O desenho da criança para os professores da educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROGA, Macelyane Larissa Morais Almeida de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6278
Resumo: É comum na prática de alguns professores a utilização do desenho como um passatempo diretivo com atividades pré-elaboradas. Para a presente pesquisa pautamos o estudo nos textos de Lopes (2009), Tourrette (2009), Palacios, (2008) e Silva e Tavares (2001), entre outros. Tivemos como objetivos analisar como os professores descrevem o desenho na Educação Infantil; Observar as atividades que envolvem o desenho, elaboradas pelos professores, para as crianças; Investigar como o professor trabalha a construção do desenho em sala de aula e Identificar os recursos e as técnicas utilizadas durante o processo de desenvolvimento do desenho infantil. A pesquisa de caráter exploratório e abordagem quanti-qualitativa teve como público alvo professores das Creches Municipais da cidade de Pombal-PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: Observação, Questionário Sociodemográfico e Entrevista Semiestruturada. Os resultados indicam que, embora não verificado no período de observação, os docentes, na entrevista, apontam a importância do desenho da criança como forma de expressar seus pensamentos, ideias, anseios e desejos; meio de comunicação; conhecer os alunos e sua realidade; capacidade da criança criar e recriar o mundo e como forma de trabalhar a coordenação motora. Porém, no período de observação verificamos que muitas das atividades de desenho, ainda eram oferecidas às crianças, numa perspectiva do ensino tradicional, impedindo-as de demonstrar suas habilidades. Assim, podemos concluir que o desenho além de contribuir com o desenvolvimento integral da criança, precisa ser mais compreendido e trabalhado de forma coerente na Educação Infantil.
id UFCG_5189fe8b58878812351f20c1ed1142fa
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6278
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O desenho da criança para os professores da educação infantil.Child's drawing for education teachers Children's.Educação infantilDesenho – educação infantilResolução de problemas - estratégias dos estudantesChild educationDrawing - early childhood educationProblem Solving - Student StrategiesEducação.É comum na prática de alguns professores a utilização do desenho como um passatempo diretivo com atividades pré-elaboradas. Para a presente pesquisa pautamos o estudo nos textos de Lopes (2009), Tourrette (2009), Palacios, (2008) e Silva e Tavares (2001), entre outros. Tivemos como objetivos analisar como os professores descrevem o desenho na Educação Infantil; Observar as atividades que envolvem o desenho, elaboradas pelos professores, para as crianças; Investigar como o professor trabalha a construção do desenho em sala de aula e Identificar os recursos e as técnicas utilizadas durante o processo de desenvolvimento do desenho infantil. A pesquisa de caráter exploratório e abordagem quanti-qualitativa teve como público alvo professores das Creches Municipais da cidade de Pombal-PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: Observação, Questionário Sociodemográfico e Entrevista Semiestruturada. Os resultados indicam que, embora não verificado no período de observação, os docentes, na entrevista, apontam a importância do desenho da criança como forma de expressar seus pensamentos, ideias, anseios e desejos; meio de comunicação; conhecer os alunos e sua realidade; capacidade da criança criar e recriar o mundo e como forma de trabalhar a coordenação motora. Porém, no período de observação verificamos que muitas das atividades de desenho, ainda eram oferecidas às crianças, numa perspectiva do ensino tradicional, impedindo-as de demonstrar suas habilidades. Assim, podemos concluir que o desenho além de contribuir com o desenvolvimento integral da criança, precisa ser mais compreendido e trabalhado de forma coerente na Educação Infantil.It is common practice of some teachers using the drawing as a hobby governing pre-prepared activities. For this research have guided the study of texts in Lopes (2009), Tourrette (2009), Palacios (2008) and Silva and Tavares (2001), among others. We had as objective to analyze how teachers describe the drawing in kindergarten; Observe the activities involving the design, developed by teachers, for children; Investigate how the teacher works building design in the classroom and identify the resources and techniques used during the development of children's drawing. The exploratory research and qualitative approach has the audience of teachers Municipal Kindergartens city of Pombal-PB. The instruments used for data collection were Observation, Sociodemographic Questionnaire and semi-structured interview. The results indicate that, although not in the period of observation, the teachers in the interview, indicate the importance of the child's drawing as a way to express their thoughts, ideas, wishes and desires; means of communication; know the students and their reality; child's ability to create and recreate the world and as a way of working motor coordination. However, the period of observation we find that many of the drawing activities yet also offered to children from the perspective of traditional education, preventing them from demonstrating their skills. Thus, we conclude that the design and contribute to the holistic development of children, more needs to be understood and consistently worked in Early Childhood Education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOARES, Luisa de Marillac Ramos.SOARES, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/3152646710019289CAMPOS , Maria de Lourdes.PEREIRA , Zildene Francisca.QUEIROGA, Macelyane Larissa Morais Almeida de.20142019-08-28T15:20:58Z2019-08-282019-08-28T15:20:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6278QUEIROGA,Macelyane Larissa Morais Almeida de.O desenho da criança para os professores da educação infantil. 2014. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T12:50:30Zoai:localhost:riufcg/6278Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T12:50:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenho da criança para os professores da educação infantil.
Child's drawing for education teachers Children's.
title O desenho da criança para os professores da educação infantil.
spellingShingle O desenho da criança para os professores da educação infantil.
QUEIROGA, Macelyane Larissa Morais Almeida de.
Educação infantil
Desenho – educação infantil
Resolução de problemas - estratégias dos estudantes
Child education
Drawing - early childhood education
Problem Solving - Student Strategies
Educação.
title_short O desenho da criança para os professores da educação infantil.
title_full O desenho da criança para os professores da educação infantil.
title_fullStr O desenho da criança para os professores da educação infantil.
title_full_unstemmed O desenho da criança para os professores da educação infantil.
title_sort O desenho da criança para os professores da educação infantil.
author QUEIROGA, Macelyane Larissa Morais Almeida de.
author_facet QUEIROGA, Macelyane Larissa Morais Almeida de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
SOARES, L. M. R.
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289
CAMPOS , Maria de Lourdes.
PEREIRA , Zildene Francisca.
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROGA, Macelyane Larissa Morais Almeida de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Desenho – educação infantil
Resolução de problemas - estratégias dos estudantes
Child education
Drawing - early childhood education
Problem Solving - Student Strategies
Educação.
topic Educação infantil
Desenho – educação infantil
Resolução de problemas - estratégias dos estudantes
Child education
Drawing - early childhood education
Problem Solving - Student Strategies
Educação.
description É comum na prática de alguns professores a utilização do desenho como um passatempo diretivo com atividades pré-elaboradas. Para a presente pesquisa pautamos o estudo nos textos de Lopes (2009), Tourrette (2009), Palacios, (2008) e Silva e Tavares (2001), entre outros. Tivemos como objetivos analisar como os professores descrevem o desenho na Educação Infantil; Observar as atividades que envolvem o desenho, elaboradas pelos professores, para as crianças; Investigar como o professor trabalha a construção do desenho em sala de aula e Identificar os recursos e as técnicas utilizadas durante o processo de desenvolvimento do desenho infantil. A pesquisa de caráter exploratório e abordagem quanti-qualitativa teve como público alvo professores das Creches Municipais da cidade de Pombal-PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: Observação, Questionário Sociodemográfico e Entrevista Semiestruturada. Os resultados indicam que, embora não verificado no período de observação, os docentes, na entrevista, apontam a importância do desenho da criança como forma de expressar seus pensamentos, ideias, anseios e desejos; meio de comunicação; conhecer os alunos e sua realidade; capacidade da criança criar e recriar o mundo e como forma de trabalhar a coordenação motora. Porém, no período de observação verificamos que muitas das atividades de desenho, ainda eram oferecidas às crianças, numa perspectiva do ensino tradicional, impedindo-as de demonstrar suas habilidades. Assim, podemos concluir que o desenho além de contribuir com o desenvolvimento integral da criança, precisa ser mais compreendido e trabalhado de forma coerente na Educação Infantil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-08-28T15:20:58Z
2019-08-28
2019-08-28T15:20:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6278
QUEIROGA,Macelyane Larissa Morais Almeida de.O desenho da criança para os professores da educação infantil. 2014. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6278
identifier_str_mv QUEIROGA,Macelyane Larissa Morais Almeida de.O desenho da criança para os professores da educação infantil. 2014. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389502664704