A discalculia no ensino de matemática: refletindo sobre a percepção de profissionais da educação básica do município de Sinop em relação a esse transtorno e sobre aspectos de sua formação
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9907 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo verificar, junto a professores do município de Sinop, Mato Grosso, se eles conhecem a discalculia, bem comose indicam sercapazes de identificar um caso suspeito desse transtorno. Também suscitou discussões acerca da formação inicial e continuada de professores. A pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo questionários como instrumento de produção de dados. Os resultados apontam que a maioria dos professores que responderam os questionários conhece a discalculia, no entanto, demonstram dificuldade em lidar com o problema em sala de aula. Além disso, fica clara a necessidade de maior discussão do tema tanto na formação inicial quanto na continuada. Palavras-chave: ensino de matemática; transtorno de aprendizagem; formação de professores. |
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A discalculia no ensino de matemática: refletindo sobre a percepção de profissionais da educação básica do município de Sinop em relação a esse transtorno e sobre aspectos de sua formaçãoEste trabalho teve por objetivo verificar, junto a professores do município de Sinop, Mato Grosso, se eles conhecem a discalculia, bem comose indicam sercapazes de identificar um caso suspeito desse transtorno. Também suscitou discussões acerca da formação inicial e continuada de professores. A pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo questionários como instrumento de produção de dados. Os resultados apontam que a maioria dos professores que responderam os questionários conhece a discalculia, no entanto, demonstram dificuldade em lidar com o problema em sala de aula. Além disso, fica clara a necessidade de maior discussão do tema tanto na formação inicial quanto na continuada. Palavras-chave: ensino de matemática; transtorno de aprendizagem; formação de professores.Unemat Editora2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/990710.30681/reps.v8i1.9907Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 552-5732236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9907/6394Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Solange AparecidaTrevisan, Andreia Cristina Rodrigues2022-12-27T20:18:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9907Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:18:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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