Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitarios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Adriano Batista
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610622
Resumo: Orientador: Carlos Roberto Fernandes
id UNICAMP-30_e1c65c9e1ac7ef8e7768f07efb187598
oai_identifier_str oai::470347
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitariosThe relationship between graphic composition and computer technology in Brazilian printed advertisementsAnúnciosPublicidadePropagandaProjeto gráfico (Tipografia) - HistóriaTecnologia - HistóriaAdvertisementAdvertisingGraphic projectTechnology - HistoryOrientador: Carlos Roberto FernandesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações entre os processos de composição gráfica e a tecnologia computacional na feitura de anúncios impressos brasileiros. Para o desenvolvimento desta pesquisa analisamos anúncios impressos catalogados no Clube de Criação de São Paulo a partir de 1976 até o ano de 2009. A escolha do corpus justifica-se pela sua relevância no cenário publicitário. A escolha do período deve-se à implantação do sistema Desktop Publishing no Brasil no início dos anos 90 até os dias de hoje. A pesquisa foi desenvolvida em cinco capítulos. No primeiro, fizemos relatos históricos sobre anúncios impressos da publicidade brasileira e sobre o Clube de Criação de São Paulo. No segundo, foram bordados assuntos referentes à evolução da indústria gráfica. Abordados a evolução dos processos de impressão gráfica e a definição da imagem por McLuhan. No terceiro, fizemos abordagens que passam por níveis técnicos na composição dos anúncios publicitários, mostramos a transição dos processos de confecção manual até a confecção informatizada. No quarto capítulo, abordamos cada etapa da confecção do anúncio publicitário, partindo da montagem do briefing até chegarmos à finalização desta peça publicitária. No quinto e último capítulo, fizemos análises de cinco anúncios em diferentes períodos. Começamos em 1976, ano de surgimento do Clube de Criação de São Paulo, passamos por 1984, período em as peças gráficas eram confeccionadas manualmente, chegamos a 1990, período de implantação do sistema Desktop Publishing. Analisamos, então, um anúncio publicado em 2000, ano em que se dá a consolidação do sistema Desktop e, finalmente, trabalhamos com um anúncio de 2009, ano de término desta pesquisa. As análises das composições dos anúncios publicitários levam-nos à conclusão de que o uso de novas tecnologias mudou a forma de execução de tarefas, proporcionou facilidades na execução de projetos gráficos e melhorou a qualidade final dos anúncios. Para o desenvolvimento desta pesquisa, fizemos um enorme levantamento bibliográfico sobre os assuntos abordadosAbstract: The main objective of this search is to investigate the relationship between the graphical composition process and the computational technology in Brazilian printed advertisements catalogued by Clube de Criação de São Paulo from 1976 to 2009. The corpus selection is justified by these advertisements relevance on advertising scenery and also by the period they took place - from the Desktop Publishing System implantation in Brazil, at the beginning of 90's, until the present. This search was developed in five chapters. The first one is an overview of Brazilian printed advertisements and Clube de Criação de São Paulo history. The second one is about the graphical industry. It explains the evolution of the graphical impression processes and also analyses Marchall McLuhan's image definition. The third chapter shows the technical levels in advertisements composition, explaining the transition from the handmade processes to the computerized way of production. The fourth chapter makes it easier to understand each stage of the printed advertisement execution, from the briefing to its finalization. The fifth and last chapter analyses five printed advertisements from different periods, It starts in 1976" year of Clube de Criação de São Paulo foundation, and goes to 1984, when printed advertisements were still handmade. The next piece of work is from 1990, period of Desktop Publishing System implantation. We analyze, then, an advertisement published in 2000, year of Desktop Publishing System consolidation and, finally, we work at a 2009 advertisement, to show de most advanced computerized way of production. The analyses of the advertisements' graphic composition bring us to the conclusion that new technologies have changed the way jobs were executed in advertising agencies, making things easier and improving the advertisements quality. This search is developed based on bibliographical referencesMestradoMestre em Artes[s.n.]Fernandes, Carlos Roberto, 1949-Valle, Marco Antonio Alves doGarcia, Maria Jose de FigueiredoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Adriano Batista2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf127 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610622RODRIGUES, Adriano Batista. Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitarios. 2009. 127 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610622. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/470347porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:42:08Zoai::470347Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:42:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitarios
The relationship between graphic composition and computer technology in Brazilian printed advertisements
title Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitarios
spellingShingle Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitarios
Rodrigues, Adriano Batista
Anúncios
Publicidade
Propaganda
Projeto gráfico (Tipografia) - História
Tecnologia - História
Advertisement
Advertising
Graphic project
Technology - History
title_short Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitarios
title_full Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitarios
title_fullStr Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitarios
title_full_unstemmed Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitarios
title_sort Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitarios
author Rodrigues, Adriano Batista
author_facet Rodrigues, Adriano Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Carlos Roberto, 1949-
Valle, Marco Antonio Alves do
Garcia, Maria Jose de Figueiredo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Adriano Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Anúncios
Publicidade
Propaganda
Projeto gráfico (Tipografia) - História
Tecnologia - História
Advertisement
Advertising
Graphic project
Technology - History
topic Anúncios
Publicidade
Propaganda
Projeto gráfico (Tipografia) - História
Tecnologia - História
Advertisement
Advertising
Graphic project
Technology - History
description Orientador: Carlos Roberto Fernandes
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610622
RODRIGUES, Adriano Batista. Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitarios. 2009. 127 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610622. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610622
identifier_str_mv RODRIGUES, Adriano Batista. Relações entre a composição grafica e a tecnologia em anuncios publicitarios. 2009. 127 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610622. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/470347
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
127 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189018748846080