Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal Health NPEPS |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5469 |
Resumo: | auxiliares de audição e estratégias para favorecer a aprendizagem do aluno com deficiência auditiva no ensino regular. Método: estudo transversal, observacional e qualitativo. Participaram professores do ensino fundamental I de uma escola pública regular do Distrito Federal, Brasil. A coleta de dados foi realizada entre outubro e novembro de 2018 e os participantes responderam a um questionário composto por 16 questões abertas. As respostas foram categorizadas e estabeleceu a frequência (%) das variáveis. Resultados: nenhum professor relatou conhecimento sobre o sistema de frequência modulada, 61,54% não apresentaram conhecimento sobre o aparelho de amplificação sonora individual e 76,93% não apresentaram conhecimento sobre o implante coclear. Alguns professores (53,85%) acreditam que o uso da língua brasileira de sinais é a principal estratégia para a comunicação com alunos com deficiência auditiva e há dúvidas quanto ao melhor método escolar para essa população. Conclusão: há desconhecimento dos professores acerca da deficiência auditiva e das estratégias de ensino-aprendizagem a serem utilizadas com essa população, principalmente no que diz respeito aos alunos usuários de dispositivos auditivos. |
id |
UNEMAT-3_a6e48cb0415be6ecb53081174494983a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5469 |
network_acronym_str |
UNEMAT-3 |
network_name_str |
Journal Health NPEPS |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regularInstituições AcadêmicasDocentesInclusão EscolarPerda AuditivaCriançaauxiliares de audição e estratégias para favorecer a aprendizagem do aluno com deficiência auditiva no ensino regular. Método: estudo transversal, observacional e qualitativo. Participaram professores do ensino fundamental I de uma escola pública regular do Distrito Federal, Brasil. A coleta de dados foi realizada entre outubro e novembro de 2018 e os participantes responderam a um questionário composto por 16 questões abertas. As respostas foram categorizadas e estabeleceu a frequência (%) das variáveis. Resultados: nenhum professor relatou conhecimento sobre o sistema de frequência modulada, 61,54% não apresentaram conhecimento sobre o aparelho de amplificação sonora individual e 76,93% não apresentaram conhecimento sobre o implante coclear. Alguns professores (53,85%) acreditam que o uso da língua brasileira de sinais é a principal estratégia para a comunicação com alunos com deficiência auditiva e há dúvidas quanto ao melhor método escolar para essa população. Conclusão: há desconhecimento dos professores acerca da deficiência auditiva e das estratégias de ensino-aprendizagem a serem utilizadas com essa população, principalmente no que diz respeito aos alunos usuários de dispositivos auditivos.Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5469Journal Health NPEPS; v. 6 n. 2 (2021): Julho-DezembroJournal Health NPEPS; Vol. 6 No. 2 (2021): Julho-DezembroJournal Health NPEPS; Vol. 6 Núm. 2 (2021): Julho-Dezembro2526-1010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5469/4478Copyright (c) 2021 JOURNAL HEALTH NPEPSinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Jussara BarrosFidêncio, Vanessa Luisa Destro2021-12-27T10:57:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5469Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:39.091985Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular |
title |
Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular |
spellingShingle |
Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular da Silva, Jussara Barros Instituições Acadêmicas Docentes Inclusão Escolar Perda Auditiva Criança |
title_short |
Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular |
title_full |
Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular |
title_fullStr |
Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular |
title_full_unstemmed |
Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular |
title_sort |
Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular |
author |
da Silva, Jussara Barros |
author_facet |
da Silva, Jussara Barros Fidêncio, Vanessa Luisa Destro |
author_role |
author |
author2 |
Fidêncio, Vanessa Luisa Destro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Jussara Barros Fidêncio, Vanessa Luisa Destro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituições Acadêmicas Docentes Inclusão Escolar Perda Auditiva Criança |
topic |
Instituições Acadêmicas Docentes Inclusão Escolar Perda Auditiva Criança |
description |
auxiliares de audição e estratégias para favorecer a aprendizagem do aluno com deficiência auditiva no ensino regular. Método: estudo transversal, observacional e qualitativo. Participaram professores do ensino fundamental I de uma escola pública regular do Distrito Federal, Brasil. A coleta de dados foi realizada entre outubro e novembro de 2018 e os participantes responderam a um questionário composto por 16 questões abertas. As respostas foram categorizadas e estabeleceu a frequência (%) das variáveis. Resultados: nenhum professor relatou conhecimento sobre o sistema de frequência modulada, 61,54% não apresentaram conhecimento sobre o aparelho de amplificação sonora individual e 76,93% não apresentaram conhecimento sobre o implante coclear. Alguns professores (53,85%) acreditam que o uso da língua brasileira de sinais é a principal estratégia para a comunicação com alunos com deficiência auditiva e há dúvidas quanto ao melhor método escolar para essa população. Conclusão: há desconhecimento dos professores acerca da deficiência auditiva e das estratégias de ensino-aprendizagem a serem utilizadas com essa população, principalmente no que diz respeito aos alunos usuários de dispositivos auditivos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5469 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5469/4478 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 JOURNAL HEALTH NPEPS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 JOURNAL HEALTH NPEPS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS; v. 6 n. 2 (2021): Julho-Dezembro Journal Health NPEPS; Vol. 6 No. 2 (2021): Julho-Dezembro Journal Health NPEPS; Vol. 6 Núm. 2 (2021): Julho-Dezembro 2526-1010 reponame:Journal Health NPEPS instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Journal Health NPEPS |
collection |
Journal Health NPEPS |
repository.name.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
npeps@unemat.br |
_version_ |
1797051502694498304 |