A construção da matriz curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola municipal de educação básica na cidade de Sinop, Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camilo, Josilene Vasconcelos da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9740
Resumo: Este artigo tem como temática a construção currículo na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola de Educação Básica de Sinop, Mato Grosso. A metodologia adotada foi estudo de caso, com análise na perspectiva qualitativa. Fez-se a observação na escola, campo da pesquisa e análise de documentos que orientam a matriz curricular e a legislação do sistema educacional. Observou-se que o currículo da escola está em construção e aperfeiçoamento, e o Projeto Político Pedagógico, em vigor no ano de 2014, é resultado de uma construção coletiva, com a participação dos professores e gestores. Palavras-chave: Educação básica; Projeto Político Pedagógico; matriz curricular; educação especial; legislação do sistema educacional.
id UNEMAT-1_eb75536d7ce42c6dd412812af58d1975
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9740
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A construção da matriz curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola municipal de educação básica na cidade de Sinop, Mato GrossoEste artigo tem como temática a construção currículo na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola de Educação Básica de Sinop, Mato Grosso. A metodologia adotada foi estudo de caso, com análise na perspectiva qualitativa. Fez-se a observação na escola, campo da pesquisa e análise de documentos que orientam a matriz curricular e a legislação do sistema educacional. Observou-se que o currículo da escola está em construção e aperfeiçoamento, e o Projeto Político Pedagógico, em vigor no ano de 2014, é resultado de uma construção coletiva, com a participação dos professores e gestores. Palavras-chave: Educação básica; Projeto Político Pedagógico; matriz curricular; educação especial; legislação do sistema educacional.Unemat Editora2015-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/974010.30681/reps.v6i4.9740Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 211-2222236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9740/5989Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamilo, Josilene Vasconcelos da Silva2022-12-27T20:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9740Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:22:37Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da matriz curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola municipal de educação básica na cidade de Sinop, Mato Grosso
title A construção da matriz curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola municipal de educação básica na cidade de Sinop, Mato Grosso
spellingShingle A construção da matriz curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola municipal de educação básica na cidade de Sinop, Mato Grosso
Camilo, Josilene Vasconcelos da Silva
title_short A construção da matriz curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola municipal de educação básica na cidade de Sinop, Mato Grosso
title_full A construção da matriz curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola municipal de educação básica na cidade de Sinop, Mato Grosso
title_fullStr A construção da matriz curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola municipal de educação básica na cidade de Sinop, Mato Grosso
title_full_unstemmed A construção da matriz curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola municipal de educação básica na cidade de Sinop, Mato Grosso
title_sort A construção da matriz curricular na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola municipal de educação básica na cidade de Sinop, Mato Grosso
author Camilo, Josilene Vasconcelos da Silva
author_facet Camilo, Josilene Vasconcelos da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camilo, Josilene Vasconcelos da Silva
description Este artigo tem como temática a construção currículo na perspectiva da educação especial: um estudo em uma escola de Educação Básica de Sinop, Mato Grosso. A metodologia adotada foi estudo de caso, com análise na perspectiva qualitativa. Fez-se a observação na escola, campo da pesquisa e análise de documentos que orientam a matriz curricular e a legislação do sistema educacional. Observou-se que o currículo da escola está em construção e aperfeiçoamento, e o Projeto Político Pedagógico, em vigor no ano de 2014, é resultado de uma construção coletiva, com a participação dos professores e gestores. Palavras-chave: Educação básica; Projeto Político Pedagógico; matriz curricular; educação especial; legislação do sistema educacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9740
10.30681/reps.v6i4.9740
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9740
identifier_str_mv 10.30681/reps.v6i4.9740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9740/5989
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 211-222
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925639172096