O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7711 |
Resumo: | A publicidade utiliza recursos linguísticos na organização de propagandas, recorrendo a textos verbais e não verbais e a intertextualidade para persuadir o leitor. Este artigo visa discutir os efeitos do dialogismo e da polifonia nos enunciados publicitários. Está fundamentado, sobretudo, no dialogismo Bakhtiniano que considera a linguagem como um fator de interação social e nas análises de quatro anúncios de mídia impressa e digital. Logo, as análises apontaram que o caráter multifacetado e dialógico do discurso é utilizado nas campanhas publicitárias como estratégia discursiva para dar sentido ao enunciado, criando um elo entre o produto e o consumidor. |
id |
UNEMAT-2_ca01a099df1556475bf7d1916522ae33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7711 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADOA publicidade utiliza recursos linguísticos na organização de propagandas, recorrendo a textos verbais e não verbais e a intertextualidade para persuadir o leitor. Este artigo visa discutir os efeitos do dialogismo e da polifonia nos enunciados publicitários. Está fundamentado, sobretudo, no dialogismo Bakhtiniano que considera a linguagem como um fator de interação social e nas análises de quatro anúncios de mídia impressa e digital. Logo, as análises apontaram que o caráter multifacetado e dialógico do discurso é utilizado nas campanhas publicitárias como estratégia discursiva para dar sentido ao enunciado, criando um elo entre o produto e o consumidor.Editora UNEMAT2021-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/771110.30681/rln.v14i36.7711Revista de Letras Norte@mentos; v. 14 n. 36 (2021): ESTUDOS LINGUÍSTICOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7711/7099Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Mírian Lúcia BrandãoHerédia, Andréia CatarinaMoreira, Nidia Cristina de Lima2022-10-28T00:07:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7711Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T00:07:39Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO |
title |
O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO |
spellingShingle |
O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO Mendes, Mírian Lúcia Brandão |
title_short |
O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO |
title_full |
O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO |
title_fullStr |
O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO |
title_full_unstemmed |
O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO |
title_sort |
O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O PRINCÍPIO DIALÓGICO E POLIFÔNICO DO ENUNCIADO |
author |
Mendes, Mírian Lúcia Brandão |
author_facet |
Mendes, Mírian Lúcia Brandão Herédia, Andréia Catarina Moreira, Nidia Cristina de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Herédia, Andréia Catarina Moreira, Nidia Cristina de Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Mírian Lúcia Brandão Herédia, Andréia Catarina Moreira, Nidia Cristina de Lima |
description |
A publicidade utiliza recursos linguísticos na organização de propagandas, recorrendo a textos verbais e não verbais e a intertextualidade para persuadir o leitor. Este artigo visa discutir os efeitos do dialogismo e da polifonia nos enunciados publicitários. Está fundamentado, sobretudo, no dialogismo Bakhtiniano que considera a linguagem como um fator de interação social e nas análises de quatro anúncios de mídia impressa e digital. Logo, as análises apontaram que o caráter multifacetado e dialógico do discurso é utilizado nas campanhas publicitárias como estratégia discursiva para dar sentido ao enunciado, criando um elo entre o produto e o consumidor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7711 10.30681/rln.v14i36.7711 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7711 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v14i36.7711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7711/7099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 14 n. 36 (2021): ESTUDOS LINGUÍSTICOS 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210947022782464 |