Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Jussara Barros
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fidêncio, Vanessa Luisa Destro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal Health NPEPS
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5469
Resumo: auxiliares de audição e estratégias para favorecer a aprendizagem do aluno com deficiência auditiva no ensino regular. Método: estudo transversal, observacional e qualitativo. Participaram professores do ensino fundamental I de uma escola pública regular do Distrito Federal, Brasil. A coleta de dados foi realizada entre outubro e novembro de 2018 e os participantes responderam a um questionário composto por 16 questões abertas. As respostas foram categorizadas e estabeleceu a frequência (%) das variáveis. Resultados: nenhum professor relatou conhecimento sobre o sistema de frequência modulada, 61,54% não apresentaram conhecimento sobre o aparelho de amplificação sonora individual e 76,93% não apresentaram conhecimento sobre o implante coclear. Alguns professores (53,85%) acreditam que o uso da língua brasileira de sinais é a principal estratégia para a comunicação com alunos com deficiência auditiva e há dúvidas quanto ao melhor método escolar para essa população. Conclusão: há desconhecimento dos professores acerca da deficiência auditiva e das estratégias de ensino-aprendizagem a serem utilizadas com essa população, principalmente no que diz respeito aos alunos usuários de dispositivos auditivos.
id UNEMAT-3_a6e48cb0415be6ecb53081174494983a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5469
network_acronym_str UNEMAT-3
network_name_str Journal Health NPEPS
repository_id_str
spelling Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regularInstituições AcadêmicasDocentesInclusão EscolarPerda AuditivaCriançaauxiliares de audição e estratégias para favorecer a aprendizagem do aluno com deficiência auditiva no ensino regular. Método: estudo transversal, observacional e qualitativo. Participaram professores do ensino fundamental I de uma escola pública regular do Distrito Federal, Brasil. A coleta de dados foi realizada entre outubro e novembro de 2018 e os participantes responderam a um questionário composto por 16 questões abertas. As respostas foram categorizadas e estabeleceu a frequência (%) das variáveis. Resultados: nenhum professor relatou conhecimento sobre o sistema de frequência modulada, 61,54% não apresentaram conhecimento sobre o aparelho de amplificação sonora individual e 76,93% não apresentaram conhecimento sobre o implante coclear. Alguns professores (53,85%) acreditam que o uso da língua brasileira de sinais é a principal estratégia para a comunicação com alunos com deficiência auditiva e há dúvidas quanto ao melhor método escolar para essa população. Conclusão: há desconhecimento dos professores acerca da deficiência auditiva e das estratégias de ensino-aprendizagem a serem utilizadas com essa população, principalmente no que diz respeito aos alunos usuários de dispositivos auditivos.Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5469Journal Health NPEPS; v. 6 n. 2 (2021): Julho-DezembroJournal Health NPEPS; Vol. 6 No. 2 (2021): Julho-DezembroJournal Health NPEPS; Vol. 6 Núm. 2 (2021): Julho-Dezembro2526-1010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5469/4478Copyright (c) 2021 JOURNAL HEALTH NPEPSinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Jussara BarrosFidêncio, Vanessa Luisa Destro2021-12-27T10:57:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5469Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:39.091985Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular
title Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular
spellingShingle Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular
da Silva, Jussara Barros
Instituições Acadêmicas
Docentes
Inclusão Escolar
Perda Auditiva
Criança
title_short Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular
title_full Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular
title_fullStr Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular
title_full_unstemmed Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular
title_sort Conhecimento de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular/ Knowledge of teachers about the inclusion of students with hearing loss in regular education/ Conocimiento de profesores sobre la inclusión de estudiantes con pérdida auditiva en la educación regular
author da Silva, Jussara Barros
author_facet da Silva, Jussara Barros
Fidêncio, Vanessa Luisa Destro
author_role author
author2 Fidêncio, Vanessa Luisa Destro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Jussara Barros
Fidêncio, Vanessa Luisa Destro
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições Acadêmicas
Docentes
Inclusão Escolar
Perda Auditiva
Criança
topic Instituições Acadêmicas
Docentes
Inclusão Escolar
Perda Auditiva
Criança
description auxiliares de audição e estratégias para favorecer a aprendizagem do aluno com deficiência auditiva no ensino regular. Método: estudo transversal, observacional e qualitativo. Participaram professores do ensino fundamental I de uma escola pública regular do Distrito Federal, Brasil. A coleta de dados foi realizada entre outubro e novembro de 2018 e os participantes responderam a um questionário composto por 16 questões abertas. As respostas foram categorizadas e estabeleceu a frequência (%) das variáveis. Resultados: nenhum professor relatou conhecimento sobre o sistema de frequência modulada, 61,54% não apresentaram conhecimento sobre o aparelho de amplificação sonora individual e 76,93% não apresentaram conhecimento sobre o implante coclear. Alguns professores (53,85%) acreditam que o uso da língua brasileira de sinais é a principal estratégia para a comunicação com alunos com deficiência auditiva e há dúvidas quanto ao melhor método escolar para essa população. Conclusão: há desconhecimento dos professores acerca da deficiência auditiva e das estratégias de ensino-aprendizagem a serem utilizadas com essa população, principalmente no que diz respeito aos alunos usuários de dispositivos auditivos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5469
url https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5469/4478
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 JOURNAL HEALTH NPEPS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 JOURNAL HEALTH NPEPS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Health NPEPS; v. 6 n. 2 (2021): Julho-Dezembro
Journal Health NPEPS; Vol. 6 No. 2 (2021): Julho-Dezembro
Journal Health NPEPS; Vol. 6 Núm. 2 (2021): Julho-Dezembro
2526-1010
reponame:Journal Health NPEPS
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Journal Health NPEPS
collection Journal Health NPEPS
repository.name.fl_str_mv Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv npeps@unemat.br
_version_ 1797051502694498304