Formação acadêmico-profissional de professores municipais de matemática dos anos finais do ensino fundamental: perspectivas interdisciplinares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9593 |
Resumo: | Objetiva investigar a formação acadêmico-profissional de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de uma rede municipal e sua relação com a interdisciplinaridade. É uma pesquisa-ação, com perspectiva qualitativa, com entrevista semiestruturada com dez professores. A interpretação dos dados foi realizada pelo processo de análise de conteúdo segundo L. Bardin, com fundamentação teórica em uma perspectiva construtiva e contextualizada e também no ordenamento legal e normativo vigente. Constata que existe a necessidade de formação sobre a concepção e prática da interdisciplinaridade no ensino de Matemática. Palavras-chave: formação; professores; interdisciplinaridade. |
id |
UNEMAT-1_b294932ebaf934b8553e895cf18ffbe0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9593 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação acadêmico-profissional de professores municipais de matemática dos anos finais do ensino fundamental: perspectivas interdisciplinaresObjetiva investigar a formação acadêmico-profissional de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de uma rede municipal e sua relação com a interdisciplinaridade. É uma pesquisa-ação, com perspectiva qualitativa, com entrevista semiestruturada com dez professores. A interpretação dos dados foi realizada pelo processo de análise de conteúdo segundo L. Bardin, com fundamentação teórica em uma perspectiva construtiva e contextualizada e também no ordenamento legal e normativo vigente. Constata que existe a necessidade de formação sobre a concepção e prática da interdisciplinaridade no ensino de Matemática. Palavras-chave: formação; professores; interdisciplinaridade.Unemat Editora2015-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/959310.30681/reps.v6i2.9593Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 328-3462236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9593/5844Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBica, Liliane CarvalhoMello, Elena Maria Billig2022-12-27T20:24:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9593Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:24:33Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação acadêmico-profissional de professores municipais de matemática dos anos finais do ensino fundamental: perspectivas interdisciplinares |
title |
Formação acadêmico-profissional de professores municipais de matemática dos anos finais do ensino fundamental: perspectivas interdisciplinares |
spellingShingle |
Formação acadêmico-profissional de professores municipais de matemática dos anos finais do ensino fundamental: perspectivas interdisciplinares Bica, Liliane Carvalho |
title_short |
Formação acadêmico-profissional de professores municipais de matemática dos anos finais do ensino fundamental: perspectivas interdisciplinares |
title_full |
Formação acadêmico-profissional de professores municipais de matemática dos anos finais do ensino fundamental: perspectivas interdisciplinares |
title_fullStr |
Formação acadêmico-profissional de professores municipais de matemática dos anos finais do ensino fundamental: perspectivas interdisciplinares |
title_full_unstemmed |
Formação acadêmico-profissional de professores municipais de matemática dos anos finais do ensino fundamental: perspectivas interdisciplinares |
title_sort |
Formação acadêmico-profissional de professores municipais de matemática dos anos finais do ensino fundamental: perspectivas interdisciplinares |
author |
Bica, Liliane Carvalho |
author_facet |
Bica, Liliane Carvalho Mello, Elena Maria Billig |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Elena Maria Billig |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bica, Liliane Carvalho Mello, Elena Maria Billig |
description |
Objetiva investigar a formação acadêmico-profissional de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de uma rede municipal e sua relação com a interdisciplinaridade. É uma pesquisa-ação, com perspectiva qualitativa, com entrevista semiestruturada com dez professores. A interpretação dos dados foi realizada pelo processo de análise de conteúdo segundo L. Bardin, com fundamentação teórica em uma perspectiva construtiva e contextualizada e também no ordenamento legal e normativo vigente. Constata que existe a necessidade de formação sobre a concepção e prática da interdisciplinaridade no ensino de Matemática. Palavras-chave: formação; professores; interdisciplinaridade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9593 10.30681/reps.v6i2.9593 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9593 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v6i2.9593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9593/5844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 328-346 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925075038208 |