O desenho da criança na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gisele da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9885
Resumo: O artigo tem como objetivo compreender a importância do desenho no desenvolvimento da criança de 05 anos de idade na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com entrevistas com os professores, alunos e direção. Ao desenhar a criança expressa revelando suas emoções, vontades, imaginação, criatividade, medos e angustias, revelando no desenho emocional, intelectual, perceptual, social, físico, estético e criativo. Como referencial utilizaram-se Sandra Richter e Vander Jarabiza. Conclui-se que os profissionais têm desenvolvido suas práticas pedagógicas ao trabalhar o desenho livre com as crianças, enfatizando no processo de aprendizagem, tendo um olhar sensível ao desenho da criança. Palavras-chave: educação infantil; desenho da criança; expressar.
id UNEMAT-1_d848530c904fe073845641b0c49745fe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9885
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O desenho da criança na educação infantilO artigo tem como objetivo compreender a importância do desenho no desenvolvimento da criança de 05 anos de idade na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com entrevistas com os professores, alunos e direção. Ao desenhar a criança expressa revelando suas emoções, vontades, imaginação, criatividade, medos e angustias, revelando no desenho emocional, intelectual, perceptual, social, físico, estético e criativo. Como referencial utilizaram-se Sandra Richter e Vander Jarabiza. Conclui-se que os profissionais têm desenvolvido suas práticas pedagógicas ao trabalhar o desenho livre com as crianças, enfatizando no processo de aprendizagem, tendo um olhar sensível ao desenho da criança. Palavras-chave: educação infantil; desenho da criança; expressar.Unemat Editora2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/988510.30681/reps.v7i3.9885Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1117-11312236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9885/6213Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gisele da Costa2022-12-27T20:19:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9885Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:19:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenho da criança na educação infantil
title O desenho da criança na educação infantil
spellingShingle O desenho da criança na educação infantil
Silva, Gisele da Costa
title_short O desenho da criança na educação infantil
title_full O desenho da criança na educação infantil
title_fullStr O desenho da criança na educação infantil
title_full_unstemmed O desenho da criança na educação infantil
title_sort O desenho da criança na educação infantil
author Silva, Gisele da Costa
author_facet Silva, Gisele da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gisele da Costa
description O artigo tem como objetivo compreender a importância do desenho no desenvolvimento da criança de 05 anos de idade na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com entrevistas com os professores, alunos e direção. Ao desenhar a criança expressa revelando suas emoções, vontades, imaginação, criatividade, medos e angustias, revelando no desenho emocional, intelectual, perceptual, social, físico, estético e criativo. Como referencial utilizaram-se Sandra Richter e Vander Jarabiza. Conclui-se que os profissionais têm desenvolvido suas práticas pedagógicas ao trabalhar o desenho livre com as crianças, enfatizando no processo de aprendizagem, tendo um olhar sensível ao desenho da criança. Palavras-chave: educação infantil; desenho da criança; expressar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9885
10.30681/reps.v7i3.9885
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9885
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i3.9885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9885/6213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1117-1131
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926130954240