O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantovani, Antonio Aparecido
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Glaucia Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7640
Resumo: Neste estudo objetivou-se proporcionar o letramento literário com a aplicação em sala de aula de uma proposta de trabalho com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I da Educação Básica em uma escola periférica de Sinop-MT a partir da leitura do Conto O bom dragão, de Santiago Villela Marques. As atividades tiveram como suportes teórico-metodológicos, contribuições de Rildo Cosson (2016), Magda Soares (2004), Nelly Novaes Coelho (2000), Regina Zilberman (2009) e Teresa Colomer (2007) visando à importância da leitura literária na formação de um aluno mais crítico, sensível e humanizado. Optou-se por atividades interpretativas para a coleta de dados, pois por meio deste método foi possível identificar como se buscou o letramento literário desenvolvido com trinta alunos que participaram destas atividades. Os resultados mostraram que a prática efetiva da leitura do texto literário desperta o interesse e o gosto pela leitura, bem como a produção de textos de diversos gêneros, um caminho para o desenvolvimento do letramento literário.
id UNEMAT-2_6b9592a7592d0a6491aaf8dd67a6c781
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7640
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIONeste estudo objetivou-se proporcionar o letramento literário com a aplicação em sala de aula de uma proposta de trabalho com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I da Educação Básica em uma escola periférica de Sinop-MT a partir da leitura do Conto O bom dragão, de Santiago Villela Marques. As atividades tiveram como suportes teórico-metodológicos, contribuições de Rildo Cosson (2016), Magda Soares (2004), Nelly Novaes Coelho (2000), Regina Zilberman (2009) e Teresa Colomer (2007) visando à importância da leitura literária na formação de um aluno mais crítico, sensível e humanizado. Optou-se por atividades interpretativas para a coleta de dados, pois por meio deste método foi possível identificar como se buscou o letramento literário desenvolvido com trinta alunos que participaram destas atividades. Os resultados mostraram que a prática efetiva da leitura do texto literário desperta o interesse e o gosto pela leitura, bem como a produção de textos de diversos gêneros, um caminho para o desenvolvimento do letramento literário.Editora UNEMAT2021-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/764010.30681/rln.v13i34.7640Revista de Letras Norte@mentos; v. 13 n. 34 (2020): DOSSIÊ TEMÁTICO: TEMAS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA LITERATURA NO SÉCULO XXI1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7640/7017Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMantovani, Antonio AparecidoLima, Glaucia Ribeiro2022-11-22T16:57:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7640Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-11-22T16:57:37Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO
title O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO
spellingShingle O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO
Mantovani, Antonio Aparecido
title_short O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO
title_full O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO
title_fullStr O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO
title_full_unstemmed O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO
title_sort O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO
author Mantovani, Antonio Aparecido
author_facet Mantovani, Antonio Aparecido
Lima, Glaucia Ribeiro
author_role author
author2 Lima, Glaucia Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mantovani, Antonio Aparecido
Lima, Glaucia Ribeiro
description Neste estudo objetivou-se proporcionar o letramento literário com a aplicação em sala de aula de uma proposta de trabalho com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I da Educação Básica em uma escola periférica de Sinop-MT a partir da leitura do Conto O bom dragão, de Santiago Villela Marques. As atividades tiveram como suportes teórico-metodológicos, contribuições de Rildo Cosson (2016), Magda Soares (2004), Nelly Novaes Coelho (2000), Regina Zilberman (2009) e Teresa Colomer (2007) visando à importância da leitura literária na formação de um aluno mais crítico, sensível e humanizado. Optou-se por atividades interpretativas para a coleta de dados, pois por meio deste método foi possível identificar como se buscou o letramento literário desenvolvido com trinta alunos que participaram destas atividades. Os resultados mostraram que a prática efetiva da leitura do texto literário desperta o interesse e o gosto pela leitura, bem como a produção de textos de diversos gêneros, um caminho para o desenvolvimento do letramento literário.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7640
10.30681/rln.v13i34.7640
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7640
identifier_str_mv 10.30681/rln.v13i34.7640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7640/7017
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 13 n. 34 (2020): DOSSIÊ TEMÁTICO: TEMAS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA LITERATURA NO SÉCULO XXI
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210946988179456