Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10119 |
Resumo: | Neste artigo discute as práticas pedagógicas na educação especial por meio de estudo de caso na educação infantil no município de Sinop, Mato Grosso. Objetivou-se conhecer as práticas pedagógicas de professores de sala de referência que atendem crianças com necessidades especiais de quatro a cinco anos. O referencial teórico-metodológico embasou-se em autores como Maria Tereza Eglér Mantoan e Eugênia Augusta Gonzaga Fávero, e o estudo de caso contou com abordagem qualitativa, realizada por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com um gestor, três professoras e três mães. Conclui-se que as professoras utilizam como práticas pedagógicas contar histórias, cantar, pintar e brincadeiras como ferramentas no processo de desenvolvimento da criança. Palavras-chave: educação especial; práticas pedagógicas na educação infantil. |
id |
UNEMAT-1_1d286aa05c7affb418a9a737307be1f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10119 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato GrossoNeste artigo discute as práticas pedagógicas na educação especial por meio de estudo de caso na educação infantil no município de Sinop, Mato Grosso. Objetivou-se conhecer as práticas pedagógicas de professores de sala de referência que atendem crianças com necessidades especiais de quatro a cinco anos. O referencial teórico-metodológico embasou-se em autores como Maria Tereza Eglér Mantoan e Eugênia Augusta Gonzaga Fávero, e o estudo de caso contou com abordagem qualitativa, realizada por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com um gestor, três professoras e três mães. Conclui-se que as professoras utilizam como práticas pedagógicas contar histórias, cantar, pintar e brincadeiras como ferramentas no processo de desenvolvimento da criança. Palavras-chave: educação especial; práticas pedagógicas na educação infantil.Unemat Editora2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1011910.30681/reps.v9i3.10119Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1173-11862236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10119/6660Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGusmão, Zilma da Rocha2022-12-27T20:13:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10119Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:13:21Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso |
title |
Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso Gusmão, Zilma da Rocha |
title_short |
Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso |
title_full |
Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso |
title_sort |
Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso |
author |
Gusmão, Zilma da Rocha |
author_facet |
Gusmão, Zilma da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gusmão, Zilma da Rocha |
description |
Neste artigo discute as práticas pedagógicas na educação especial por meio de estudo de caso na educação infantil no município de Sinop, Mato Grosso. Objetivou-se conhecer as práticas pedagógicas de professores de sala de referência que atendem crianças com necessidades especiais de quatro a cinco anos. O referencial teórico-metodológico embasou-se em autores como Maria Tereza Eglér Mantoan e Eugênia Augusta Gonzaga Fávero, e o estudo de caso contou com abordagem qualitativa, realizada por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com um gestor, três professoras e três mães. Conclui-se que as professoras utilizam como práticas pedagógicas contar histórias, cantar, pintar e brincadeiras como ferramentas no processo de desenvolvimento da criança. Palavras-chave: educação especial; práticas pedagógicas na educação infantil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10119 10.30681/reps.v9i3.10119 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10119 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v9i3.10119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10119/6660 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1173-1186 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926961426432 |