Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lomeu, Gisele Carvalho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Iocca, Fátima Aparecida Da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9850
Resumo: A Alfabetização Científica pode ser desenvolvida em diferentes níveis de ensino. Nessa perspectiva, o presente artigo apresenta contribuições das atividades de investigação para o desenvolvimento da alfabetização científica na Educação Infantil,em uma escola do campo do Estado de Mato Grosso.A metodologia apoia-se na abordagem qualitativa de caráter exploratório, cujas atividades desenvolvidas estão fundamentadas na perspectiva da Aprendizagem Significativa. Os principais resultados indicam que as atividades investigativas foram fundamentais para as crianças elaborarem explicações orais mais consistentes em relação aos fenômenos estudados e desenvolverem habilidades cognitivas. Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Educação do Campo. Práticas Educativas. Ensino por Investigação.
id UNEMAT-1_cb633fdb91292beea13e7f3eea2fe51b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9850
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campoA Alfabetização Científica pode ser desenvolvida em diferentes níveis de ensino. Nessa perspectiva, o presente artigo apresenta contribuições das atividades de investigação para o desenvolvimento da alfabetização científica na Educação Infantil,em uma escola do campo do Estado de Mato Grosso.A metodologia apoia-se na abordagem qualitativa de caráter exploratório, cujas atividades desenvolvidas estão fundamentadas na perspectiva da Aprendizagem Significativa. Os principais resultados indicam que as atividades investigativas foram fundamentais para as crianças elaborarem explicações orais mais consistentes em relação aos fenômenos estudados e desenvolverem habilidades cognitivas. Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Educação do Campo. Práticas Educativas. Ensino por Investigação.Unemat Editora2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/985010.30681/reps.v7i3.9850Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1402-14142236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9850/6239Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLomeu, Gisele CarvalhoIocca, Fátima Aparecida Da Silva2022-12-27T20:19:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9850Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:19:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo
title Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo
spellingShingle Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo
Lomeu, Gisele Carvalho
title_short Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo
title_full Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo
title_fullStr Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo
title_full_unstemmed Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo
title_sort Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo
author Lomeu, Gisele Carvalho
author_facet Lomeu, Gisele Carvalho
Iocca, Fátima Aparecida Da Silva
author_role author
author2 Iocca, Fátima Aparecida Da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lomeu, Gisele Carvalho
Iocca, Fátima Aparecida Da Silva
description A Alfabetização Científica pode ser desenvolvida em diferentes níveis de ensino. Nessa perspectiva, o presente artigo apresenta contribuições das atividades de investigação para o desenvolvimento da alfabetização científica na Educação Infantil,em uma escola do campo do Estado de Mato Grosso.A metodologia apoia-se na abordagem qualitativa de caráter exploratório, cujas atividades desenvolvidas estão fundamentadas na perspectiva da Aprendizagem Significativa. Os principais resultados indicam que as atividades investigativas foram fundamentais para as crianças elaborarem explicações orais mais consistentes em relação aos fenômenos estudados e desenvolverem habilidades cognitivas. Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Educação do Campo. Práticas Educativas. Ensino por Investigação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9850
10.30681/reps.v7i3.9850
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9850
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i3.9850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9850/6239
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1402-1414
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926097399808