"MAS PROFESSORA, IMAGEM NÃO É TEXTO!": AS IMPLICAÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Ruberval Franco
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barbosa, Vanderlis Legramante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7401
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir como os sentidossão construídos e interpretados pelos alunosno processo de leitura por meio da multimodalidade em diferentes contextos de produção. Nessesentido, discorre-se a respeito da construção de sentidos e das proposições metodológicas daPedagogia dos Multiletramentos, analisando passagens de interação nas aulas de LínguaPortuguesa, tendo como base as modalidades da linguagem. Trata-se de um recorte de umapesquisa qualitativa desenvolvida com alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escolapública. Os estudos fundamentaram-se nas perspectivas dos letramentos, multiletramentos eletramentos críticos (COPE E KALANTZIS, 2000, 2016; MACIEL, 2013; ROCHA e MACIEL,2015; MONTE MOR, 2013, 2015; MENEZES DE SOUZA, 2011; DUBOC, 2012, 2015a,2015b). Esse estudo resultou na reflexão acerca das linguagens (multimodais) e suas interfacescom o ensino de Língua Portuguesa no sentido de expandir as concepções de construção doconhecimento a partir dos multiletramentos.
id UNEMAT-2_841ecfb4a2e4b0a8982efe87dbd2f801
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7401
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling "MAS PROFESSORA, IMAGEM NÃO É TEXTO!": AS IMPLICAÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESAEste artigo tem por objetivo discutir como os sentidossão construídos e interpretados pelos alunosno processo de leitura por meio da multimodalidade em diferentes contextos de produção. Nessesentido, discorre-se a respeito da construção de sentidos e das proposições metodológicas daPedagogia dos Multiletramentos, analisando passagens de interação nas aulas de LínguaPortuguesa, tendo como base as modalidades da linguagem. Trata-se de um recorte de umapesquisa qualitativa desenvolvida com alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escolapública. Os estudos fundamentaram-se nas perspectivas dos letramentos, multiletramentos eletramentos críticos (COPE E KALANTZIS, 2000, 2016; MACIEL, 2013; ROCHA e MACIEL,2015; MONTE MOR, 2013, 2015; MENEZES DE SOUZA, 2011; DUBOC, 2012, 2015a,2015b). Esse estudo resultou na reflexão acerca das linguagens (multimodais) e suas interfacescom o ensino de Língua Portuguesa no sentido de expandir as concepções de construção doconhecimento a partir dos multiletramentos.Editora UNEMAT2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/740110.30681/rln.v11i27.7401Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7401/6625Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Ruberval FrancoBarbosa, Vanderlis Legramante2022-10-28T22:13:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7401Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T22:13:24Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv "MAS PROFESSORA, IMAGEM NÃO É TEXTO!": AS IMPLICAÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title "MAS PROFESSORA, IMAGEM NÃO É TEXTO!": AS IMPLICAÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
spellingShingle "MAS PROFESSORA, IMAGEM NÃO É TEXTO!": AS IMPLICAÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Maciel, Ruberval Franco
title_short "MAS PROFESSORA, IMAGEM NÃO É TEXTO!": AS IMPLICAÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full "MAS PROFESSORA, IMAGEM NÃO É TEXTO!": AS IMPLICAÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_fullStr "MAS PROFESSORA, IMAGEM NÃO É TEXTO!": AS IMPLICAÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full_unstemmed "MAS PROFESSORA, IMAGEM NÃO É TEXTO!": AS IMPLICAÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_sort "MAS PROFESSORA, IMAGEM NÃO É TEXTO!": AS IMPLICAÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
author Maciel, Ruberval Franco
author_facet Maciel, Ruberval Franco
Barbosa, Vanderlis Legramante
author_role author
author2 Barbosa, Vanderlis Legramante
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Ruberval Franco
Barbosa, Vanderlis Legramante
description Este artigo tem por objetivo discutir como os sentidossão construídos e interpretados pelos alunosno processo de leitura por meio da multimodalidade em diferentes contextos de produção. Nessesentido, discorre-se a respeito da construção de sentidos e das proposições metodológicas daPedagogia dos Multiletramentos, analisando passagens de interação nas aulas de LínguaPortuguesa, tendo como base as modalidades da linguagem. Trata-se de um recorte de umapesquisa qualitativa desenvolvida com alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escolapública. Os estudos fundamentaram-se nas perspectivas dos letramentos, multiletramentos eletramentos críticos (COPE E KALANTZIS, 2000, 2016; MACIEL, 2013; ROCHA e MACIEL,2015; MONTE MOR, 2013, 2015; MENEZES DE SOUZA, 2011; DUBOC, 2012, 2015a,2015b). Esse estudo resultou na reflexão acerca das linguagens (multimodais) e suas interfacescom o ensino de Língua Portuguesa no sentido de expandir as concepções de construção doconhecimento a partir dos multiletramentos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7401
10.30681/rln.v11i27.7401
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7401
identifier_str_mv 10.30681/rln.v11i27.7401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7401/6625
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210946609643520