A docência no ensino superior: saberes e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9017 |
Resumo: | Este artigo discute os saberes docentes do professor do ensino superior, o desafio e o papel social da universidade na formação continuada deste profissional, mediante os novos paradigmas, sociais e políticos. Entende-se os saberes como elemento importante para se pensar a docência e a prática pedagógica desses profissionais a partir da compreensão da realidade, da sociedade, da educação, da universidade, da escola, do aluno, do ensino, da aprendizagem, do saber, remetendo assim, a uma reflexão profunda sobre o fazer educação que possa contribuir com as práticas pedagógicas dos professores universitários e na compreensão dialógica do fazer docente. Palavras-chave: prática pedagógica; saberes docentes; ensino superior. |
id |
UNEMAT-1_eea666d2bdc59d19f0148a0c933508b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9017 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A docência no ensino superior: saberes e práticasEste artigo discute os saberes docentes do professor do ensino superior, o desafio e o papel social da universidade na formação continuada deste profissional, mediante os novos paradigmas, sociais e políticos. Entende-se os saberes como elemento importante para se pensar a docência e a prática pedagógica desses profissionais a partir da compreensão da realidade, da sociedade, da educação, da universidade, da escola, do aluno, do ensino, da aprendizagem, do saber, remetendo assim, a uma reflexão profunda sobre o fazer educação que possa contribuir com as práticas pedagógicas dos professores universitários e na compreensão dialógica do fazer docente. Palavras-chave: prática pedagógica; saberes docentes; ensino superior. Unemat Editora2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/901710.30681/reps.v5i3.9017Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 3 (2014): Estudos sobre Universidade; 138-1512236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9017/5637Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLauxen, Sirlei de Lourdes2022-12-27T20:27:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9017Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:27:38Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A docência no ensino superior: saberes e práticas |
title |
A docência no ensino superior: saberes e práticas |
spellingShingle |
A docência no ensino superior: saberes e práticas Lauxen, Sirlei de Lourdes |
title_short |
A docência no ensino superior: saberes e práticas |
title_full |
A docência no ensino superior: saberes e práticas |
title_fullStr |
A docência no ensino superior: saberes e práticas |
title_full_unstemmed |
A docência no ensino superior: saberes e práticas |
title_sort |
A docência no ensino superior: saberes e práticas |
author |
Lauxen, Sirlei de Lourdes |
author_facet |
Lauxen, Sirlei de Lourdes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lauxen, Sirlei de Lourdes |
description |
Este artigo discute os saberes docentes do professor do ensino superior, o desafio e o papel social da universidade na formação continuada deste profissional, mediante os novos paradigmas, sociais e políticos. Entende-se os saberes como elemento importante para se pensar a docência e a prática pedagógica desses profissionais a partir da compreensão da realidade, da sociedade, da educação, da universidade, da escola, do aluno, do ensino, da aprendizagem, do saber, remetendo assim, a uma reflexão profunda sobre o fazer educação que possa contribuir com as práticas pedagógicas dos professores universitários e na compreensão dialógica do fazer docente. Palavras-chave: prática pedagógica; saberes docentes; ensino superior. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9017 10.30681/reps.v5i3.9017 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9017 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v5i3.9017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9017/5637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 3 (2014): Estudos sobre Universidade; 138-151 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922795433984 |