“A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira Buonocore, Raquel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bailer, Cyntia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11398
Resumo: No ano de 2018, por meio de Decreto Municipal, duas escolas da rede pública municipal de ensino de Blumenau/Santa Catarina, se tornaram bilíngues, expandindo a Educação Bilíngue pública no município. Até 2024, 60% das escolas municipais devem ser bilíngues. Contudo, este processo exige posicionamentos e decisões conceituais por parte dos professores. Neste ínterim, propomos caracterizar concepções de educação bi/multi/plurilíngue imbuídas nas vozes e práticas de docentes de duas profissionais atuantes em uma Escola Bilíngue pública de Blumenau. Os dados revelam que conceitos bem estruturados aliados a práticas sólidas podem contribuir de forma positiva para a educação bi/multi/plurilíngue pública.
id UNEMAT-2_37b9f870b6c3e70048ff157b29d46a9f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11398
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling “A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICAEducação BilíngueEducação PlurilíngueEnsino PúblicoPrática DocenteNo ano de 2018, por meio de Decreto Municipal, duas escolas da rede pública municipal de ensino de Blumenau/Santa Catarina, se tornaram bilíngues, expandindo a Educação Bilíngue pública no município. Até 2024, 60% das escolas municipais devem ser bilíngues. Contudo, este processo exige posicionamentos e decisões conceituais por parte dos professores. Neste ínterim, propomos caracterizar concepções de educação bi/multi/plurilíngue imbuídas nas vozes e práticas de docentes de duas profissionais atuantes em uma Escola Bilíngue pública de Blumenau. Os dados revelam que conceitos bem estruturados aliados a práticas sólidas podem contribuir de forma positiva para a educação bi/multi/plurilíngue pública.Editora UNEMAT2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1139810.30681/rln.v16i46.11398Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11398/8066Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira Buonocore, RaquelBailer, Cyntia2024-04-08T18:07:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11398Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-08T18:07:23Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv “A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA
title “A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA
spellingShingle “A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA
Siqueira Buonocore, Raquel
Educação Bilíngue
Educação Plurilíngue
Ensino Público
Prática Docente
title_short “A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA
title_full “A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA
title_fullStr “A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA
title_full_unstemmed “A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA
title_sort “A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”:: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA
author Siqueira Buonocore, Raquel
author_facet Siqueira Buonocore, Raquel
Bailer, Cyntia
author_role author
author2 Bailer, Cyntia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira Buonocore, Raquel
Bailer, Cyntia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Bilíngue
Educação Plurilíngue
Ensino Público
Prática Docente
topic Educação Bilíngue
Educação Plurilíngue
Ensino Público
Prática Docente
description No ano de 2018, por meio de Decreto Municipal, duas escolas da rede pública municipal de ensino de Blumenau/Santa Catarina, se tornaram bilíngues, expandindo a Educação Bilíngue pública no município. Até 2024, 60% das escolas municipais devem ser bilíngues. Contudo, este processo exige posicionamentos e decisões conceituais por parte dos professores. Neste ínterim, propomos caracterizar concepções de educação bi/multi/plurilíngue imbuídas nas vozes e práticas de docentes de duas profissionais atuantes em uma Escola Bilíngue pública de Blumenau. Os dados revelam que conceitos bem estruturados aliados a práticas sólidas podem contribuir de forma positiva para a educação bi/multi/plurilíngue pública.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11398
10.30681/rln.v16i46.11398
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11398
identifier_str_mv 10.30681/rln.v16i46.11398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11398/8066
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210945960574976