A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS, MÁRCIA HELENA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: ROSA LIMA, MARIA REGINA, HAERTER, LEANDRO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1224
Resumo: O presente artigo apresenta a análise dos dados levantados numa pesquisa que envolve discursos produzidos no interior da sala de aula. Neste ambiente de pesquisa foi possível enumerar aspectos que envolvem a aprendizagem, tanto no que diz respeito à linguagem, quanto à interação entre os falantes que integram o ambiente de sala de aula – alunos e professores. Buscamos analisar os enunciados produzidos em sala de aula e possíveis impactos na aprendizagem, verificando a presença de aspectos polifônicos, tomando Bakhtin e Vygotsky como referencial teórico. Apresentamos os procedimentos metodológicos utilizados, caracterizando-os como um estudo de caso, no qual envolveu 29 alunos de uma turma do Curso Técnico em Eletrônica, na forma Integrada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas. Os dados coletados apresentam aspectos relevantes da comunicação entre professor e aluno. Para a análise dos dados foi definida a categoria de análise: Significação de expressões desconhecidas. Como resultado, a partir do universo dos alunos, foi possível apontar como aspectos mais relevantes: a necessidade de que o código linguístico seja compartilhado pelos sujeitos envolvidos para haver produção de sentidos e significados nos enunciados; a elaboração de um enunciado não se limita ao léxico e à gramática, mas à produção de significados nos processos de interação; o processo de interação é capaz de atribuir sentido e significado aos enunciados; e a apropriação de significado está imbricada diretamente na produção de sentido.
id UFPI-5_ba4618939def38b8958b8d05efd53d53
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1224
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULAAprendizagemLinguagemRelação professor-alunoO presente artigo apresenta a análise dos dados levantados numa pesquisa que envolve discursos produzidos no interior da sala de aula. Neste ambiente de pesquisa foi possível enumerar aspectos que envolvem a aprendizagem, tanto no que diz respeito à linguagem, quanto à interação entre os falantes que integram o ambiente de sala de aula – alunos e professores. Buscamos analisar os enunciados produzidos em sala de aula e possíveis impactos na aprendizagem, verificando a presença de aspectos polifônicos, tomando Bakhtin e Vygotsky como referencial teórico. Apresentamos os procedimentos metodológicos utilizados, caracterizando-os como um estudo de caso, no qual envolveu 29 alunos de uma turma do Curso Técnico em Eletrônica, na forma Integrada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas. Os dados coletados apresentam aspectos relevantes da comunicação entre professor e aluno. Para a análise dos dados foi definida a categoria de análise: Significação de expressões desconhecidas. Como resultado, a partir do universo dos alunos, foi possível apontar como aspectos mais relevantes: a necessidade de que o código linguístico seja compartilhado pelos sujeitos envolvidos para haver produção de sentidos e significados nos enunciados; a elaboração de um enunciado não se limita ao léxico e à gramática, mas à produção de significados nos processos de interação; o processo de interação é capaz de atribuir sentido e significado aos enunciados; e a apropriação de significado está imbricada diretamente na produção de sentido.Universidade Federal do Piauí2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1224Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 138-160Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 138-160Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 138-1602526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1224/1041Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSAUAIA GUIMARÃES ROSTAS, MÁRCIA HELENA ROSA LIMA, MARIA REGINA HAERTER, LEANDRO 2021-12-16T11:14:48Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1224Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:48Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA
title A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA
spellingShingle A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA
SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS, MÁRCIA HELENA
Aprendizagem
Linguagem
Relação professor-aluno
title_short A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA
title_full A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA
title_fullStr A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA
title_full_unstemmed A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA
title_sort A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA
author SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS, MÁRCIA HELENA
author_facet SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS, MÁRCIA HELENA
ROSA LIMA, MARIA REGINA
HAERTER, LEANDRO
author_role author
author2 ROSA LIMA, MARIA REGINA
HAERTER, LEANDRO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS, MÁRCIA HELENA
ROSA LIMA, MARIA REGINA
HAERTER, LEANDRO
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Linguagem
Relação professor-aluno
topic Aprendizagem
Linguagem
Relação professor-aluno
description O presente artigo apresenta a análise dos dados levantados numa pesquisa que envolve discursos produzidos no interior da sala de aula. Neste ambiente de pesquisa foi possível enumerar aspectos que envolvem a aprendizagem, tanto no que diz respeito à linguagem, quanto à interação entre os falantes que integram o ambiente de sala de aula – alunos e professores. Buscamos analisar os enunciados produzidos em sala de aula e possíveis impactos na aprendizagem, verificando a presença de aspectos polifônicos, tomando Bakhtin e Vygotsky como referencial teórico. Apresentamos os procedimentos metodológicos utilizados, caracterizando-os como um estudo de caso, no qual envolveu 29 alunos de uma turma do Curso Técnico em Eletrônica, na forma Integrada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas. Os dados coletados apresentam aspectos relevantes da comunicação entre professor e aluno. Para a análise dos dados foi definida a categoria de análise: Significação de expressões desconhecidas. Como resultado, a partir do universo dos alunos, foi possível apontar como aspectos mais relevantes: a necessidade de que o código linguístico seja compartilhado pelos sujeitos envolvidos para haver produção de sentidos e significados nos enunciados; a elaboração de um enunciado não se limita ao léxico e à gramática, mas à produção de significados nos processos de interação; o processo de interação é capaz de atribuir sentido e significado aos enunciados; e a apropriação de significado está imbricada diretamente na produção de sentido.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1224
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1224/1041
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 138-160
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 138-160
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 138-160
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442621964288