Alfabetização científica na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.97.2020.tde-25082021-121056 |
Resumo: | O termo alfabetização é utilizado para se referir ao processo que permite aos indivíduos aprenderem a ler e a escrever. Quando nos referimos à alfabetização científica estamos nos reportando à ideia defendida por vários pesquisadores em ensino de Ciências, em especial por Attico Chassot, que a define como o processo pelo qual se dota o indivíduo da capacidade de ler a linguagem em que está escrita a natureza. Muitos estudos afirmam que o tamanho e a dificuldade dessa empreitada são tão grandes que deve ser iniciada o mais cedo possível. Neste trabalho estudamos as possíveis contribuições que uma mostra científica pode trazer para o processo de alfabetização científica de alunos da Educação infantil em escolas de uma cidade do interior paulista. A mostra científica contou com experimentos de Física contemplando temas como ótica, termodinâmica, ondulatória (som), eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo. A mostra foi levada até uma escola e montada no pátio para que as crianças pudessem interagir livremente com os experimentos. O corpus do trabalho se constituiu a partir das entrevistas realizadas com os alunos participantes da mostra científica. Analisamos as falas das crianças antes e depois da realização da mostra. Utilizamos constructos da Teoria Sociocultural de Vigotski, admitindo, a linguagem como determinante para o desenvolvimento do pensamento e da cognição. Os dados apontam para o fato de que as atividades contribuíram para uma ampliação do repertório cultural das crianças participantes, aspecto que podem ser de fundamental importância para o aprendizado formal de Ciências, em níveis mais elevados de ensino. |
id |
USP_63ba605448d03abd1c30187456282718 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25082021-121056 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Alfabetização científica na Educação Infantil Scientific literacy in Child Education 2020-02-03Marco Aurelio Alvarenga MonteiroJose Silverio Edmundo GermanoPaulo Atsushi SuzukiSilmar Antonio TravainDanielle Silva de Novais TeixeiraUniversidade de São PauloMestre Profissional Projetos Educacionais de CiênciasUSPBR Alfabetização Científica Child education Educação Infantil Ensino de Ciências Mostra de Ciências Science Show Science Teaching Scientific Literacy O termo alfabetização é utilizado para se referir ao processo que permite aos indivíduos aprenderem a ler e a escrever. Quando nos referimos à alfabetização científica estamos nos reportando à ideia defendida por vários pesquisadores em ensino de Ciências, em especial por Attico Chassot, que a define como o processo pelo qual se dota o indivíduo da capacidade de ler a linguagem em que está escrita a natureza. Muitos estudos afirmam que o tamanho e a dificuldade dessa empreitada são tão grandes que deve ser iniciada o mais cedo possível. Neste trabalho estudamos as possíveis contribuições que uma mostra científica pode trazer para o processo de alfabetização científica de alunos da Educação infantil em escolas de uma cidade do interior paulista. A mostra científica contou com experimentos de Física contemplando temas como ótica, termodinâmica, ondulatória (som), eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo. A mostra foi levada até uma escola e montada no pátio para que as crianças pudessem interagir livremente com os experimentos. O corpus do trabalho se constituiu a partir das entrevistas realizadas com os alunos participantes da mostra científica. Analisamos as falas das crianças antes e depois da realização da mostra. Utilizamos constructos da Teoria Sociocultural de Vigotski, admitindo, a linguagem como determinante para o desenvolvimento do pensamento e da cognição. Os dados apontam para o fato de que as atividades contribuíram para uma ampliação do repertório cultural das crianças participantes, aspecto que podem ser de fundamental importância para o aprendizado formal de Ciências, em níveis mais elevados de ensino. The term literacy is used to refer to the process that allows individuals to learn to read and write. When we refer to scientific literacy we are referring to the idea advocated by several researchers in science teaching, especially by Attico Chassot, who defines it as the process by which the individual is given the ability to read the language in which nature is written. Many studies claim that the size and difficulty of this endeavor is so great that it must be started as early as possible. In this work, we study the possible contributions that a scientific show can bring to the process of scientific literacy of students of the children´s education of a city in the interior of São Paulo. The scientific show featured physics experiments covering topics such as optics, thermodynamics, wave (sound), electricity, magnetism and electromagnetism. The show was taken to a school and set up in the courtyard so that the children could freely interact with the experiments. The corpus of the work was constituted from the interviews carried out with the students participating in the scientific exhibition. We analyzed the children\'s speeches before and after the show. We use constructs from Vigotski\'s Sociocultural Theory, admitting, language as a determinant for the development of thought and cognition. The data point to the fact that the activities contributed to an expansion of the cultural repertoire of the participating children, an aspect that can be of fundamental importance for the formal learning of Sciences, at higher levels of education. https://doi.org/10.11606/D.97.2020.tde-25082021-121056info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:08:46Zoai:teses.usp.br:tde-25082021-121056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:17:58.856310Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Alfabetização científica na Educação Infantil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Scientific literacy in Child Education |
title |
Alfabetização científica na Educação Infantil |
spellingShingle |
Alfabetização científica na Educação Infantil Danielle Silva de Novais Teixeira |
title_short |
Alfabetização científica na Educação Infantil |
title_full |
Alfabetização científica na Educação Infantil |
title_fullStr |
Alfabetização científica na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Alfabetização científica na Educação Infantil |
title_sort |
Alfabetização científica na Educação Infantil |
author |
Danielle Silva de Novais Teixeira |
author_facet |
Danielle Silva de Novais Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marco Aurelio Alvarenga Monteiro |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jose Silverio Edmundo Germano |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Paulo Atsushi Suzuki |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silmar Antonio Travain |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Danielle Silva de Novais Teixeira |
contributor_str_mv |
Marco Aurelio Alvarenga Monteiro Jose Silverio Edmundo Germano Paulo Atsushi Suzuki Silmar Antonio Travain |
description |
O termo alfabetização é utilizado para se referir ao processo que permite aos indivíduos aprenderem a ler e a escrever. Quando nos referimos à alfabetização científica estamos nos reportando à ideia defendida por vários pesquisadores em ensino de Ciências, em especial por Attico Chassot, que a define como o processo pelo qual se dota o indivíduo da capacidade de ler a linguagem em que está escrita a natureza. Muitos estudos afirmam que o tamanho e a dificuldade dessa empreitada são tão grandes que deve ser iniciada o mais cedo possível. Neste trabalho estudamos as possíveis contribuições que uma mostra científica pode trazer para o processo de alfabetização científica de alunos da Educação infantil em escolas de uma cidade do interior paulista. A mostra científica contou com experimentos de Física contemplando temas como ótica, termodinâmica, ondulatória (som), eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo. A mostra foi levada até uma escola e montada no pátio para que as crianças pudessem interagir livremente com os experimentos. O corpus do trabalho se constituiu a partir das entrevistas realizadas com os alunos participantes da mostra científica. Analisamos as falas das crianças antes e depois da realização da mostra. Utilizamos constructos da Teoria Sociocultural de Vigotski, admitindo, a linguagem como determinante para o desenvolvimento do pensamento e da cognição. Os dados apontam para o fato de que as atividades contribuíram para uma ampliação do repertório cultural das crianças participantes, aspecto que podem ser de fundamental importância para o aprendizado formal de Ciências, em níveis mais elevados de ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.97.2020.tde-25082021-121056 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.97.2020.tde-25082021-121056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestre Profissional Projetos Educacionais de Ciências |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794503047116750848 |