A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8918 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso objetivou verificar a importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores e alunos do 2º ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias, Sinop - MT. O objetivo da pesquisa foi o de refletir e compreender a importância da brincadeira e relatar um estudo que faz análise da importância do brincar para o desenvolvimento e a construção do vínculo com o mundo, através da pesquisa de fontes bibliográficas e de campo; a fim de refletir sobre a temática norteadora que constitui da relevância da ação do brincar no âmbito educacional. No decorrer dos registros das idéias em discussão pretendeu-se identificar e analisar a postura dos professores em relação à brincadeira. Foram entrevistados cinco docentes que trabalham com o segundo ano. Concluiu-se então que a brincadeira é de suma importância para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança e que os professores reconhecem esta importância. No entanto, mesmo dizendo que a brincadeira é muito importante para a socialização e desenvolvimento da criança, há pouca utilização na escola, mesmo entendendo que é preciso valorizar e utilizar mais as brincadeiras em suas práticas. Também consideram necessário que haja uma maior sensibilização dos educadores e da sociedade sobre a condição do ser criança e o papel fundamental que exerce com o brincar na descoberta do mundo.Palavras-chave: educação; educação fundamental; brincadeiras; professores; vínculo com o mundo. |
id |
UNEMAT-1_d86bb9e784e5c5cd2dd599f32ee25ac0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8918 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MTO presente trabalho de conclusão de curso objetivou verificar a importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores e alunos do 2º ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias, Sinop - MT. O objetivo da pesquisa foi o de refletir e compreender a importância da brincadeira e relatar um estudo que faz análise da importância do brincar para o desenvolvimento e a construção do vínculo com o mundo, através da pesquisa de fontes bibliográficas e de campo; a fim de refletir sobre a temática norteadora que constitui da relevância da ação do brincar no âmbito educacional. No decorrer dos registros das idéias em discussão pretendeu-se identificar e analisar a postura dos professores em relação à brincadeira. Foram entrevistados cinco docentes que trabalham com o segundo ano. Concluiu-se então que a brincadeira é de suma importância para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança e que os professores reconhecem esta importância. No entanto, mesmo dizendo que a brincadeira é muito importante para a socialização e desenvolvimento da criança, há pouca utilização na escola, mesmo entendendo que é preciso valorizar e utilizar mais as brincadeiras em suas práticas. Também consideram necessário que haja uma maior sensibilização dos educadores e da sociedade sobre a condição do ser criança e o papel fundamental que exerce com o brincar na descoberta do mundo.Palavras-chave: educação; educação fundamental; brincadeiras; professores; vínculo com o mundo.Unemat Editora2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/891810.30681/reps.v1i1.8918Eventos Pedagógicos; v. 1 n. 1 (2010): Educação e Diversidade; 84-912236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8918/5741Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrubel, Vera ViannaBampi, Aumeri Carlos2022-12-27T20:38:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8918Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:38:45Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT |
title |
A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT |
spellingShingle |
A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT Frubel, Vera Vianna |
title_short |
A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT |
title_full |
A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT |
title_fullStr |
A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT |
title_full_unstemmed |
A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT |
title_sort |
A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT |
author |
Frubel, Vera Vianna |
author_facet |
Frubel, Vera Vianna Bampi, Aumeri Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Bampi, Aumeri Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frubel, Vera Vianna Bampi, Aumeri Carlos |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso objetivou verificar a importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores e alunos do 2º ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias, Sinop - MT. O objetivo da pesquisa foi o de refletir e compreender a importância da brincadeira e relatar um estudo que faz análise da importância do brincar para o desenvolvimento e a construção do vínculo com o mundo, através da pesquisa de fontes bibliográficas e de campo; a fim de refletir sobre a temática norteadora que constitui da relevância da ação do brincar no âmbito educacional. No decorrer dos registros das idéias em discussão pretendeu-se identificar e analisar a postura dos professores em relação à brincadeira. Foram entrevistados cinco docentes que trabalham com o segundo ano. Concluiu-se então que a brincadeira é de suma importância para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança e que os professores reconhecem esta importância. No entanto, mesmo dizendo que a brincadeira é muito importante para a socialização e desenvolvimento da criança, há pouca utilização na escola, mesmo entendendo que é preciso valorizar e utilizar mais as brincadeiras em suas práticas. Também consideram necessário que haja uma maior sensibilização dos educadores e da sociedade sobre a condição do ser criança e o papel fundamental que exerce com o brincar na descoberta do mundo.Palavras-chave: educação; educação fundamental; brincadeiras; professores; vínculo com o mundo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8918 10.30681/reps.v1i1.8918 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8918 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v1i1.8918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8918/5741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 1 n. 1 (2010): Educação e Diversidade; 84-91 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922714693632 |