“A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11398 |
Resumo: | No ano de 2018, por meio de Decreto Municipal, duas escolas da rede pública municipal de ensino de Blumenau/Santa Catarina, se tornaram bilíngues, expandindo a Educação Bilíngue pública no município. Até 2024, 60% das escolas municipais devem ser bilíngues. Contudo, este processo exige posicionamentos e decisões conceituais por parte dos professores. Neste ínterim, propomos caracterizar concepções de educação bi/multi/plurilíngue imbuídas nas vozes e práticas de docentes de duas profissionais atuantes em uma Escola Bilíngue pública de Blumenau. Os dados revelam que conceitos bem estruturados aliados a práticas sólidas podem contribuir de forma positiva para a educação bi/multi/plurilíngue pública. |
id |
UNEMAT-2_37b9f870b6c3e70048ff157b29d46a9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11398 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
“A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICAEducação BilíngueEducação PlurilíngueEnsino PúblicoPrática DocenteNo ano de 2018, por meio de Decreto Municipal, duas escolas da rede pública municipal de ensino de Blumenau/Santa Catarina, se tornaram bilíngues, expandindo a Educação Bilíngue pública no município. Até 2024, 60% das escolas municipais devem ser bilíngues. Contudo, este processo exige posicionamentos e decisões conceituais por parte dos professores. Neste ínterim, propomos caracterizar concepções de educação bi/multi/plurilíngue imbuídas nas vozes e práticas de docentes de duas profissionais atuantes em uma Escola Bilíngue pública de Blumenau. Os dados revelam que conceitos bem estruturados aliados a práticas sólidas podem contribuir de forma positiva para a educação bi/multi/plurilíngue pública.Editora UNEMAT2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1139810.30681/rln.v16i46.11398Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11398/8066Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira Buonocore, RaquelBailer, Cyntia2024-04-08T18:07:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11398Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-08T18:07:23Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA |
title |
“A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA |
spellingShingle |
“A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA Siqueira Buonocore, Raquel Educação Bilíngue Educação Plurilíngue Ensino Público Prática Docente |
title_short |
“A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA |
title_full |
“A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA |
title_fullStr |
“A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
“A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA |
title_sort |
“A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA |
author |
Siqueira Buonocore, Raquel |
author_facet |
Siqueira Buonocore, Raquel Bailer, Cyntia |
author_role |
author |
author2 |
Bailer, Cyntia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira Buonocore, Raquel Bailer, Cyntia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Bilíngue Educação Plurilíngue Ensino Público Prática Docente |
topic |
Educação Bilíngue Educação Plurilíngue Ensino Público Prática Docente |
description |
No ano de 2018, por meio de Decreto Municipal, duas escolas da rede pública municipal de ensino de Blumenau/Santa Catarina, se tornaram bilíngues, expandindo a Educação Bilíngue pública no município. Até 2024, 60% das escolas municipais devem ser bilíngues. Contudo, este processo exige posicionamentos e decisões conceituais por parte dos professores. Neste ínterim, propomos caracterizar concepções de educação bi/multi/plurilíngue imbuídas nas vozes e práticas de docentes de duas profissionais atuantes em uma Escola Bilíngue pública de Blumenau. Os dados revelam que conceitos bem estruturados aliados a práticas sólidas podem contribuir de forma positiva para a educação bi/multi/plurilíngue pública. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11398 10.30681/rln.v16i46.11398 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11398 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v16i46.11398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11398/8066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas” 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210945960574976 |