Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10086 |
Resumo: | Este texto expõe um exercício de análise dos livros didáticos do autor André Perez y Marin. Tal exercício pautou-se nas concepções de Alain Choppin, Bruno Dassie, Circe Bittencourt e Wagner Rodrigues Valente. Foram abordadas algumas das possíveis formas de análise do livro didático como fonte de pesquisa em educação matemática. Observou-se que é possível analisar um livro didático além de seu conteúdo. Verificou-se nas obras do autor a inserção de conceitos matemáticos além dos conteúdos recomendados pelos programas de ensino e o uso da História da Matemática, o que não era comum nos textos vigentes à época. Palavras-chave: livro didático; fontes. |
id |
UNEMAT-1_bf4d3469f24d258d3bf27ebcc1c95f3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10086 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemáticaEste texto expõe um exercício de análise dos livros didáticos do autor André Perez y Marin. Tal exercício pautou-se nas concepções de Alain Choppin, Bruno Dassie, Circe Bittencourt e Wagner Rodrigues Valente. Foram abordadas algumas das possíveis formas de análise do livro didático como fonte de pesquisa em educação matemática. Observou-se que é possível analisar um livro didático além de seu conteúdo. Verificou-se nas obras do autor a inserção de conceitos matemáticos além dos conteúdos recomendados pelos programas de ensino e o uso da História da Matemática, o que não era comum nos textos vigentes à época. Palavras-chave: livro didático; fontes.Unemat Editora2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1008610.30681/reps.v9i2.10086Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 2 (2018): História, Filosofia e Educação Matemática; 788-8012236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10086/6614Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBortoli, Adriana de2022-12-27T20:14:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10086Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:14:10Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática |
title |
Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática |
spellingShingle |
Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática Bortoli, Adriana de |
title_short |
Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática |
title_full |
Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática |
title_fullStr |
Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática |
title_full_unstemmed |
Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática |
title_sort |
Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática |
author |
Bortoli, Adriana de |
author_facet |
Bortoli, Adriana de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortoli, Adriana de |
description |
Este texto expõe um exercício de análise dos livros didáticos do autor André Perez y Marin. Tal exercício pautou-se nas concepções de Alain Choppin, Bruno Dassie, Circe Bittencourt e Wagner Rodrigues Valente. Foram abordadas algumas das possíveis formas de análise do livro didático como fonte de pesquisa em educação matemática. Observou-se que é possível analisar um livro didático além de seu conteúdo. Verificou-se nas obras do autor a inserção de conceitos matemáticos além dos conteúdos recomendados pelos programas de ensino e o uso da História da Matemática, o que não era comum nos textos vigentes à época. Palavras-chave: livro didático; fontes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10086 10.30681/reps.v9i2.10086 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10086 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v9i2.10086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10086/6614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 2 (2018): História, Filosofia e Educação Matemática; 788-801 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926648950784 |