A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frubel, Vera Vianna
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bampi, Aumeri Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8918
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso objetivou verificar a importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores e alunos do 2º ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias, Sinop - MT. O objetivo da pesquisa foi o de refletir e compreender a importância da brincadeira e relatar um estudo que faz análise da importância do brincar para o desenvolvimento e a construção do vínculo com o mundo, através da pesquisa de fontes bibliográficas e de campo; a fim de refletir sobre a temática norteadora que constitui da relevância da ação do brincar no âmbito educacional. No decorrer dos registros das idéias em discussão pretendeu-se identificar e analisar a postura dos professores em relação à brincadeira. Foram entrevistados cinco docentes que trabalham com o segundo ano. Concluiu-se então que a brincadeira é de suma importância para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança e que os professores reconhecem esta importância. No entanto, mesmo dizendo que a brincadeira é muito importante para a socialização e desenvolvimento da criança, há pouca utilização na escola, mesmo entendendo que é preciso valorizar e utilizar mais as brincadeiras em suas práticas. Também consideram necessário que haja uma maior sensibilização dos educadores e da sociedade sobre a condição do ser criança e o papel fundamental que exerce com o brincar na descoberta do mundo.Palavras-chave: educação; educação fundamental; brincadeiras; professores; vínculo com o mundo.
id UNEMAT-1_d86bb9e784e5c5cd2dd599f32ee25ac0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8918
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MTO presente trabalho de conclusão de curso objetivou verificar a importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores e alunos do 2º ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias, Sinop - MT. O objetivo da pesquisa foi o de refletir e compreender a importância da brincadeira e relatar um estudo que faz análise da importância do brincar para o desenvolvimento e a construção do vínculo com o mundo, através da pesquisa de fontes bibliográficas e de campo; a fim de refletir sobre a temática norteadora que constitui da relevância da ação do brincar no âmbito educacional. No decorrer dos registros das idéias em discussão pretendeu-se identificar e analisar a postura dos professores em relação à brincadeira. Foram entrevistados cinco docentes que trabalham com o segundo ano. Concluiu-se então que a brincadeira é de suma importância para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança e que os professores reconhecem esta importância. No entanto, mesmo dizendo que a brincadeira é muito importante para a socialização e desenvolvimento da criança, há pouca utilização na escola, mesmo entendendo que é preciso valorizar e utilizar mais as brincadeiras em suas práticas. Também consideram necessário que haja uma maior sensibilização dos educadores e da sociedade sobre a condição do ser criança e o papel fundamental que exerce com o brincar na descoberta do mundo.Palavras-chave: educação; educação fundamental; brincadeiras; professores; vínculo com o mundo.Unemat Editora2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/891810.30681/reps.v1i1.8918Eventos Pedagógicos; v. 1 n. 1 (2010): Educação e Diversidade; 84-912236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8918/5741Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrubel, Vera ViannaBampi, Aumeri Carlos2022-12-27T20:38:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8918Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:38:45Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT
title A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT
spellingShingle A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT
Frubel, Vera Vianna
title_short A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT
title_full A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT
title_fullStr A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT
title_full_unstemmed A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT
title_sort A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT
author Frubel, Vera Vianna
author_facet Frubel, Vera Vianna
Bampi, Aumeri Carlos
author_role author
author2 Bampi, Aumeri Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frubel, Vera Vianna
Bampi, Aumeri Carlos
description O presente trabalho de conclusão de curso objetivou verificar a importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores e alunos do 2º ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias, Sinop - MT. O objetivo da pesquisa foi o de refletir e compreender a importância da brincadeira e relatar um estudo que faz análise da importância do brincar para o desenvolvimento e a construção do vínculo com o mundo, através da pesquisa de fontes bibliográficas e de campo; a fim de refletir sobre a temática norteadora que constitui da relevância da ação do brincar no âmbito educacional. No decorrer dos registros das idéias em discussão pretendeu-se identificar e analisar a postura dos professores em relação à brincadeira. Foram entrevistados cinco docentes que trabalham com o segundo ano. Concluiu-se então que a brincadeira é de suma importância para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança e que os professores reconhecem esta importância. No entanto, mesmo dizendo que a brincadeira é muito importante para a socialização e desenvolvimento da criança, há pouca utilização na escola, mesmo entendendo que é preciso valorizar e utilizar mais as brincadeiras em suas práticas. Também consideram necessário que haja uma maior sensibilização dos educadores e da sociedade sobre a condição do ser criança e o papel fundamental que exerce com o brincar na descoberta do mundo.Palavras-chave: educação; educação fundamental; brincadeiras; professores; vínculo com o mundo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8918
10.30681/reps.v1i1.8918
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8918
identifier_str_mv 10.30681/reps.v1i1.8918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8918/5741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 1 n. 1 (2010): Educação e Diversidade; 84-91
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922714693632