellingShingle A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu
Fayan, Tabata Moura
title_short A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu
title_full A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu
title_fullStr A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu
title_full_unstemmed A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu
title_sort A educação como ferramenta de inclusão socioeconômica: uma discussão a partir da obra de Pierre Bourdieu
author Fayan, Tabata Moura
author_facet Fayan, Tabata Moura
Kemp, Kenia
author_role author
author2 Kemp, Kenia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fayan, Tabata Moura
Kemp, Kenia
description Estudo de revisão bibliográfica sobre a educação como reprodução social conforme Pierre Bourdieu. Confronta conceitos tais como os de capital cultural no desempenho escolar, sua relação com herança familiar e expectativas de ascensão social através do titulo de ensino superior. Analisa ainda, dados socioeconômicos como Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeirainterpretados pelo viés do autor. Defende a construção de uma escola crítica menos comprometida com a reprodução social e sim com a diversidade de saberes e a criação de oportunidades de ascensão social e status baseados em critérios mais equitativos. Palavras-chave: sociologia da educação; cultura e educação; estrutura social; ascensão social; revisão bibliográfica; reprodução social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10098
10.30681/reps.v9i3.10098
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10098
identifier_str_mv 10.30681/reps.v9i3.10098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10098/6668
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1244-1264
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926942552064