DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SÉCULO XXI: A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE UM PROFESSOR A PARTIR DA ANÁLISE DO NÍVEL SEMÂNTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Stefanello, Claridiane de Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7410
Resumo: O trabalho tem por objetivo identificar a representação de um professor de LP acerca dos PCNsdo Ensino Fundamental e a interferência desse documento com o ensino de gêneros textuais. Paraisso, fizemos uso do quadro teórico-metodológico do ISD, pautado nos escritos de Bronckart(1999). No que diz respeito à metodologia, foi analisado o contexto de trabalho de um professorde LP, com o corpus constituído por uma entrevista, a fim de realizar uma análise textual,abrangendo o nível semântico. Os resultados apontam para uma rejeição aos PCNs, o quedemonstra a não valorização da linguagem como forma de interação social.
id UNEMAT-2_10273724c7088b59a9e14d51dac4229c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7410
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SÉCULO XXI: A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE UM PROFESSOR A PARTIR DA ANÁLISE DO NÍVEL SEMÂNTICOO trabalho tem por objetivo identificar a representação de um professor de LP acerca dos PCNsdo Ensino Fundamental e a interferência desse documento com o ensino de gêneros textuais. Paraisso, fizemos uso do quadro teórico-metodológico do ISD, pautado nos escritos de Bronckart(1999). No que diz respeito à metodologia, foi analisado o contexto de trabalho de um professorde LP, com o corpus constituído por uma entrevista, a fim de realizar uma análise textual,abrangendo o nível semântico. Os resultados apontam para uma rejeição aos PCNs, o quedemonstra a não valorização da linguagem como forma de interação social.Editora UNEMAT2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/741010.30681/rln.v11i27.7410Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7410/6634Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Ana Cecília TeixeiraStefanello, Claridiane de Camargo2022-10-28T22:13:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7410Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T22:13:24Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SÉCULO XXI: A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE UM PROFESSOR A PARTIR DA ANÁLISE DO NÍVEL SEMÂNTICO
title DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SÉCULO XXI: A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE UM PROFESSOR A PARTIR DA ANÁLISE DO NÍVEL SEMÂNTICO
spellingShingle DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SÉCULO XXI: A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE UM PROFESSOR A PARTIR DA ANÁLISE DO NÍVEL SEMÂNTICO
Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
title_short DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SÉCULO XXI: A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE UM PROFESSOR A PARTIR DA ANÁLISE DO NÍVEL SEMÂNTICO
title_full DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SÉCULO XXI: A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE UM PROFESSOR A PARTIR DA ANÁLISE DO NÍVEL SEMÂNTICO
title_fullStr DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SÉCULO XXI: A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE UM PROFESSOR A PARTIR DA ANÁLISE DO NÍVEL SEMÂNTICO
title_full_unstemmed DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SÉCULO XXI: A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE UM PROFESSOR A PARTIR DA ANÁLISE DO NÍVEL SEMÂNTICO
title_sort DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SÉCULO XXI: A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE UM PROFESSOR A PARTIR DA ANÁLISE DO NÍVEL SEMÂNTICO
author Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
author_facet Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Stefanello, Claridiane de Camargo
author_role author
author2 Stefanello, Claridiane de Camargo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Stefanello, Claridiane de Camargo
description O trabalho tem por objetivo identificar a representação de um professor de LP acerca dos PCNsdo Ensino Fundamental e a interferência desse documento com o ensino de gêneros textuais. Paraisso, fizemos uso do quadro teórico-metodológico do ISD, pautado nos escritos de Bronckart(1999). No que diz respeito à metodologia, foi analisado o contexto de trabalho de um professorde LP, com o corpus constituído por uma entrevista, a fim de realizar uma análise textual,abrangendo o nível semântico. Os resultados apontam para uma rejeição aos PCNs, o quedemonstra a não valorização da linguagem como forma de interação social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7410
10.30681/rln.v11i27.7410
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7410
identifier_str_mv 10.30681/rln.v11i27.7410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7410/6634
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210946618032128