Brincadeiras: práticas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Janice Oliveira Cardoso
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Straub, José Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8919
Resumo: Nesta pesquisa procuro mostrar a qualidade das atividades em que se envolvem as 23 crianças, entre meninos e meninas, de uma turma do 2º ano do ensino fundamental no ambiente escolar. O estudo analisa como as brincadeiras podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem das crianças, e se os professores sabem a importância da sua utilização durante as aulas, para uma maior interação com o aluno. Para esse processo investigativo utilizei como suporte teórico vários autores e autoras, entre eles: Almeida, Brougére, Redin, Kishimoto, Freire, Piaget, Straub, entre outros. Os quais me deram argumentos para mostrar a importância que jogos e brincadeiras têm no desenvolvimento intelectual, afetivo, motor e social da criança como auxiliares no processo ensino-aprendizagem. Optei pelo método qualitativo de estudo de caso, com observações e entrevistas semi-estruturada com a coordenação, alunos, professores e equipe de apoio, para que pudesse assim observar sua rotina diária. Contudo percebi que muitas vezes os professores não utilizam jogos e brincadeiras, mesmo sabendo do papel que esse exerce sobre o desenvolvimento da criança.Palavras-chave: educação; ensino Fundamental; ensino-aprendizagem; jogos e brincadeiras.
id UNEMAT-1_bcc8afe878a63db0feaaced49b78fe6f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8919
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Brincadeiras: práticas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem das criançasNesta pesquisa procuro mostrar a qualidade das atividades em que se envolvem as 23 crianças, entre meninos e meninas, de uma turma do 2º ano do ensino fundamental no ambiente escolar. O estudo analisa como as brincadeiras podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem das crianças, e se os professores sabem a importância da sua utilização durante as aulas, para uma maior interação com o aluno. Para esse processo investigativo utilizei como suporte teórico vários autores e autoras, entre eles: Almeida, Brougére, Redin, Kishimoto, Freire, Piaget, Straub, entre outros. Os quais me deram argumentos para mostrar a importância que jogos e brincadeiras têm no desenvolvimento intelectual, afetivo, motor e social da criança como auxiliares no processo ensino-aprendizagem. Optei pelo método qualitativo de estudo de caso, com observações e entrevistas semi-estruturada com a coordenação, alunos, professores e equipe de apoio, para que pudesse assim observar sua rotina diária. Contudo percebi que muitas vezes os professores não utilizam jogos e brincadeiras, mesmo sabendo do papel que esse exerce sobre o desenvolvimento da criança.Palavras-chave: educação; ensino Fundamental; ensino-aprendizagem; jogos e brincadeiras.Unemat Editora2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/891910.30681/reps.v1i1.8919Eventos Pedagógicos; v. 1 n. 1 (2010): Educação e Diversidade; 38-462236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8919/5737Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Janice Oliveira CardosoStraub, José Luiz2022-12-27T20:38:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8919Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:38:45Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeiras: práticas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem das crianças
title Brincadeiras: práticas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem das crianças
spellingShingle Brincadeiras: práticas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem das crianças
Rodrigues, Janice Oliveira Cardoso
title_short Brincadeiras: práticas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem das crianças
title_full Brincadeiras: práticas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem das crianças
title_fullStr Brincadeiras: práticas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem das crianças
title_full_unstemmed Brincadeiras: práticas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem das crianças
title_sort Brincadeiras: práticas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem das crianças
author Rodrigues, Janice Oliveira Cardoso
author_facet Rodrigues, Janice Oliveira Cardoso
Straub, José Luiz
author_role author
author2 Straub, José Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Janice Oliveira Cardoso
Straub, José Luiz
description Nesta pesquisa procuro mostrar a qualidade das atividades em que se envolvem as 23 crianças, entre meninos e meninas, de uma turma do 2º ano do ensino fundamental no ambiente escolar. O estudo analisa como as brincadeiras podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem das crianças, e se os professores sabem a importância da sua utilização durante as aulas, para uma maior interação com o aluno. Para esse processo investigativo utilizei como suporte teórico vários autores e autoras, entre eles: Almeida, Brougére, Redin, Kishimoto, Freire, Piaget, Straub, entre outros. Os quais me deram argumentos para mostrar a importância que jogos e brincadeiras têm no desenvolvimento intelectual, afetivo, motor e social da criança como auxiliares no processo ensino-aprendizagem. Optei pelo método qualitativo de estudo de caso, com observações e entrevistas semi-estruturada com a coordenação, alunos, professores e equipe de apoio, para que pudesse assim observar sua rotina diária. Contudo percebi que muitas vezes os professores não utilizam jogos e brincadeiras, mesmo sabendo do papel que esse exerce sobre o desenvolvimento da criança.Palavras-chave: educação; ensino Fundamental; ensino-aprendizagem; jogos e brincadeiras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8919
10.30681/reps.v1i1.8919
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8919
identifier_str_mv 10.30681/reps.v1i1.8919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8919/5737
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 1 n. 1 (2010): Educação e Diversidade; 38-46
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922715742208