Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoli, Adriana de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10086
Resumo: Este texto expõe um exercício de análise dos livros didáticos do autor André Perez y Marin. Tal exercício pautou-se nas concepções de Alain Choppin, Bruno Dassie, Circe Bittencourt e Wagner Rodrigues Valente. Foram abordadas algumas das possíveis formas de análise do livro didático como fonte de pesquisa em educação matemática. Observou-se que é possível analisar um livro didático além de seu conteúdo. Verificou-se nas obras do autor a inserção de conceitos matemáticos além dos conteúdos recomendados pelos programas de ensino e o uso da História da Matemática, o que não era comum nos textos vigentes à época. Palavras-chave: livro didático; fontes.
id UNEMAT-1_bf4d3469f24d258d3bf27ebcc1c95f3c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10086
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemáticaEste texto expõe um exercício de análise dos livros didáticos do autor André Perez y Marin. Tal exercício pautou-se nas concepções de Alain Choppin, Bruno Dassie, Circe Bittencourt e Wagner Rodrigues Valente. Foram abordadas algumas das possíveis formas de análise do livro didático como fonte de pesquisa em educação matemática. Observou-se que é possível analisar um livro didático além de seu conteúdo. Verificou-se nas obras do autor a inserção de conceitos matemáticos além dos conteúdos recomendados pelos programas de ensino e o uso da História da Matemática, o que não era comum nos textos vigentes à época. Palavras-chave: livro didático; fontes.Unemat Editora2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1008610.30681/reps.v9i2.10086Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 2 (2018): História, Filosofia e Educação Matemática; 788-8012236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10086/6614Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBortoli, Adriana de2022-12-27T20:14:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10086Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:14:10Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática
title Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática
spellingShingle Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática
Bortoli, Adriana de
title_short Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática
title_full Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática
title_fullStr Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática
title_full_unstemmed Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática
title_sort Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática
author Bortoli, Adriana de
author_facet Bortoli, Adriana de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoli, Adriana de
description Este texto expõe um exercício de análise dos livros didáticos do autor André Perez y Marin. Tal exercício pautou-se nas concepções de Alain Choppin, Bruno Dassie, Circe Bittencourt e Wagner Rodrigues Valente. Foram abordadas algumas das possíveis formas de análise do livro didático como fonte de pesquisa em educação matemática. Observou-se que é possível analisar um livro didático além de seu conteúdo. Verificou-se nas obras do autor a inserção de conceitos matemáticos além dos conteúdos recomendados pelos programas de ensino e o uso da História da Matemática, o que não era comum nos textos vigentes à época. Palavras-chave: livro didático; fontes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10086
10.30681/reps.v9i2.10086
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10086
identifier_str_mv 10.30681/reps.v9i2.10086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10086/6614
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 2 (2018): História, Filosofia e Educação Matemática; 788-801
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926648950784