O uso da água numa perspectiva socioambiental: a escola como formadora de práticas ambientais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8941 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a maneira que as informações sobre a água são trazidas para os alunos, como os alunos captam essas informações e se de fato é posto em prática, tanto na escola como em casa o que é ensinado em relação ao cuidado com a água. O ambiente de pesquisa foi a Escola Municipal Ana Cristina de Sena, e o público participante da pesquisa foram os alunos do primeiro ano. Para o embasamento teórico usamos os autores: Almeida, Barros, Brandão, Marcuse e Zart. Utilizaram-se perguntas relacionadas ao uso e preservação da água para analisar a percepção e/ou preocupação dos professores e da escola sobre o assunto. Através dessas perguntas/entrevistas, percebeu-se que falta muita informação e que os profissionais da educação ainda se encontram insuficientemente preparados para trabalhar a questão da Educação Ambiental relacionada ao uso da água. Para a pesquisa com as crianças, foram usados desenhos feitos pelas mesmas, sobre o tema da preservação da água, concluindo que a realidade das crianças, na maioria das vezes, é oposta ao que diz respeito principalmente à palavra preservação. Portanto, a preocupação essencial e conclusiva é em saber se os métodos didáticos diários que exigem ações e orientações podem fazer sentido para as crianças, e criar campos de interconexão para o exercício de uma Educação Ambiental relacionada à água, dentro e fora do cotidiano escolar.Palavras-chave: educação ambiental; preservação da água; importância da água; utilização da água. |
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O uso da água numa perspectiva socioambiental: a escola como formadora de práticas ambientaisO presente trabalho tem como objetivo analisar a maneira que as informações sobre a água são trazidas para os alunos, como os alunos captam essas informações e se de fato é posto em prática, tanto na escola como em casa o que é ensinado em relação ao cuidado com a água. O ambiente de pesquisa foi a Escola Municipal Ana Cristina de Sena, e o público participante da pesquisa foram os alunos do primeiro ano. Para o embasamento teórico usamos os autores: Almeida, Barros, Brandão, Marcuse e Zart. Utilizaram-se perguntas relacionadas ao uso e preservação da água para analisar a percepção e/ou preocupação dos professores e da escola sobre o assunto. Através dessas perguntas/entrevistas, percebeu-se que falta muita informação e que os profissionais da educação ainda se encontram insuficientemente preparados para trabalhar a questão da Educação Ambiental relacionada ao uso da água. Para a pesquisa com as crianças, foram usados desenhos feitos pelas mesmas, sobre o tema da preservação da água, concluindo que a realidade das crianças, na maioria das vezes, é oposta ao que diz respeito principalmente à palavra preservação. Portanto, a preocupação essencial e conclusiva é em saber se os métodos didáticos diários que exigem ações e orientações podem fazer sentido para as crianças, e criar campos de interconexão para o exercício de uma Educação Ambiental relacionada à água, dentro e fora do cotidiano escolar.Palavras-chave: educação ambiental; preservação da água; importância da água; utilização da água.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/894110.30681/reps.v2i1.8941Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 220-2292236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8941/5792Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Elena Dias daBampi, Aumeri Carlos2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8941Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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