O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7640 |
Resumo: | Neste estudo objetivou-se proporcionar o letramento literário com a aplicação em sala de aula de uma proposta de trabalho com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I da Educação Básica em uma escola periférica de Sinop-MT a partir da leitura do Conto O bom dragão, de Santiago Villela Marques. As atividades tiveram como suportes teórico-metodológicos, contribuições de Rildo Cosson (2016), Magda Soares (2004), Nelly Novaes Coelho (2000), Regina Zilberman (2009) e Teresa Colomer (2007) visando à importância da leitura literária na formação de um aluno mais crítico, sensível e humanizado. Optou-se por atividades interpretativas para a coleta de dados, pois por meio deste método foi possível identificar como se buscou o letramento literário desenvolvido com trinta alunos que participaram destas atividades. Os resultados mostraram que a prática efetiva da leitura do texto literário desperta o interesse e o gosto pela leitura, bem como a produção de textos de diversos gêneros, um caminho para o desenvolvimento do letramento literário. |
id |
UNEMAT-2_6b9592a7592d0a6491aaf8dd67a6c781 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7640 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIONeste estudo objetivou-se proporcionar o letramento literário com a aplicação em sala de aula de uma proposta de trabalho com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I da Educação Básica em uma escola periférica de Sinop-MT a partir da leitura do Conto O bom dragão, de Santiago Villela Marques. As atividades tiveram como suportes teórico-metodológicos, contribuições de Rildo Cosson (2016), Magda Soares (2004), Nelly Novaes Coelho (2000), Regina Zilberman (2009) e Teresa Colomer (2007) visando à importância da leitura literária na formação de um aluno mais crítico, sensível e humanizado. Optou-se por atividades interpretativas para a coleta de dados, pois por meio deste método foi possível identificar como se buscou o letramento literário desenvolvido com trinta alunos que participaram destas atividades. Os resultados mostraram que a prática efetiva da leitura do texto literário desperta o interesse e o gosto pela leitura, bem como a produção de textos de diversos gêneros, um caminho para o desenvolvimento do letramento literário.Editora UNEMAT2021-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/764010.30681/rln.v13i34.7640Revista de Letras Norte@mentos; v. 13 n. 34 (2020): DOSSIÊ TEMÁTICO: TEMAS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA LITERATURA NO SÉCULO XXI1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7640/7017Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMantovani, Antonio AparecidoLima, Glaucia Ribeiro2022-11-22T16:57:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7640Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-11-22T16:57:37Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO |
title |
O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO |
spellingShingle |
O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO Mantovani, Antonio Aparecido |
title_short |
O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO |
title_full |
O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO |
title_fullStr |
O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO |
title_full_unstemmed |
O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO |
title_sort |
O BOM DRAGÃO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA NA EFETIVAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO |
author |
Mantovani, Antonio Aparecido |
author_facet |
Mantovani, Antonio Aparecido Lima, Glaucia Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Glaucia Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mantovani, Antonio Aparecido Lima, Glaucia Ribeiro |
description |
Neste estudo objetivou-se proporcionar o letramento literário com a aplicação em sala de aula de uma proposta de trabalho com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I da Educação Básica em uma escola periférica de Sinop-MT a partir da leitura do Conto O bom dragão, de Santiago Villela Marques. As atividades tiveram como suportes teórico-metodológicos, contribuições de Rildo Cosson (2016), Magda Soares (2004), Nelly Novaes Coelho (2000), Regina Zilberman (2009) e Teresa Colomer (2007) visando à importância da leitura literária na formação de um aluno mais crítico, sensível e humanizado. Optou-se por atividades interpretativas para a coleta de dados, pois por meio deste método foi possível identificar como se buscou o letramento literário desenvolvido com trinta alunos que participaram destas atividades. Os resultados mostraram que a prática efetiva da leitura do texto literário desperta o interesse e o gosto pela leitura, bem como a produção de textos de diversos gêneros, um caminho para o desenvolvimento do letramento literário. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7640 10.30681/rln.v13i34.7640 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7640 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v13i34.7640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7640/7017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 13 n. 34 (2020): DOSSIÊ TEMÁTICO: TEMAS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA LITERATURA NO SÉCULO XXI 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210946988179456 |