ESTUDOS SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL: SUBSÍDIOS A PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONSOLO, Douglas Altamiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: BAFFI-BONFINO, Melissa Alvez, BASSETTI, Mariela Zebian, CAVALARI, Suzi Marques Spatti, DIAS, Elen, ONO, Fabrício, RODRIGUES, Daniel Fernando, VELOSO, Fernanda Silva, SILVA, Vera Lúcia Teixeira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6761
Resumo: A compreensão e a produção oral em línguas estrangeiras, componentes da proficiência oral (PO), representam desafios a alunos e a professores de diversos contextos de ensino dessas línguas. A prática da avaliação de PO, que deveria ser viabilizada como integrante de uma abordagem de ensino que objetive o desenvolvimento da competência para o uso real das línguas em questão, encontra-se ainda relativamente restrita a tendências tradicionais, no que tange critérios e instrumentos de avaliação. Considerando-se essas premissas, este artigo apresenta reflexões sobre experiências de ensino de compreensão e produção oral, e sobre a avaliação dessas habilidades em língua estrangeira.
id UNEMAT-2_3c5bd1fab4e9585763d89ce9b3ba5ec4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6761
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling ESTUDOS SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL: SUBSÍDIOS A PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRASA compreensão e a produção oral em línguas estrangeiras, componentes da proficiência oral (PO), representam desafios a alunos e a professores de diversos contextos de ensino dessas línguas. A prática da avaliação de PO, que deveria ser viabilizada como integrante de uma abordagem de ensino que objetive o desenvolvimento da competência para o uso real das línguas em questão, encontra-se ainda relativamente restrita a tendências tradicionais, no que tange critérios e instrumentos de avaliação. Considerando-se essas premissas, este artigo apresenta reflexões sobre experiências de ensino de compreensão e produção oral, e sobre a avaliação dessas habilidades em língua estrangeira.Editora UNEMAT2012-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/676110.30681/rln.v1i2.6761Revista de Letras Norte@mentos; v. 1 n. 2 (2008): ESTUDOS LINGUÍSTICOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6761/5162Copyright (c) 2012 Revista de Letras Norte@mentoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCONSOLO, Douglas AltamiroBAFFI-BONFINO, Melissa AlvezBASSETTI, Mariela ZebianCAVALARI, Suzi Marques SpattiDIAS, ElenONO, FabrícioRODRIGUES, Daniel FernandoVELOSO, Fernanda SilvaSILVA, Vera Lúcia Teixeira da2024-04-09T14:26:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6761Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-09T14:26:03Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDOS SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL: SUBSÍDIOS A PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title ESTUDOS SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL: SUBSÍDIOS A PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
spellingShingle ESTUDOS SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL: SUBSÍDIOS A PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
CONSOLO, Douglas Altamiro
title_short ESTUDOS SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL: SUBSÍDIOS A PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_full ESTUDOS SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL: SUBSÍDIOS A PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_fullStr ESTUDOS SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL: SUBSÍDIOS A PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_full_unstemmed ESTUDOS SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL: SUBSÍDIOS A PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_sort ESTUDOS SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL: SUBSÍDIOS A PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
author CONSOLO, Douglas Altamiro
author_facet CONSOLO, Douglas Altamiro
BAFFI-BONFINO, Melissa Alvez
BASSETTI, Mariela Zebian
CAVALARI, Suzi Marques Spatti
DIAS, Elen
ONO, Fabrício
RODRIGUES, Daniel Fernando
VELOSO, Fernanda Silva
SILVA, Vera Lúcia Teixeira da
author_role author
author2 BAFFI-BONFINO, Melissa Alvez
BASSETTI, Mariela Zebian
CAVALARI, Suzi Marques Spatti
DIAS, Elen
ONO, Fabrício
RODRIGUES, Daniel Fernando
VELOSO, Fernanda Silva
SILVA, Vera Lúcia Teixeira da
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CONSOLO, Douglas Altamiro
BAFFI-BONFINO, Melissa Alvez
BASSETTI, Mariela Zebian
CAVALARI, Suzi Marques Spatti
DIAS, Elen
ONO, Fabrício
RODRIGUES, Daniel Fernando
VELOSO, Fernanda Silva
SILVA, Vera Lúcia Teixeira da
description A compreensão e a produção oral em línguas estrangeiras, componentes da proficiência oral (PO), representam desafios a alunos e a professores de diversos contextos de ensino dessas línguas. A prática da avaliação de PO, que deveria ser viabilizada como integrante de uma abordagem de ensino que objetive o desenvolvimento da competência para o uso real das línguas em questão, encontra-se ainda relativamente restrita a tendências tradicionais, no que tange critérios e instrumentos de avaliação. Considerando-se essas premissas, este artigo apresenta reflexões sobre experiências de ensino de compreensão e produção oral, e sobre a avaliação dessas habilidades em língua estrangeira.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6761
10.30681/rln.v1i2.6761
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6761
identifier_str_mv 10.30681/rln.v1i2.6761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6761/5162
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista de Letras Norte@mentos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista de Letras Norte@mentos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 1 n. 2 (2008): ESTUDOS LINGUÍSTICOS
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210944879493120