A relação professor-aluno na construção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Maiby Gisele
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Trugillo, Edneuza Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8953
Resumo: A presente pesquisa aborda o tema Relação Professor-Aluno, analisando as diferentes situações e comportamentos destes, frente às diversas problemáticas existentes no contexto escolar. Neste sentido, contextualizando a realidade dos alunos e dos professores de uma turma de terceiro ano de uma Escola Pública do Município de Sinop - MT, trazendo como abordagens teóricas fundamentadas em Henry Wallon, Vygotsky, Mirian Goldenberg, Valéria Amorim Arantes, Nelson Piletti, Maximiliano Menegolla, Pedro Morales, Paulo Freire, Ana Rita Silva Almeida. Foram observados a relação destes sujeitos, com a afetividade, as metodologias, as práticas docentes, a expressividade, a dedicação do profissional, o comportamento dos alunos e as avaliações e opiniões destes e de sua professora. Como escolha metodológica optamos pela pesquisa qualitativa, o estudo de caso. Para obtenção dos dados foram desenvolvidas entrevistas semi-estruturadas e observações in loco. Durante as observações constatou-se que a relação harmoniosa entre os sujeitos (professores-alunos) é fundamental para a melhor aprendizagem.Palavras-chave: educação; relação de professores e alunos; afetividade; aprendizagem.
id UNEMAT-1_def5b85c6ecfb5d69a3485c3720dbdfb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8953
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A relação professor-aluno na construção do conhecimentoA presente pesquisa aborda o tema Relação Professor-Aluno, analisando as diferentes situações e comportamentos destes, frente às diversas problemáticas existentes no contexto escolar. Neste sentido, contextualizando a realidade dos alunos e dos professores de uma turma de terceiro ano de uma Escola Pública do Município de Sinop - MT, trazendo como abordagens teóricas fundamentadas em Henry Wallon, Vygotsky, Mirian Goldenberg, Valéria Amorim Arantes, Nelson Piletti, Maximiliano Menegolla, Pedro Morales, Paulo Freire, Ana Rita Silva Almeida. Foram observados a relação destes sujeitos, com a afetividade, as metodologias, as práticas docentes, a expressividade, a dedicação do profissional, o comportamento dos alunos e as avaliações e opiniões destes e de sua professora. Como escolha metodológica optamos pela pesquisa qualitativa, o estudo de caso. Para obtenção dos dados foram desenvolvidas entrevistas semi-estruturadas e observações in loco. Durante as observações constatou-se que a relação harmoniosa entre os sujeitos (professores-alunos) é fundamental para a melhor aprendizagem.Palavras-chave: educação; relação de professores e alunos; afetividade; aprendizagem.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/895310.30681/reps.v2i1.8953Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 200-2092236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8953/5790Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWagner, Maiby GiseleTrugillo, Edneuza Alves2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8953Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação professor-aluno na construção do conhecimento
title A relação professor-aluno na construção do conhecimento
spellingShingle A relação professor-aluno na construção do conhecimento
Wagner, Maiby Gisele
title_short A relação professor-aluno na construção do conhecimento
title_full A relação professor-aluno na construção do conhecimento
title_fullStr A relação professor-aluno na construção do conhecimento
title_full_unstemmed A relação professor-aluno na construção do conhecimento
title_sort A relação professor-aluno na construção do conhecimento
author Wagner, Maiby Gisele
author_facet Wagner, Maiby Gisele
Trugillo, Edneuza Alves
author_role author
author2 Trugillo, Edneuza Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Maiby Gisele
Trugillo, Edneuza Alves
description A presente pesquisa aborda o tema Relação Professor-Aluno, analisando as diferentes situações e comportamentos destes, frente às diversas problemáticas existentes no contexto escolar. Neste sentido, contextualizando a realidade dos alunos e dos professores de uma turma de terceiro ano de uma Escola Pública do Município de Sinop - MT, trazendo como abordagens teóricas fundamentadas em Henry Wallon, Vygotsky, Mirian Goldenberg, Valéria Amorim Arantes, Nelson Piletti, Maximiliano Menegolla, Pedro Morales, Paulo Freire, Ana Rita Silva Almeida. Foram observados a relação destes sujeitos, com a afetividade, as metodologias, as práticas docentes, a expressividade, a dedicação do profissional, o comportamento dos alunos e as avaliações e opiniões destes e de sua professora. Como escolha metodológica optamos pela pesquisa qualitativa, o estudo de caso. Para obtenção dos dados foram desenvolvidas entrevistas semi-estruturadas e observações in loco. Durante as observações constatou-se que a relação harmoniosa entre os sujeitos (professores-alunos) é fundamental para a melhor aprendizagem.Palavras-chave: educação; relação de professores e alunos; afetividade; aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8953
10.30681/reps.v2i1.8953
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8953
identifier_str_mv 10.30681/reps.v2i1.8953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8953/5790
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 200-209
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922763976704