O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Mírian Lúcia Brandão
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Herédia, Andréia Catarina, Moreira, Nidia Cristina de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7711
Resumo: A publicidade utiliza recursos linguísticos na organização de propagandas, recorrendo a textos verbais e não verbais e a intertextualidade para persuadir o leitor. Este artigo visa discutir os efeitos do dialogismo e da polifonia nos enunciados publicitários. Está fundamentado, sobretudo, no dialogismo Bakhtiniano que considera a linguagem como um fator de interação social e nas análises de quatro anúncios de mídia impressa e digital. Logo, as análises apontaram que o caráter multifacetado e dialógico do discurso é utilizado nas campanhas publicitárias como estratégia discursiva para dar sentido ao enunciado, criando um elo entre o produto e o consumidor.
id UNEMAT-2_ca01a099df1556475bf7d1916522ae33
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7711
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADOA publicidade utiliza recursos linguísticos na organização de propagandas, recorrendo a textos verbais e não verbais e a intertextualidade para persuadir o leitor. Este artigo visa discutir os efeitos do dialogismo e da polifonia nos enunciados publicitários. Está fundamentado, sobretudo, no dialogismo Bakhtiniano que considera a linguagem como um fator de interação social e nas análises de quatro anúncios de mídia impressa e digital. Logo, as análises apontaram que o caráter multifacetado e dialógico do discurso é utilizado nas campanhas publicitárias como estratégia discursiva para dar sentido ao enunciado, criando um elo entre o produto e o consumidor.Editora UNEMAT2021-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/771110.30681/rln.v14i36.7711Revista de Letras Norte@mentos; v. 14 n. 36 (2021): ESTUDOS LINGUÍSTICOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7711/7099Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Mírian Lúcia BrandãoHerédia, Andréia CatarinaMoreira, Nidia Cristina de Lima2022-10-28T00:07:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7711Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T00:07:39Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO
title O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO
spellingShingle O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO
Mendes, Mírian Lúcia Brandão
title_short O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO
title_full O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO
title_fullStr O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO
title_full_unstemmed O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO
title_sort O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO
author Mendes, Mírian Lúcia Brandão
author_facet Mendes, Mírian Lúcia Brandão
Herédia, Andréia Catarina
Moreira, Nidia Cristina de Lima
author_role author
author2 Herédia, Andréia Catarina
Moreira, Nidia Cristina de Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Mírian Lúcia Brandão
Herédia, Andréia Catarina
Moreira, Nidia Cristina de Lima
description A publicidade utiliza recursos linguísticos na organização de propagandas, recorrendo a textos verbais e não verbais e a intertextualidade para persuadir o leitor. Este artigo visa discutir os efeitos do dialogismo e da polifonia nos enunciados publicitários. Está fundamentado, sobretudo, no dialogismo Bakhtiniano que considera a linguagem como um fator de interação social e nas análises de quatro anúncios de mídia impressa e digital. Logo, as análises apontaram que o caráter multifacetado e dialógico do discurso é utilizado nas campanhas publicitárias como estratégia discursiva para dar sentido ao enunciado, criando um elo entre o produto e o consumidor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7711
10.30681/rln.v14i36.7711
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7711
identifier_str_mv 10.30681/rln.v14i36.7711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7711/7099
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 14 n. 36 (2021): ESTUDOS LINGUÍSTICOS
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210947022782464